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Qual diretor nunca ficou em dúvida sobre quais estratégias de marketing para escolas particulares são as mais recomendadas para ter sucesso nas campanhas de matrícula e rematrícula? 

Como é uma dúvida bastante comum na gestão escolar, o Escolas Exponenciais conversou com Leonardo Mendonça, especialista em marketing educacional, palestrante e criador do Mkt Educacional (@mktparaescolas). 

De acordo com o profissional, mostrar-se institucionalmente ativo e familiarizado com as plataformas digitais é crucial para qualquer escola – e se torna cada vez mais importante para promover o processo de captação de alunos com bons resultados. 

Atualmente, o marketing digital é uma ótima forma de encontrar novos clientes e espalhar o nome da instituição pelo mundo virtual. Por isso, reunimos aqui as melhores estratégias  de marketing para escolas particulares para trazer mais estudantes usando suas ferramentas digitais! 

 

As redes sociais são suas melhores amigas 

Falar de marketing digital sem mencionar as redes sociais é quase impossível. Não seja um inimigo das redes! Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e outras podem ser peças-chave para a divulgação. Usar uma linguagem divertida, mas sem perder o objetivo, ajuda a atrair possíveis clientes. Converse com o público de forma assertiva, mostre depoimentos de famílias satisfeitas e humanize a instituição.

“Uma escola tem o dever de ajudar a comunidade. Conteúdos que cumpram esse papel são ‘compartilháveis’, trazendo novos seguidores e pessoas que não conheciam a escola e podem estar procurando uma no momento em que foi impactado”, diz Leonardo Mendonça, especialista em marketing educacional. 

Ele informa que é preciso se basear em duas perguntas para avaliar suas mídias sociais:

  • O conteúdo que está no Instagram da sua escola está condizente com a campanha de matrícula?
  • Esse conteúdo é interessante para alguém que não conhece a sua escola?

Outra dica é investir nas campanhas pagas (Google e Social Ads) além do período das matrículas. É preciso ter periodicidade durante todo o ano. Dessa forma, você terá números e referências do que está dando certo ou não. 

 

E-mail marketing faz parte da lista de estratégias de marketing para escolas particulares

O e-mail marketing é uma ferramenta interessante, especialmente para os pais que não são tão ligados nas redes sociais. Desenvolva bons e-mails, com texto claro e objetivo. Prepare o site da instituição com um banner para o cadastro no e-mail. Assim, a escola também já consegue ter uma noção de quem está realmente interessado só por base nas pessoas que se cadastraram.

 

Nas estratégias de marketing para escolas particulares, invista no Youtube 

A plataforma é a segunda mais vista na internet. Ao planejar as estratégias de marketing para escolas particulares, incluir na sua lista a inserção de vídeos da instituição no Youtube, com uma descrição não muito longa, porém detalhada. Explore não só a estrutura da instituição, mas também o corpo docente, funcionários da secretaria e, claro, a direção. Investir em um vídeo mostrando eventos especiais, competições de alunos e resultados deixa o público mais instigado a procurar informações. 

 

Invista no SEO  

Gerou um ótimo conteúdo para o Google, porém, não viu resultado algum? Talvez, o que esteja faltando seja uma pitada de SEO (Search Engine Optmization). Essa otimização de mecanismos de busca é quem vai ajudar no ranqueamento e importância do seu conteúdo na procura. 

Algumas técnicas do marketing digital são: evitar títulos muito grandes, ter uma linguagem acessível no texto, usar palavras de transição, entre outras, ajudam a autoridade do site crescer na plataforma de busca. 

“Marketing educacional não é caro. Caro é não ter alunos!”, encerra Mendonça.

Escolas Exponenciais recomenda:
Marketing de conteúdo é a principal ferramenta para escolas”, afirma especialista.

Calendário para Campanha de Matrícula: um material que vai ajudá-lo a não deixar tudo para última hora!