Foto de uma criança fazendo atividade da escola enquanto pai está no computador

Evasão escolar: por que os pais cogitam trocar os filhos de escola?

Comunicação escolar
|
🕑
3
min. de leitura
|

Um estudo do Escolas Exponenciais, divulgado em 2022, aponta que 21% das famílias cogitam trocar seus filhos de escola no próximo ano letivo. A pesquisa foi realizada com 150 mil famílias do Brasil dentro do Certificação Escolas Exponenciais.

Dentre os motivos na pesquisa para a evasão escolar, estão:

  • ❌ 16% citam pouca abertura para relacionamento com aqueles que atuam com os seus filhos;
  • ❌ 15% destacam atividades pedagógicas pouco divulgadas ou com informações incompletas;
  • ❌ 13% apontam o tratamento impessoal ou falta de atenção com os seus filhos.

O estudo deixa evidente que a comunicação precária e o relacionamento negligenciado são o principal argumento dos pais para trocar os filhos de instituição.

Do outro lado da moeda, o estudo do Escolas Exponenciais também investigou os motivos que levam os pais a manterem o filho na escola. Dos 5 primeiros, dois são diretamente relacionados ao relacionamento e à comunicação:

  • 💙 28% dos pais indicam o cuidado e atenção da escola com o seu filho;
  • 💙 19% das famílias apontam o relacionamento próximo e participativo da escola com pais e alunos. 

O primeiro caso mostra como uma comunicação eficiente ajuda na construção de um laço de confiança, já que dificilmente os pais reconheceriam essa característica da escola. Já o segundo, é explicitamente ligado ao relacionamento.

"A gente teve mudanças muito grandes em relação ao padrão de consumo e vemos isso também no setor educacional. As famílias se viram muito próximas da vida pedagógica do filho e passaram a se sentir ainda mais ansiosas com as mudanças e com o relacionamento com a escola", avalia a gerente comercial e de marketing da ClassApp, Carolina Ayvazian.

"A exigência que as famílias têm no dia de hoje é muito mais ligada ao acolhimento e à relação que as escolas têm com elas. E isso é provado pela pesquisa do Escolas Exponenciais", resume.

Como contornar a evasão escolar?

Por isso, as escolas precisam buscar rever e aprimorar suas estratégias de comunicação e relacionamento com as famílias como uma ação para retenção dos clientes.

As famílias querem ser ouvidas de verdade, e aquelas instituições que conseguem entender a importância da escuta ativa têm mais chance de sucesso. 

Apostar na estratégia do marketing de defensores reforça a "propaganda boca a boca", fazendo com que as famílias se tornem promotoras da escola para amigos e familiares.

Essa, inclusive, é uma forma eficaz para a captação de novos alunos. Segundo um estudo da Nielsen – empresa norte-americana especializada em pesquisas de mercado -, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e a recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço. 

Imagem ilustrando que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e a recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço. Fonte: Nielsen

Para conseguir efetividade nessa estratégia, porém, é necessário que a escola conte com uma solução robusta que entenda as necessidades do cliente - ou seja, das famílias. 

Porque fortalecer a comunicação escolar com as famílias

Fortalecer a comunicação com uma solução tecnológica como o ClassApp possibilita que a escola passe a se relacionar com os pais e responsáveis de forma mais eficiente e organizada.

Aplicativo de comunicação escolar melhor avaliado do mercado, o ClassApp foi desenvolvido por dois pais que entenderam que a forma de relacionamento tradicional da escola já não condizia com a realidade da sociedade ultraconectada em que vivemos nos dias atuais.

Com o ClassApp, sua escola passa a ter uma comunicação clara e efetiva com as famílias, além de você conseguir encantar e se aproximar dos pais e responsáveis com a divulgação das atividades.

A solução ainda permite que você antecipe e crie urgência para a adesão na campanha de matrícula, enviando o contrato, com assinatura digital, diretamente pelo aplicativo e notificando, de forma inteligente, as famílias que ainda não realizaram a rematrícula. O ClassApp permite que a gestão monitore a adesão na campanha em tempo real.

No financeiro, o ClassApp ajuda sua escola a cobrar pagamentos recorrentes, como mensalidades, ou pontuais, como uniforme e passeios, com possibilidade de descontos e parcelamentos. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou boleto bancário.

Além disso, o lançamento mais recente do aplicativo auxilia as escolas a organizarem e dar agilidade para a saída dos alunos. Pelo Cheguei, os pais avisam que chegaram no colégio e o funcionário vê pelo app a chegada da família para entregar o aluno.

Revolucione o relacionamento com as famílias com o ClassApp e acabe com a evasão escolar. Fale com um consultor para modernizar a comunicação da sua escola. 💙

Leia também

Conteúdos gratuitos