Na maioria das vezes, confundimos o significado da MARCA com o LOGOTIPO. O logotipo faz parte da marca por ser uma representação visual.
Marca é a percepção que as pessoas têm da escola. Apesar de não conseguirmos controlar este processo, podemos influenciá-las divulgando as qualidades e os diferenciais da instituição.
Quando uma grande quantidade de pessoas tem a mesma percepção da marca da escola, este sentimento poderá ser considerado o valor da marca. Portanto, o valor da marca de uma instituição de ensino não é o que os seus mantenedores, diretores e coordenadores acham, na verdade é o que os professores, alunos, familiares e o mercado regional dizem a respeito dela.
Toda vez que ouvimos a palavra “coelho”, visualizamos uma criatura fofa, meiga, branquinha e de olhos expressivos. A imagem mental de um coelho pode variar de pessoa para pessoa, mas todos reconhecem as suas características comuns. A marca é a percepção aproximada que a grande maioria das pessoas têm do coelho e que não as deixa confundi-lo com um porco, gato ou sapo.
A marca de uma escola é construída diariamente quando a recepcionista atende um telefonema, um professor recebe um aluno, um coordenador assiste a uma aula, um mantenedor atende um pai.
Quando as ações externas (discurso, propaganda, venda) estão alinhadas com a cultura interna, as expectativas das pessoas serão atendidas e a marca transmitirá confiança e segurança, aumentando a lealdade entre a escola e seus clientes.
Como deixar a marca da escola mais forte
Para que as pessoas valorizem e divulguem a marca da escola é preciso conhecê-la. Aproveite a reunião de planejamento do segundo semestre para alinhar a percepção que todos os colaboradores têm em relação à marca da instituição. Para isso, faz-se necessário conhecer o seu propósito, valores e a proposta pedagógica.
Exercício 1
Definição de propósito – Estruturação do pensamento – Divida os colaboradores em grupos, entregue folhas em branco e canetas. Peça para cada integrante responder às perguntas individualmente:
- Por que eu trabalho nessa escola?
- Qual é o aspecto mais distintivo da escola?
- O que o mundo perderia caso a escola que eu trabalho desaparecesse?
Peça para que todos leiam as respostas em voz alta e, em grupo, respondam à pergunta:
- Para que a nossa escola existe?
Anote todas as respostas e, por meio da dinâmica brainstorming*, chegue a um consenso.
*Brainstorming – Esta técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado.
Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.
Exercício 2
Definição de valores – Estruturação do pensamento – Leia a definição de valores e peça para cada grupo definir quais os cinco valores que norteiam a cultura da instituição.
Valores são princípios e normas que servem de critério para comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos.
Peça para que todos os grupos se pronunciem, anote as respostas e, por meio da dinâmica do brainstorming, chegue a um consenso.
Exercício 3
Proposta pedagógica – Estruturação do pensamento – A identidade da escola, isto é, sua proposta pedagógica, é única e, geralmente, o seu grande diferencial. Por ser construída coletivamente, desenvolvida ao longo dos tempos e embasada nos princípios da direção e coordenação, não existe uma proposta pedagógica igual à outra.
Entregue uma folha de registro para cada grupo. Peça para definirem os principais aspectos que compõem uma proposta pedagógica (filosofia, metodologia, ferramentas de apoio). Anote as colocações de cada grupo e, por meio da dinâmica do brainstorming, defina uma proposta única para a instituição.
Finalize o texto com os benefícios que a proposta pedagógica trará para cada aluno.
Coluna por
Christian Rocha Coelho
Especialista em gestão, comunicação, marketing e andragogia com 25 anos de experiência no mercado educacional – CEO do Grupo Rabbit e Presidente da Rabbit Partnership, a maior consultoria educacional da América Latina. Autor do livro “Como fazer a sua Escola Crescer” e co-autor do livro “O Efeito COVID-19 e a transformação da Comunidade Escolar”.