Campanha de matrícula escolar: como aumentar sua conversão em 8 passos - parte 2

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Campanha de matrícula escolar: como aumentar sua conversão em 8 passos (parte 2)3 min de leitura

Como potencializar a chegada de novos alunos e assegurar a permanência dos já matriculados ocupa grande parte do trabalho dos gestores escolares no período de elaboração da campanha de matrícula e rematrícula.

Enquanto a maioria das instituições de ensino usam o segundo semestre para colocar em ação essas estratégias, outras escolas já começaram a notar que os resultados costumam ser mais positivos se as ações pensadas para atrair, reter e fidelizar alunos aconteçam ao longo de todo ano.

Já contamos aqui no blog Escolas Exponenciais os 4 primeiros passos de uma Campanha de Matrícula de Sucesso.

Agora, separamos mais 4 dicas valiosas para aumentar a conversão da sua escola durante a campanha de matrícula escola.  

 

5- Esteja atento às novas demandas

É importante que a escola esteja atenta aos anseios e às expectativas dos pais, que podem se alterar ao longo do tempo. Assim, informe-se sobre quais mudanças são necessárias e quais delas sua escola têm condições de aplicar.

Algumas pesquisas mostram o que os pais esperam das escolas particulares, a partir delas escolha em quais novidades seu colégio pode investir e qual impacto que elas terão na fidelização e na satisfação do seu público-alvo.

 

6- Reforce a mensagem com colaboradores

É essencial estimular a participação dos colaboradores de forma a transformá-los em protagonistas no processo de transmissão dos valores e dos objetivos da sua instituição.

Por estarem em contato direto com os alunos, eles podem acompanhar se a proposta ‘prometida’ está sendo executada na prática e dar constantes feedbacks ao setor administrativo sobre o andamento da escola, na ótica de pais e alunos.

Desta forma, é essencial cuidar para que a equipe esteja ciente e alinhada com os valores da escola, visando haver coerência nas ações de forma global e reflexos positivos nos resultados.

 

Confira como o diálogo escola-família é essencial para manter pais e alunos fidelizados

 

7- Afine sua comunicação

Após definir as ações a serem trabalhadas e prometidas na campanha de matrícula, coloque em prática a estratégia de comunicação com os pais. Afinal, essa é uma oportunidade ímpar de aproximação com seu público.

Usar o storytelling, contando histórias verdadeiras de sucesso dos alunos, por exemplo, é uma estratégia que pode aproximá-los ainda mais da escola, gerando empatia e promovendo uma identificação imediata.

Portanto, tenha clareza sobre como usar os canais de comunicação e busque  ferramentas específicas de comunicação escolar para tornar esse diálogo mais assertivo, com menos riscos de ruídos ou distrações.

 

8- Transformando pais em embaixadores da escola

Conhecendo suas expectativas e dialogando direto com as famílias, as escolas chegam ao principal objetivo da campanha de matrícula: a atração e fidelização de alunos, certo?

Em grande parte, sim. Mas é preciso saber que as escolas podem ir além, tornando pais e alunos promotores da sua marca! E transformá-los em “embaixadores” é alcançar o ponto de maior êxito no marketing da sua escola.

Para isso, é fundamental prestar um serviço de qualidade e fazer com que as ações e os feitos realizados e conquistas pela escola cheguem até eles.

Neste ponto, a comunicação ganha um papel central. Afinal, quanto mais informados, mais tendem a estar satisfeitos com o trabalho desenvolvido e melhor vão comunicá-lo a potenciais clientes.

Assim, podemos afirmar que a comunicação constante alavanca o relacionamento e proporciona segurança para a permanência dos alunos, além de ajudar a atrair novos estudantes.

 

E no seu colégio, quais são as estratégias adotadas para potencializar a campanha de matrícula?

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