Campanha de matrícula escolar: como aumentar sua conversão em 8 passos - parte 1

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Campanha de matrícula escolar: como aumentar sua conversão em 8 passos (parte 1)4 min de leitura

O início do segundo semestre marca uma dos períodos mais desafiadores das instituições de ensino particulares: é chegada a hora da campanha de matrícula entrar em ação.

Embora apenas neste período as campanhas de matrícula ganhem os holofotes, especialistas apontam que trabalhar o marketing escolar ao longo do ano gera resultados mais efetivos e sustentáveis.

Para ajudar os gestores a potencializar a chegada de novos alunos e a assegurar a permanência dos já matriculados, separamos 8 dicas para realizar uma campanha de matrícula de sucesso.

1. Entenda sua proposta de valor

O primeiro passo para consolidar a campanha de matrícula, e também a de rematrícula, é realçar as fortalezas da escola de forma que os pais identifiquem claramente os diferenciais da instituição.

Um dos caminhos para distinguir quais são essas características é revisitar a proposta de valor da escola, a partir de um diálogo franco e direto com a equipe interna.

Faça um reunião e levante questões para seu time como:

  • Quem é nossa escola?
  • Por que ela é apreciada?
  • Por que ela é a melhor opção para os nossos alunos?
  • Por que ela é a melhor escolha para os pais?

Anote as respostas e consolide as ideias para saber o que a sua equipe pensa ser o mais importante para seus clientes.

Após isso, obtenha a visão dos clientes, escolhendo um grupo de pais e alunos para uma conversa individual. Afinal, conquistar uma percepção mais apurada sobre seus pontos fortes é importante para direcionar a campanha de matrícula para seu verdadeiro público-alvo.  

2. Destaque seus pontos fortes durante a campanha de matrícula

Após detectar os principais pontos positivos da sua escola, enfatize as campanhas de marketing, reforçando os principais diferenciais identificados.

Alguns colégios, por exemplo, dão destaque ao número de alunos que ingressam em grandes universidades. Outros reforçam os bons salários para os professores e a tradição no ensino.

Esses atrativos podem ser transmitidos por meio das redes sociais, do site, de publicidade em mídias tradicionais, assim como por meio de aplicativos usados para comunicação interna na escola.

3. Prometa o que pode cumprir

Estando ciente dos pontos fortes, a próxima etapa da escola consiste  em formular as promessas da instituição, apresentando o método educacional e a experiência oferecida aos alunos de forma clara e segura.

Afinal, comprometer-se com seu público-alvo é importante para balizar expectativas, promover a fidelização e evitar dúvidas quanto ao que está sendo oferecido.

“Quando não prometemos, as pessoas criam suas próprias expectativas e é muito mais difícil gerir uma situação quando não se sabe o que as pessoas esperam dela”, Vahid Sherafat, CEO da ClassApp.

Para entregar a promessa, seja atencioso e esclareça dúvidas, respaldando-se através de exemplos e de dados. Mas não deixe que isso seja feito apenas durante a campanha de matrícula.

A comunicação deve ser constante ao longo do ano, pois, com o passar do tempo, os responsáveis pelas crianças podem ficar em dúvida se a escola está entregando a proposta oferecida inicialmente. Portanto, trabalhe para que os pais estejam continuamente alinhados e encantados com a sua proposta pedagógica.

4. Alinhe as expectativas do público-alvo

Corresponder às expectativas dos pais e dos alunos deve ser trabalhado todos os dias e não apenas durante o período da campanha de matrícula. Por isso, refletir sobre como identificar os principais anseios deles é um dos passos mais valiosos neste processo.

Para obter feedbacks assertivos, ouvir queixas e sugestões e sanar dúvidas, a escola pode:

  • Investir em canais de contato direto com as famílias e;
  • Aplicar pesquisas de satisfação.

Essas medidas aumentam o nível de confiança e de satisfação no relacionamento escola-família e ajudam a identificar quais foram as motivações dos pais que renovaram ou dos que não renovaram a matrícula dos filhos.

Com os resultados em mãos, a equipe do departamento de relacionamento da instituição tem a oportunidade de redirecionar suas ações.

O Colégio Canello Marques, de São Paulo, contou detalhes de como planeja e aplica seu questionário no artigoO que os pais esperam da escola: qual a expectativa dessa parceria?

 

Não perca as próximas dicas para sua campanha de matrícula!

Na próxima semana, você vai conhecer mais 4 dicas que vão aumentar a sua conversão. Para não perder esse e outros conteúdos, assine nossa newsletter e receba nossos artigos toda semana: 

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