A forma como uma instituição se comporta durante a divulgação da campanha de matrícula escolar pode influenciar os resultados no fim do processo. Por isso, especialistas e gestores recomendam: é importante estar atento aos possíveis erros na estratégia de captação e fidelização de alunos.
Falta de estratégia na campanha de matrícula escolar
A estratégia é o primeiro passo de uma campanha de sucesso, portanto, começar o projeto sem ela é um dos erros mais comuns. Stefana Weiss, especialista em Gestão Escolar e criadora do Método Escola de Sucesso, explica que é preciso ter clareza de quais são as necessidades que a escola atende, as necessidades das famílias, horários disponíveis, pacotes, metodologia e proposta institucional.
Além disso, não divulgar os princípios e valores da instituição, faixas etárias dos alunos, séries atendidas, períodos de matrícula e organização prévia para a própria organização dos pais também são erros graves.
Ignorar detalhes da divulgação
Não é somente a escrita do texto que precisa ser pensada com precisão. Já ouviu a expressão “a embalagem ganha o cliente”? Especialmente nas redes sociais, as fotos de divulgação contam muito na hora de atrair e captar os possíveis alunos. De acordo com Weiss, não é qualquer imagem, foto ou legenda que deve ser utilizada.
“A questão visual da divulgação é muito importante. Os diretores devem evitar fazer qualquer publicação apenas por fazer. Pensar na captação, na quantidade e não só na qualidade do que está sendo colocado ali”, alerta.
Na campanha de matrícula escolar, é um erro deixar de estimular o time
Sobrecarregar a equipe responsável pelas campanhas pode prejudicar os resultados. Treinamentos, encontros pedagógicos, reuniões administrativas, entre outros, são importantes para alinhar os objetivos com o time. Não deixe de investir nele!
Rotular os estudantes
Se antes as escolas seguiam um “modelo” de aluno para ser aprovado na instituição, continuar generalizando ou segregando os estudantes é um grande engano. Essa questão é, inclusive, fora da lei e está prescrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996.
É importante que a instituição atenda quem necessita daquela vaga, independente de qualquer característica. Esse tipo de estratégia, se utilizada na campanha de matrícula escolar, pode aborrecer as famílias, ocasionando a retirada das crianças da escola.
Não usar os meios digitais
Não explorar os meios digitais, não movimentar ou criar perfis nas redes sociais pode ser outro tiro no pé. A especialista afirma ser essencial divulgar o negócio educacional nas plataformas digitais – assim, o público desejado é atingido com mais facilidade. Lembre-se também de que a concorrência já pode estar usando essa estratégia e obtendo um crescimento que minimiza o alcance da sua instituição.
Vale também considerar a revisão da estratégia para que na próxima campanha de matrícula escolar, o resultado seja melhor que o esperado.
Quer se preparar e organizar as ações da campanha de matrícula com calma, ao longo de todo ano? Acesse o Calendário para Campanha de Matrícula, um material que pode ajudar você a colocar em prática as estratégias de marketing para captação e fidelização de alunos. Confira aqui.