Conecta EX Live: o maior evento online de educação da América Latina

Empoderando toda a comunidade escolar para um novo começo

Esse evento é único e ele existe para nutrir os valores que mais precisamos nesse momento: Informação, Inspiração, Esperança, Criatividade, União e Ação! Com uma programação 100% online e em sua grande maioria gratuita, o evento é direcionado a toda a comunidade escolar!

100-online-min

O evento vai ser crucial para a reflexão e planejamento de gestores e diretores, para um novo recomeço com criatividade e união, além de servir de encorajamento para os professores, que são os nossos guerreiros que estão na linha de frente dessa crise, e que nos ajudam a manter a educação pulsando neste país, com e apesar de todas as circunstâncias. O último dia o evento também terá o foco de ajudar a envolver os pais de alunos para que eles também entendam seu papel e sua contribuição nessa jornada coletiva.

icone-01

3 dias

de aprendizado

icone-03

10.000

participantes

icone-04

+30

palestras

icone-05

5

trilhas paralelas

Destaques confirmados

may-taherzadeh-min

Destaque internacional

vip-pass

com May Taherzadeh

O poder das artes em inspirar mudanças sociais

Cineasta premiada internacionalmente em dezenas de festivais pelo filme “Uma Escolha”, May Taherzadeh aborda em seu curta metragem o valor e importância da educação para equidade racial e de gênero. Nesta palestra, May vai discutir como a arte pode ser um excelente instrumento para criar reflexões entre toda comunidade escolar na abordagem de temas complexos, como a igualdade de raça.

com Viviane Mosé

Reflexões sobre o futuro da escola

Quem poderia imaginar que o maior desafio da educação em 2020 seria lidar com a suspensão das aulas presenciais? Com o avanço da pandemia, de uma hora para a outra, as escolas foram obrigadas a se adaptarem para um futuro que, de repente, se impôs. Mas, o que acontecerá de agora em diante? Em que medida todas as experiências vividas neste período podem mudar o papel da escola nos próximos anos? Nesta palestra, Viviane Mosé, psicóloga e psicanalista, mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, com experiência de 30 anos na docência, discute qual será o impacto dessas transformações no ensino e no aprendizado dos alunos.

marina-klink-min

com Marina Klink

Navegando mares desconhecidos com confiança

Estamos atravessando um momento turbulento e tempestuoso. Neste contexto, a fotógrafa e escritora Marina Klink, com sua visão e experiência singulares de quem navegou por 17 vezes com o marido, Amyr Klink, rumo à Antártida, convida toda comunidade escolar para uma reflexão e investigação profundas em busca de desvendar para onde estamos indo.

com Arthur Igreja

Transformando crises em oportunidades

Toda crise pode ser encarada como um portal para o autoconhecimento, à medida que somos obrigados a nos reinventar, a buscar soluções, rever posições, arriscar e inovar. Que dirá, então, de uma crise como a que estamos atravessando e que abalou as estruturas de todo o mundo? Para nos provocar a pensar sobre como tirar o melhor proveito deste momento, convidamos Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa, palestrante e professor com experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países. 

arthur-igreja-min
logo-white-aaa
jennifer-groff3

Destaque internacional

vip-pass

com Jennifer Groff

Evolução dos espaços de aprendizado

A pandemia redefiniu os formatos de aula e, com isso, os espaços em que o aprendizado acontece. Em vista disso, a pergunta que nos inquieta é: como serão os novos ambientes – reais e virtuais –  na educação e como podemos adaptá-los para uma melhor experiência de aprendizado, sobretudo na reabertura das escolas? Jennifer Groff, doutora pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) Mídia Lab – um dos 100 principais influenciadores em EdTechs do mundo –  irá esclarecer as dúvidas dos participantes sobre como os espaços de aprendizado vem evoluindo e quais são as perspectivas e tendências nesta direção. Jennifer é engenheira educacional, designer e pesquisadora, co-fundadora da ONG internacional Centre for Curriculum Redesign e especialista em redesenhar ambientes de aprendizagem e transformar sistemas de ensino. Atualmente, lidera o desenvolvimento de um hub global de inovação para apoiar as escolas a liderarem sua própria jornada de transformação.

img-app-1

Baixe o app do Conecta EX Live e fique por dentro de todas as informações e novidades!

Lá você encontra a programação completa do evento, assim como palestrantes, feira de negócios e a possibilidade de interagir com a gente durante o evento, enviando suas perguntas aos palestrantes!

edu-lyra-min

Edu Lyra

Educação e Impacto Social

gustavo-fuga-min
vip-pass

Gustavo Fuga

Transformação digital nas escolas

selma-moura-min

Selma Moura

Coconstruindo uma visão bilíngue

feizi-milani-min

Feizi Milani

Saúde emocional, bem-estar e resiliência

reinaldo-domingos-min
vip-pass

Reinaldo Domingos

Gestão financeira para sair da crise

pejaman-samoori-min

Pejman Samoori

Educação com valores

douglas-gigliotti-min

Douglas Giglioti

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

_natalia-castan-min
vip-pass

Natalia Castan

Captação de alunos em tempos de pandemia

miguel-thompson2-min

Miguel Thompson

A formação integral e a adequação das avaliações institucionais a esse objetivo

vinicius-ionice

Dr. Vinícius Caveanha e Ionice Lourenço

Painel: Promovendo a saúde na escola

patricia-peck-min
vip-pass

Dra. Patrícia Peck

Como preparar a escola para a retomada: tratamento de dados sensíveis e adequações necessárias

aline-basso-min

Aline Basso

Encorajamento em tempos de crise: Preparando professores para a retomada

fabricio-vahid3

Vahid Sherafat e Fabrício de Paula

Painel: Diagnóstico da Educação

gunther-min
vip-pass

Günther Mittermayer

Metodologias Ativas em escolas Low cost

flavio-fernanda-ismael-min

Fernanda Nyari, Flávio Marini e Ismael Rocha

Painel: Qual o Papel do Educador no Novo Contexto Escolar Pós Pandemia?

bruno-rodrigo-min

Bruno Ferrari e Rodrigo Campos

Painel: Por que ter uma escola essencialmente híbrida?

mori-ale-min

Alessandra Torres e Vinicius Mori

9 estratégias de engajamento para a volta às aulas

claudia-janaina

Claudia Mota e Janaína Reimberg

Painel: Repensando espaços e experiências na escola

rafaela-fogaca

Rafaela Fogaça

Diretor 3.0: Competências dos gestores escolares que se fortalecem com a crise

Thiago Faria, Ivan da
Cunha, Andréa Tavares e Maurício Berbel

Painel: Prospecção e campanha de matrículas

Gabriel Alves e Guilherme Lima

Painel: Fusões e Aquisições na educação: Como funciona o processo de venda e integração de uma escola

viviane-janaina

Viviane Passarini e Janaína Pontes

Painel: Reforçando a parceria família-escola - Infantil e Fundamental 1

vip-pass

Beatriz Tabith e Julliana Bonato

Painel: Segurança alimentar na escola

monica-ericka-elaine2

Monica Padroni, Ericka Vitta e Elaine Mazzer

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Infantil e Fundamental I

mayra-michel-elaine
vip-pass

Mayra Ivanoff Lora, Michel Pinto e Elaine Marquezini

Painel: Desafios e oportunidades

vip-pass

Maria da Conceição Bracons, Leonardo Taves e José Luiz Carille

Painel: Experiências Internacionais - Educadores

Mary Aune e Juliana Shams

Painel: Derrubando trincheiras e estabelecendo relações construtivas no ambiente escolar

Susan Clemesha e Luizinho Magalhães

Avaliação formativa e documentação pedagógica em contextos híbridos

jose-flavio-tatiana
vip-pass

José Alessandro, Flávio Lavorato e Tatiana Cury

Painel: Plano de retorno às aulas

Cristian Torres e Diego Thuler

Painel: Tecnologia e Inovação na Educação, estratégias para desenvolvimento de competências do século XXI

giovana-erika-luciana

Giovana Benevides, Erika Hiramatsu e Luciana Savioli

Painel: Experiências Internacionais - Pais

Heliana Beltrame, Alessandro Bernardo e Farid Meinberg Mauad 

Painel: Reforçando a parceria família-escola Fundamental II e Médio

cassio-erik-tanya

Cássio Mori, Erik Hörner e Tânya Monteiro

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Fundamental II e Médio

cristiana-karystha-samin

Cristiana Pappacena, Kárystha Caetano e Samin Shams

Painel: Fortalecendo a equipe escolar

Participe da nossa Feira de Negócios!

Conheça nossos patrocinadores, saiba o que eles podem oferecer para você e conecte-se com eles através do aplicativo Zoom, em nossos estandes virtuais!

Programação

24/07 - Sexta-feira

14h10 - 15h10

vip-pass

Trilha 1

O poder das artes em inspirar mudanças sociais

Palestra da cineasta inglesa, May Taherzadeh, diretora do Filme “Uma Escolha” (Mercy’s Blessing). Apresentado pela UNICEF, o curta-metragem sobre educação já foi premiado em 12 festivais de cinema mundiais e faz parte do Programa das Nações Unidas (ONU) para educação de meninas no Malawi, na África.

vip-pass

Trilha 2

Painel: Experiências internacionais - Educadores

Educadora de Infância desde 1981, formada pela Escola de Educadores de Infância de Évora. Em 1999 concluiu o Curso de Estudos Especializados em Educação, com especialização em 1ª Infância, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Posteriormente, em 2006, na Faculdade de Ciências de Lisboa, tornou-se Mestre em Educação, com especialização em Didática da Matemática na Educação de Infância e no 1º Ciclo. Exerce funções no Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra, em Oeiras, como docente titular de turma, desde 2003. É ainda Coordenadora de Departamento de Educação Pré-Escolar e tem assento no Conselho Pedagógico daquele Agrupamento de Escolas. Pertence ao Conselho Municipal de Educação do Concelho de Oeiras, como representante do Conselho Pedagógico que integra. Desempenha as funções de Presidente da Mesa da Assembleia da Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Leonardo Taves é proprietário da "The Learning Experience Preschool - Texas". Escola privada em funcionamento há 4 anos atendendo crianças entre as idades de 6 semanas à 6 anos de idade.  Antes da experiência escolar Leonardo trabalhou no mercado financeiro durante 24 anos (12 anos em NY e 12 anos no Brasil). Formado em Economia pela UFF com cursos de extensão na NYU, Wharton e Insper. Leonardo possui credenciais de Diretor de Escola autorizado pela Texas Health and Human Services Agency. 

José Luiz Carille é formado em Educação Física na Universidade Paulista - UNIP. Professor de Educação Física na escola Adcote School - Suzhou - China.

Trilha 3

Painel: Avaliação formativa e documentação pedagógica em contextos híbridos

Susan Clemesha é Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Diretora acadêmica da rede Sphere International School, atua na área de formação de professores e desenvolvimento curricular para a Educação bilíngue (português e inglês) e internacional. Integra o grupo de pesquisa GEEB (Grupo de Estudos em Educação Bilíngue) da PUC-SP e é professora colaboradora no Instituto Singularidades.

Luizinho Magalhães é Pedagogo, especialista em Formação de Professores, MBA em Gestão Escolar e Inovação na educação; Diretor Acadêmico da rede de Escolas Luminova, projeto inovador de franquia de escolas modelo Low Cost e é sócio da AKÃ Assessoria Consultoria e Eventos Ltda.

Trilha 4

Painel com 3 escolas: Ensino a distância e Ensino híbrido - Fund. II e Médio

Cássio Mori é apaixonado por Gestão, Marketing e Educação. Sócio-diretor da EMME, a maior agência educacional do país. Empreendedor, líder e engenheiro formado pela USP.

Com 25 anos de experiência, é professor, palestrante e gestor do colégio Anglo de Araras. Foi executivo de marketing do Sistema Anglo de Ensino e trabalhou em parceria com a Abril Educação e com a Somos Educação.

Erik Hörner é professor e doutor em História pela USP e especialista em gestão da Educação Básica, iniciou suas atividades no Colégio Humboldt em 2015 como coordenador do Ensino Médio e desde 1º julho 2020 é Vice-diretor pedagógico.

Tânya Monteiro é graduada em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas e Pedagogia, pela ULBRA/Universidade Luterana Brasileira. Professora e Coordenadora de Tecnologia Educacional e dos cursos extracurriculares de Tecnologia do Colégio Notre Dame de Campinas. Atua com capacitação e formação de professores para utilização de recursos tecnológicos, metodologias ativas com tecnologia, ensino híbrido, nas práticas pedagógicas e na capacitação tecnológica de alunos e colaboradores.

Trilha 5

Painel com 3 escolas: Ensino a distância e Ensino Híbrido - Infantil e Fund. I

Monica Padroni é mantenedora e fundadora da Escola Projeto Vida há 26 anos. Nos últimos anos atua como diretora da unidade de Educação Infantil e Berçário. Formada em Pedagogia e Fonoaudiologia, com pós-graduação em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral, Monica tem dedicado especial atenção aos modelos de interação e comunicação família/escola.

Ericka Correa Vitta é Professora universitária com graduação em Pedagogia, Especialização em "Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional" pela Universidade Católica de Brasília, Pós Graduação Strictu Senso "Mestrado" em Educação na linha de pesquisa " Educação e Tecnologia" pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2004), Mestrado em Educação Sócio Comunitária na linha de pesquisa "Psicologia e Aprendizagem "pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL (1998), . Atua como Diretora Escolar do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi . Foco de estudo e pesquisa em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas  na  Educação Básica e Universitária em Instituições Públicas e Privadas .

15h20 - 16h20

vip-pass

Trilha 1

Painel: Promovendo a saúde na escola

Médico do Trabalho, há 16 anos atuando na área de Medicina do Trabalho, além da experiência na área técnica também ocupa funções na área administrativa há quase 12 anos como Diretor da WORKCARE SAÚDE CORPORATIVA e há 2 anos e meio como Diretor do CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS EAI DOUTOR.

Ionice Lourenço é Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de em Terapia Cognitivo Comportamental, Neuropsicóloga pelo HC/USP e Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade de Ciências Sociais. Gestora empresarial pela USP, colunista do Jornal Taboão em Foco e Apresentadora do Programa Viva Bem na TV das Artes Em 2014 iniciou carreira solo na área de psicologia clínica, projeto embrionário do que hoje se tornou o “Espaço Viver Bem”, uma clínica médica de especialidades de referência em Taboão da Serra, na região Sudoeste da cidade de São Paulo, que conta atualmente com mais de 100 profissionais e realiza aproximadamente 7.000 atendimentos ao mês. No ano de 2019 participou do livro “Suicídio e suas Interfaces: O ardiloso Emaranhado da Autodestruição” com um capítulo dedicado ao tema “A dor por trás do altar. Prevenção e Posvenção do Suicídio de Padres e Pastores.”

vip-pass

Trilha 2

Gestão financeira para sair da crise

Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira, está à frente do canal Dinheiro à Vista, mentor da Metodologia DSOP e Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros ABEFIN e autor de centenas de livro de educador financeira. O maior nome sobre o tema do país.

Trilha 3

Painel com 3 escolas: Reforçando a parceria família-escola Infantil e Fund. 1

Viviane Gonçales Passarini é graduada em Sociologia (Fundação ABC) e Pedagogia (Universidade de São Caetano), atuando há 32 anos na direção pedagógica de escolas. Sócia e mantenedora do Colégio Xingu em Santo André há 15 anos. Tutora dos alunos da Rede de Ajuda do Colégio em parceria com o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - UNESP/ UNICAMP).

Janaína Leal Pontes é formada no magistério, graduada em Letras e Pos-graduada em psicopedagogia. Especialista em Educação Infantil, atuando na área há 17 anos. Mantenedora e coordenadora pedagógica de Cirandarte Educação Infantil - Guarulhos/SP. Pesquisadora da abordagem Emmi Pikler e de propostas sócio-interacionistas

Trilha 4

Painel com 3 escolas: Reforçando a parceria família-escola Fund. 2 e Médio

Heliana Beltrame trabalha com educação há 36 anos.   Atualmente é mantenedora e diretora do Colégio Pilares de Santa Bárbara d'Oeste, o qual atende desde a educação infantil até o ensino médio. Foi professora, coordenadora, diretora e supervisora de ensino em várias instituições, inclusive o SESI, no qual trabalhou por 31 anos.

Alessandro Bernardo é professor, palestrante e facilitador em treinamentos corporativos sobre Gestão por Desempenho. Economista com Mestrado em Administração, atualmente acumula as funções de Diretor de Planejamento do Educandário-Anglo em Santo André e a Vice-Presidência da AESP – Associação das Escolas Particulares do Grande ABC. Como professor de Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Projetos de Investimentos possui mais de 18 anos de experiência em cursos de graduação e pós-graduação.

Farid Meinberg Mauad é formado em Administração e pedagogia, pós graduado em gestão escolar e práticas de educação bilíngue é diretor administrativo do Colégio Plus de Barretos. Atua a 13 anos na educação. 

Trilha 5

Painel: Experiências Internacionais - Pais

Giovana Benevides é administradora, mora em Haia, na Holanda desde abril de 2019. Mãe do Rafael de 7 anos e da Antônia de 4 anos.

Erika Sakamoto Hiramatsu é formada em Administração de Empresas e Hotelaria. Atualmente não trabalha, é mãe full time, da Aline Kaori Hiramatsu, que tem 7 anos, e do Daniel Kenji Hiramatsu, que tem 3. Mora em Auckland na Nova Zelândia há 2 anos.

16h30 - 17h30

vip-pass

Trilha 1

Metodologias Ativas em escolas Low cost

É um dos fundadores da Escola Mais e responsável pela área de Metodologia e Tecnologia da escola.  Engenheiro de Computação pela Poli-USP com Mestrado em Tecnologia da Informação pela Hochschule Mannheim, Alemanha, atuou por 10 anos na Consultoria de Tecnologia Accenture. 

Ao longo de sua carreira sempre teve uma carreira paralela na área de educação, primeiro como professor, depois como fundador da Operahaus, um das maiores escolas de cinema de São Paulo. 

A partir de 2014 passou a atuar exclusivamente com educação, primeiro como co-fundador e COO da startup de tecnologia educacional KIDU e depois como um dos idealizadores e fundadores da Escola Mais.

SOBRE A ESCOLA MAIS:

A Escola Mais é uma rede de escolas de Ensino Fundamental e Médio que tem o propósito de oferecer educação de alta qualidade a um custo acessível. Trabalhamos com diversas estratégias de metodologias ativas como salas de aula invertidas, projetos Maker e outros. A Escola Mais suas unidades escolares com um modelo inovador e um uso intensivo de tecnologia.

vip-pass

Trilha 2

A captação e a manutenção dos alunos em tempos de pandemia

Formada em direito, é sócia fundadora do Grupo Unite, empresa líder em captação de alunos na América Latina com mais de 1,5MM de alunos matriculados. É ainda e sócia e conselheira do Blox, uma EdTech que revoluciona o conceito curricular trazendo inovação para as instituições de ensino e co-fundadora da Nutriens, e-commerce de  alimentos orgânicos no formato de assinatura.

Trilha 3

A formação integral e a adequação das avaliações institucionais a esse objetivo

Doutorado e Mestrado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Mackenzie. Atualmente é Diretor acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna. É consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD). Foi Professor de Ensino Básico durante 25 anos e autor de livros didáticos.

Trilha 4

Painel: Por que ter uma escola essencialmente híbrida?

Bruno Ferrari é Formado em Biologia, atua com educação e inovação desde a faculdade. Já foi consultor de inovação em sistema de ensino, onde atuou tanto no atendimento à escolas quanto na área de desenvolvimento de produtos. Hoje é Diretor de Produto no Nave à Vela e acredita numa educação feita com muita paixão e mão na massa.

Rodrigo Campos é Co-Fundador e CEO da Explica Mais, plataforma educacional que possibilita às escolas o Ensino Híbrido. É formado em Licenciatura Plena pela UNESP em Química e Mestre em Química pela UNESP. Atua no mercado educacional privado como professor de Ensino Médio e Pré-Vestibulares há mais de 15 anos. Trabalha diariamente em salas de aulas com metodologias ativas, experimentando novos níveis de aprendizagem.

Trilha 5

Saúde emocional, bem-estar e resiliência

Feizi Milani é médico, terapeuta, doutor em Saúde Pública e professor universitário.  É autor e coautor de 19 livros, incluindo “Tá combinado! Construindo um pacto de convivência na escola” e “Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas”, além de dois publicados no exterior. Sua tese de doutoramento aborda a prevenção das violências na adolescência e a promoção de uma cultura de paz no contexto escolar. Atua há 25 anos na formação de professores e promoção do protagonismo juvenil.  Já ministrou mais de 900 conferências, cursos e oficinas no Brasil e outros dez países, para um total de 35.000 pessoas. É fundador do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos.

20h - 21h20

Especial para gestores, professores e pais

Navegando mares desconhecidos com confiança - como a trajetória de vida e experiência de navegação na Antártida de Marina Klink e suas histórias pode nos ajudar a repensar esse momento

Marina Bandeira Klink é autora de 3 livros fotográficos, um livro infantil e um livro infanto-juvenil. Como fotógrafa, já fotografou o Ártico, África, Índia, Europa, América do Sul e esteve na Antártica 17 vezes. As regiões já retratadas por ela são vistas em exposições individuais e coletivas, galerias de arte e espaços públicos, ilustram jornais, revistas, sites, livros didáticos e documentários.

23/07 - Quinta-feira

14h10 - 15h10

vip-pass

Trilha 1

Painel: Desafios e Oportunidades

Mayra Ivanoff Lora possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora da graduação em economia da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde implementou o PBL e professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Desde 2017 é Diretora Pedagógica do Colégio Bandeirantes.

Elaine Marquezini é formada em pedagogia e fez pós graduação pela PUC-SP. Trabalhou com formação de professores durante alguns anos. Também foi membro de uma empresa de consultoria educacional "Aprender a Ser". Há vinte anos trabalha no Colégio Santo Américo e está há treze anos na coordenação. Foi coordenadora do Ef1 e nos últimos quatro anos está na coordenação do Ef2.

vip-pass

Trilha 2

Painel: Cuidados especiais com alimentação escolar

Beatriz Tabith é Nutricionista, graduada no Centro Universitário São Camilo, fundadora e responsável pela Nutriescolar, empresa especializada em nutrição para berçários e escolas infantis. Parceira da School Advisor Br e articulista da revista Escola Particular.

Julliana Bonato é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Aplicada às Práticas Pedagógicas, Educação Lúdica e Palestrante. Idealizadora da NUTRIR KIDS Prod. Educativos para trabalhar Educação Alimentar. Responsável pelo Programa Educação pela Boca, Assessoria e Consultoria Alimentar e Nutricional para Escolas, com 22 anos de experiência na área escolar e pioneira no Brasil. Docente dos Cursos de Pós Graduação em Nutrição Clínica, Materno Infantil e Pediatria da Universidade São Camilo, HC-FMUSP, ICr-FMUSP e Insira Educacional. Autora do Livro Brincando com os Alimentos e vários outros Capítulos como Cap 4: Educação Alimentar e Nutricional “Manual Lanches Saudáveis ” da Sociedade Brasileira de Pediatria e outros.

Trilha 3

Painel: Repensando espaços e experiências na escola

Cláudia Mota é arquiteta pela FAU Mackenzie onde se formou em 2000 e pós graduada pela mesma instituição em "Sustentabilidade das Edificações" em 2012.Trabalhou nos escritórios de arquitetos Samuel Szpigel e Joan Villà. Em 2001 fez estágio na Câmara Municipal do Montijo em Portugal, onde participou da elaboração e execução de projetos de arquitetura social e restauro de bens tombados. Em 2003 criou o Ateliê Urbano Arquitetura e Paisagismo juntamente com sua sócia Carolina Mazzei onde são desenvolvidos projetos desde a sua concepção inicial até a sua execução. O Ateliê já executou mais de 100 projetos para instituições de ensino, área de estudo e especialização do escritório.

Janaina Reimberg por mais de 12 anos participou e liderou áreas de criação, estratégia e analytics em agências de comunicação (Nacionais e Multinacionais), desenvolvendo soluções úteis para os consumidores das mais importantes marcas de bens de consumo (P&G, Mars, Heineken, Mondelez, Reckitt Benckiser, Microsoft, entre outras). A paixão pela educação aflorou ainda mais ao se tornar professora na FAAP, há aproximadamente 4 anos, nos cursos de Shopper Marketing e Live Marketing. Atualmente é gerente de Experiência do Cliente e PO de E-commerce, na FTD Educação, e tem como missão central co-criar soluções que sejam úteis para a comunidade escolar.

Trilha 4

Educação e Impacto Social

Edu Lyra, 31 anos, nasceu na favela. Não formou, mas foi pra universidade estudar Jornalismo. Começou a empreender aos 23 anos, quando escreveu seu primeiro livro “Jovens Falcões”. Com o dinheiro das vendas, fundou a Ong Gerando Falcões, em Poá-SP, ao lado de três amigos, que são co-fundadores da Ong: Amanda Boliarini, Lemaestro e Mayara, com quem viria a se casar mais tarde e construir família. Junto com o time, Edu fez a Gerando Falcões deixar de ser uma ONg na favela para se tornar uma rede de ONgs, com impacto sobre 50 mil pessoas, com foco em eficiência em gestão, escala, uso de tecnologia e treinamento de líderes.  Edu já fez palestras em convenções no Brasil e no exterior, em empresas globais como Google e Microsoft, universidades como Harvard e London Economics Scholl e foi entrevistado em programas de grande audiência na Tv como “Conversa com Bial” e “Programa do Jô”. Foi nomeado como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers, Jovem Empreendedor do Ano pelo Lide, saiu na lista dos jovens mais influentes pela Forbes Brasil, abaixo dos 30, e Homem do Ano pela revista GQ.

Trilha 5

Diretor 3.0: Competências dos gestores escolares que se fortalecem com a crise

Experiência de 10 anos no mercado de educação, atuando no Ensino Superior na Kroton Educacional (Cogna) como Gerente Comercial Regional de 2009 a 2019, atualmente Head comercial de novas parcerias no Melhor Escola do grupo Quero Educação. Comunicóloga com ênfase em propaganda e marketing pela ESAMC, Pós Graduada em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, Marketing e Vendas, Gestão estratégica de negócios, Psicologia Organizacional, e estudante do curso de Competências Gerenciais pela FGV.

15h20 - 16h20

vip-pass

Trilha 1

Painel: Plano de retorno às aulas

José Alessandro: Relações-públicas (CONRERP 3952), especialista em marketing e comunicação educacional. Conselheiro do Conselho Regional de Relações Públicas 1ª Região Premiado em Washington / USA no 66º Seminário da NSPRA - National School Public Relations Association (Associação Nacional de Relações Públicas de Escolas). Mérito pelo projeto de branding do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Menção Honrosa pelas publicações do Colégio Notre Dame Ipanema.

Flávio Lavorato é Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, Pós-graduado em Administração Estratégica pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Possui sólida formação em Marketing obtida por meio de variados cursos de formação continuada. Atuou profissionalmente no Banco Itaú e, hoje, é diretor administrativo no Colégio Parthenon em Guarulhos onde coordena todas as ações estratégicas e todas as ações de divulgação do colégio.

Tatiana Cury é formada e com mestrado em Administração, atua a mais de 20 anos com desenvolvimento de pessoas e educação. Empreendedora, atua na área de parcerias e inovação educacional.

vip-pass

Trilha 2

Coconstruindo uma visão bilíngue

Selma Moura é diretora na St Nicholas School, professora dos curso de especialização em Multilinguismo e Educação Global da PUC-PR e de outras instituições superiores pelo Brasil. Em seu percurso tem atuações como diretora, consultora, coordenadora e professora em escolas bilíngues e internacionais. É mestre em Linguagem e Educação pela USP, pedagoga e especialista em linguagens das artes pela mesma universidade. É autora de artigos e co-autora de livros sobre educação bilíngue e editora do blog www.educacaobilingue.com

Trilha 3

Educação de valores

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Amazônia e em Ciências Biológicas pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia. Foi Reitor da Faculdade Táhirih/AM (2001-2005) e Coordenador de Recursos Humanos, da Universidad Nur. Foi membro do Conselho Deliberativo da Escola das Nações, em Brasília, e é Membro do Advisory Board do Escritório Bahá’í de Desenvolvimento Socioeconômico. Também atua como empresário na área de alimentos. Sócio proprietário do Instituto de Treinamento Educacional e Empresarial Volição, Consultor da Escola das Nações e Consultor da ADCAM- Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia.

Trilha 4

Painel: 9 estratégias de engajamento para a volta às aulas

Alessandra Torres Santos é formada em Gestão pela Unicamp e pós graduada em Gestão de Projetos pela Anhanguera. Certificada em liderança, inteligência interpessoal e comunicação eficaz pela Napoleion Hill Foundantion. Atuou como consultora empresarial nos últimos 3 anos e atua hoje como consultora no Sucesso do Cliente da ClassApp.

Vinicius Mori é graduando em Administração na UNICAMP, Vinicius tem uma bagagem quando o assunto é jornada do Cliente. Já atuou como comercial, Suporte Técnico e hoje está a frente do onboarding de novos clientes da ClassApp. Sendo responsável por garantir a entrega da melhor experiência para escolas, pais e alunos.

Trilha 5

Painel: Derrubando trincheiras e estabelecendo relações construtivas no ambiente escolar

Juliana Shams é Engenheira formada na Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Licenciatura e mestrado em Ciências Agrárias na ESALQ/USP. Trabalha a mais de 10 anos com construção de capacidades e desenvolvimento comunitário em diversas regiões do Brasil e Colômbia, atua na ClassApp com visão estratégica para o desenvolvimento da cultura organizacional.

Mary Caetana Aune é cientista política graduada pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidad Nur (Bolívia) e mais de 20 anos de experiência em educação formal e não-formal. Entre os temas com que atua estão a educação para a cidadania global, a paz e os direitos humanos, liderança e a capacitação de jovens para a realização de projetos de serviço comunitário.

16h30 - 17h30

vip-pass

Trilha 1

Transformação digital nas escolas

É fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas – inovadora rede de escolas de idiomas que atua com professores estrangeiros. Painelista internacional de empreendedorismo social foi eleito um dos 30 under 30 pela International Literacy Foundation. É Global Fellow da International Youth Foundation, Talento Jovem do Ano pela Viva Foundation e membro da comunidade Global Shapers. Economista pela FEA-USP onde também faz seu mestrado com foco em Empreendedorismo.

vip-pass

Trilha 2

Evolução dos espaços de aprendizado

Doutora pelo MIT ( Massachusetts Institute of Technology) Mídia Lab- um dos 100 principais influenciadores em EdTechs do mundo. Ela é engenheira educacional, designer e pesquisadora, especializada em redesenhar ambientes de aprendizagem e transformar sistemas de ensino. Atualmente, é bolsista de inovação da WISE / Qatar Foundation, onde lidera o desenvolvimento de um hub global de inovação para apoiar as escolas a liderar sua própria jornada de transformação. Anteriormente, foi bolsista da Fulbright no Futurelab em Bristol, Reino Unido, e co-fundadora da ONG internacional Centre for Curriculum Redesign. Ela é autora de vários artigos sobre inovação em sistemas educacionais, transformação e design sobre reforma educacional.

Trilha 3

Painel: Prospecção e campanha de matrículas

A prospecção e retenção de novos alunos por si só sempre foi um dos grandes desafios das escolas – elevado ao extremo, agora, meio à pandemia e ao questionamento sobre como vai funcionar o retorno às aulas presenciais e à eficácia do ensino à distância. O que mudou neste contexto e quais podem ser as soluções para as escolas para não reduzirem seu quadro de alunos e, ainda, atrairem novas matrículas? Thiago Faria – gerente Comercial do Grupo SEB e criador do Escola Cheia-, Ivan da Cunha – Professor e Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação– e Andréa Tavares- consultora em Marketing Educacional há 6 anos, mediados por Maurício Berbel, que é sócio e consultor na Alabama Consultoria Educacional-, trazem ideias e insights para que as escolas encontrem novos caminhos comerciais em meio ao austero cenário educacional do país.

Trilha 4

Painel: fortalecendo a equipe escolar

Cristiana Pappacena é Diretora e mantenedora do COLÉGIO SEICE – Sistema de Ensino Integrado de Campos Elíseos, localizado em Duque de Caxias/RJ, iniciou sua carreira profissional em 1998 atuando primeiramente como professora de sua própria instituição.


Kárystha Aliã Leal Caetano é Head de Marketing e Comunicação Educacional no Grupo Zeta, mantenedor de escolas de sucesso como o Anglo Bauru, Anglo Rio Preto, Start Anglo e Escolas Zeta. Trabalhou por 7 anos na área de educação de uma grande empresa de software e plataformas educacionais, seguindo a carreira para a vida escolar em 2017, na coordenação de projetos tecnológicos. Hoje, atua com a comunicação escolar e campanhas de marketing. É engenheira, técnica em informática pelo Colégio Técnico Industrial da Unesp e discente nos cursos de MBA de Gestão de Projetos (FGP) e MBA de Marketing (USP Esalq).

Samin Shams é cofundador e CTO do ClassApp. Brasileiro, com 15 anos de experiência no continente africano. Possui diploma de High School por Cambridge e é formado em engenharia civil pela USP de São Carlos (2008). Tem ampla experiência na área de desenvolvimento e empreendedorismo em novas tecnologias. Atuou como desenvolvedor na Empresa TSQ Sistemas - líder no segmento de softwares para engenharia de estruturas. Também atuou como consultor e desenvolvedor de User Interface e User Experience. Foi cofundador do Librarus (rede social de leitura de livros) e do Mideos (Rede social de indicação de filmes e trailers).

Trilha 5

Especial para professores

Encorajamento em tempos de crise: Preparando professores para a retomada

É uma treinadora que ensina pais e educadores a educar as crianças de modo que elas sejam felizes, capazes e bem-sucedidas. Para isso, compartilha técnicas que são capazes de transformar as pessoas e o jeito de pensar, se relacionar e agir. É certificada em Disciplina Positiva e Consultora em Encorajamento e desenvolveu o método 3 C’s: conectar e comunicar para cooperação. Antes de ser treinadora, Aline Basso buscou novas ideias e conceitos fora do Brasil, especialmente nos países nórdicos. Formada em Relações Públicas, com especialização em comunicação para negócios nos EUA, atuou no mundo corporativo nas área de Comunicação Interna e Gestão de Pessoas.

20h - 21h20

Especial para professores

Um novo começo

Arthur é um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa. Palestrante em mais de 120 eventos por ano em eventos como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul. Experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

22/07 - Quarta-feira

14h15 - 15h45

Tranformando crise em oportunidades

Arthur é um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa. Palestrante em mais de 120 eventos por ano em eventos como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul. Experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

15h55 - 16h55

Diagnóstico da Educação

Vahid Sherafat é Co-Fundador e CEO da ClassApp, do Escolas Exponenciais e do evento ClassUP. É formado em Engenharia pela Unicamp, com especialização em inteligência artificial e computação Bio-inspirada.  Atuou por cerca de 10 anos como consultor em inovação, atendendo empresas multinacionais nos EUA e no Brasil. Hoje, é palestrante especializado em inovação, em marketing educacional e no relacionamento escola-família. Atua também como colunista no site e na Revista Direcional Escolas e como conselheiro do Instituto IStart.

 

Fabrício de Paula é Mestre em Educação, na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela FE/UNICAMP e Especialista em Divulgação Científica pelo LABJOR/UNICAMP. Atua como professor no Ensino Privado há 9 anos e é o responsável técnico pela 1ª Edição do Panorama do Ensino Privado no Brasil enquanto Pesquisador Associado ao Escolas Exponencias.

17h05 - 18h05

vip-pass

Trilha 1

Como preparar a escola para a retomada: tratamento de dados sensíveis e adequações necessárias

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, advogada especialista em Direito Digital, doutora pela Universidade de São Paulo, PhD em Direito Internacional e Propriedade Intelectual, tese de doutorado em Inteligência Artificial, pesquisadora internacional convidada do Instituto Max Planck de Hamburgo e Munique, e da Universidade de Columbia nos EUA. Professora convidada da Universidade de Coimbra em Portugal e da Universidade Central do Chile. Professora convidada de Cyber Segurança da Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Programadora desde os 13 anos, autodidata em Basic, Cobol, C++, Html. Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual por 11 anos consecutivos de 2007 à 2018. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP, Vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação – ASEGI e membro do Conselho de Ética da ABED. Professora e coordenadora da pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA. Autora de 22 livros de Direito Digital. Sócia Head de Direito Digital do escritório PG Advogados, da empresa de educação Peck Sleiman Edu e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.

vip-pass

Trilha 2

Fusões e Aquisições na educação: Como funciona o processo de venda e integração de uma escola

Guilherme Lima é formado em Administração pela FAAP com pós graduação em finanças pelo Insper. Atuou na área de Controladoria na BMW Brasil e em uma startup. Atua na Rede Decisão como Coordenador de Expansão desde 2017, participando da estruturação e integração das escolas adquiridas pela Rede Decisão.

Gabriel Alves é Formado em Comunicação pela ESPM com pós graduação em finanças pelo Insper. Atuou por 6 anos no mercado financeiro pela FAMA e Victoire. Atua desde 2015 liderando a gestão escolar administrativa e pedagógica como CEO da Rede Decisão.

Trilha 3

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

Sócio-fundador e educador na Reconectta, negócio social especializado em Educação para Sustentabilidade, parceiro de mais de 50 instituições de ensino, é reconhecido como Global Shaper pelo seu trabalho na área pelo Fórum Econômico Mundial e Climate Reality Leader, treinado por Al Gore, sendo especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada. Professor de Empreendedorismo Social para o Ensino Médio, possui experiência na facilitação do processo de desenvolvimento de pessoas, liderança de equipes e gestão de processos de melhoria no meio educacional e corporativo.

Trilha 4

Painel: Tecnologia e Inovação na Educação, estratégias para desenvolvimento de competências do século XXI

Cristian Torres é Especialista em T&D e Gestão de projetos Educacionais. Atua há quase 20 anos nas áreas de TI e RH tendo como foco treinamento e desenvolvimento de equipes e lideranças. Graduado em gestão de recursos humanos, com MBA em Gestão de Projetos Educacionais possui também certificação Personal & Professional Coaching pela SBC.

Foi um dos idealizadores e gestor da UCA - Universidade Corporativa Alterdata, instituição responsável pelo treinamento e desenvolvimento de colaboradores, clientes e parceiros da Alterdata Software. A Alterdata é uma empresa que atua desde 1989 no mercado de desenvolvimento de software, com soluções para diversos segmentos a empresa conta hoje com mais de 1.500 colaboradores, 35 mil clientes e 94 bases pelo Brasil.

É diretor (CEO) da Tech4me - Educação de Tecnologia e Inovação. Muito mais que uma escola, a missão da empresa é ser um instrumento de inclusão digital e desenvolvimento técnico intelectual para todas as gerações, proporcionar às pessoas experiências tecnológicas e inovadoras através de cursos de forma que possam tanto fazer parte quanto contribuir para o desenvolvimento da sociedade digital.

Diego Thuler é Maker desde criança, formou-se em Engenharia Elétrica na Unicamp, com especialização na ENSAM/França e pós-graduação em Engenharia biomédica. Após nascimento da filha, há doze anos, surgiu um novo desafio: formá-la para a vida. Sempre estudou muito sobre educação. Essa dedicação tornou-se paixão, com interesse especial em como a tecnologia pode contribuir de forma ativa no processo. Em 2014, fundou a Little Maker, que leva o DNA do engenheiro, engenhoso e estudioso, aplica os princípios Maker na essência e traz um forte viés de desenvolver competências, atitudes e valores. Hoje busca transformar a educação compartilhando suas experiências e inspirando educadores a inovar em práticas pedagógicas.

Trilha 5

Painel: Qual o papel do educador no novo contexto escolar pós-pandemia

Fernanda Nyari é pedagoga, Sócia fundadora da Kinder Kampus School há 20 anos, escola Bilíngue da Educação Infantil ao 9. ano em São Paulo e sócia palestrante da Improve - empresa que inspira e nutre pessoas engajadas no crescimento humano.

 

Flávio Marini é professor, Coach de Inteligência Emocional, sócio palestrante da Improve - empresa que inspira e nutre pessoas engajadas no crescimento humano.

Prof. Dr. Ismael Rocha é Diretor Acadêmico do Institute of Technology and Education. Executivo do setor educacional com mais de 30 anos de atuação, Doutor em Educação e Mestre em Sociologia. Diretor Acadêmico da ESPM por mais de duas décadas e hoje responsável pela área acadêmica do ITEDUC (Institute of Technology and Education).

20h00 - 21h20

Reflexões sobre o futuro da escola

Capixaba, psicóloga e psicanalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. É especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas pela UFES. É mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Professora há mais de 30 anos, tendo iniciado sua vida docente aos 18 anos, em 1982, como professora do Curso de Formação para Professores da Educação Infantil. É professora convidada da Fundação Dom Cabral, onde discute novas lideranças e gestão em rede, é palestrante renomada e presta consultorias estratégicas para empresas públicas e privadas.

Crescimento, evolução e aprendizado de toda a comunidade escolar
Preparando as instituições de ensino para um novo momento, com apoio e empatia
Oportunidade para as escolas refletirem e planejarem esse novo recomeço com criatividade, segurança e saúde
Auxilie a comunidade escolar a refletir sobre seus papeis nesse momento único
Previous
Next

A grande parte da nossa programação é gratuita! Mas temos uma série de palestras escolhida especialmente para as escolas que querem ir além e aproveitar o evento como um todo! Essas palestras vão estar disponíveis para quem adquirir o ingresso VIP. 

Confira as diferenças:

Inscrição Gratuita

R$ 0
  • Acesso a 25 palestras abertas (ao vivo)
  • Certificado

VIP Pass

R$ 90
  • Acesso a 25 palestras abertas (ao vivo e gravações)
  • Acesso a 14 palestras exclusivas (ao vivo e gravações)
  • Certificado
  • Acesso aos materiais das palestras
  • Tradução simultânea

Garanta seu VIP Pass e tenha acesso a todas as palestras!

Nosso evento já terminou, mas ainda dá tempo de garantir seu VIP Pass e ter acesso a todas as palestras! Obs.: o VIP pass só vai ficar disponível para compra até o dia 30/07.

PatrocíNIO 2020

Tem interesse em patrocinar o maior evento online de educação da América Latina?

Mantenedora

ClassApp-LOGO-HORIZONTAL_azul

Patrocinadores Diamond

logo-melhor-escola-tela-RGB
family-center-logo-200

Patrocinadores Gold

Atelie Urbano
ftd-logo
Nave à Vela_principal
tech4me
Logo_Iteduc-01
logotipos_littlemaker_2020-02
logo-escola-luminova-color-retina
Explica Mais
Logo_Sphere_Positivo
LOGO-ECOTREKO_CURVA2

Patrocinadores Silver

Apoio

SD-versa¦âo-horizontal-positiva
paula_logotipo_aplicaçΣes_170321_vertical_positiva_comslogan
dia-de-doar
maple-bear
umbigo

Plataforma Oficial de Inscrições:

sympla

Organização:

ClassApp
Novo logo-escolas-exponenciais2-01

Está com dificuldades para acessar as palestras?

Você pode assisti-las diretamente pelo nosso canal no Youtube:

Fez sua inscrição VIP e não recebeu o código de acesso às palestras?

Mande um e-mail para: raj@escolasexponenciais.com.br que iremos te ajudar

Curadoria Conecta 2020

karaen-gaspe

Karen Gaspe

Empresária, mantenedora e fundadora Colégio Da Vinci

davinci
kelli-faber

Kelli Faber

Empresária, mantenedora e fundadora Colégio Da Vinci

davinci
gustavo-fuga

Gustavo Fuga

Fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas

4you2
miguel-thompson2

Miguel Thompson

Diretor acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna

article
ClassApp-Vahid-Sherafat

Vahid Sherafat

Co-Fundador e CEO da ClassApp e do Escolas Exponenciais

ClassApp-LOGO-HORIZONTAL_azul
Monica-Capuzzo-Padroni

Monica Padroni

Mantenedora e fundadora da Escola Projeto Vida

ClassUP - logo-57
edu2

Edu Lyra

Fundador da ONG Gerando Falcões

Educação e impacto social

Edu Lyra nasceu na favela. O pai, envolvido com o crime, foi preso quando Edu ainda era criança. Sua mãe, porém, sempre acreditou que ele pudesse romper com a miséria e voar alto. “Não importa de onde você vem, mas pra onde você vai”, dizia a ele. Edu acreditou nas palavras da mãe e hoje é um empreendedor social, de destaque internacional, nomeado como um dos jovens brasileiros mais influentes no mundo pelo Global Shapers e pela Forbes Brasil; Jovem Empreendedor do Ano pelo Lide e Homem do Ano pela revista GQ. No Conecta, Edu vai contar como a crença que sua mãe tinha em seu futuro foi fundamental para pavimentar sua autoestima rumo ao sucesso, destacando o poder de pais e professores acreditarem no potencial as crianças e jovens. Seu trabalho à frente da ONG Gerando Falcões, seus projetos e sonhos futuros também serão abordados na apresentação.

gustavo-fuga

Gustavo Fuga

Fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas

Transformação digital nas escolas

Embora uma grande onda digital já vinha acontecendo nas escolas há tempos e transformando a aprendizagem em diversos contextos educacionais, virou um tsunami poderoso e avassalador com a chegada da pandemia, impactando rápida e irreversivelmente as escolas de todas as classes, faixas etárias e países. Para falar sobre os impactos dessa transformação, trazemos Gustavo Fuga, economista pela FEA-USP e fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas-  inovadora rede de escolas de idiomas que atua com professores estrangeiros. Gustavo é um jovem empreendedor de destaque, reconhecido por títulos como “30 under 30”- pela International Literacy Foundation, “Global Fellow da International Youth Foundation”, “Talento Jovem do Ano” pela Viva Foundation, além de ser membro da comunidade Global Shape.  No Conecta, Fuga vai dar sua visão sobre como a aceleração digital na educação pode ser benéfica para toda comunidade escolar.

selma-moura

Selma Moura

Diretora na St Nicholas School

Coconstruindo uma visão bilíngue

Mesmo em meio à pandemia, o Conselho Nacional de Educação segue avançando nas discussões para compôr as diretrizes curriculares nacionais para a educação bilíngue, tamanha a relevância do tema. Isso porque, fica cada vez mais evidente que os alunos devem ser preparados para o mundo e, dominar uma segunda língua, é essencial para desenvolver habilidades e competências para chegar a esse objetivo. Nessa palestra, Selma Moura, diretora na St Nicholas School, professora dos curso de especialização em Multilinguismo e Educação Global da PUC-PR e mestre em Linguagem e Educação pela USP, nos apresenta os principais avanços na legislação que quer democratizar o ensino bilíngue para escolas públicas e privadas, mostrando como ela pode ser uma ferramenta de transformação pessoal, social e cultural para os estudantes.

feizi-milani

Feizi Milani

Fundador do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humano

Saúde emocional, bem-estar e resiliência

Não há como negar que a rotina de toda comunidade escolar foi profundamente alterada nos últimos meses. E os reflexos vão além de possíveis prejuízos relacionados à aprendizagem de conteúdos: eles interferem diretamente na saúde emocional de todos, de gestores a alunos. E já são até apresentados em indicadores de diversos institutos como um dos grandes desafios no momento da retomada. Desta forma, como a escola pode contribuir para o equilíbrio emocional da sua comunidade? Essa é questão central da palestra de Feizi Milani, médico, terapeuta, doutor em Saúde Pública e fundador do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos, que vai nos ajudar a refletir sobre como trabalhar o bem estar e a resiliência na escola.

reinaldo-domingos2

Reinaldo Domingos

É possível que pessoas e instituições possam assumir definitivamente o controle das suas vidas financeiras, mesmo em momentos de grandes crises como o atual? A resposta é sim. E, nesta palestra,  Reinaldo Domingos é mestre em Educação Financeira, palestrante, escritor, educador e terapeuta financeiro, vai mostrar aos participantes como funciona a Metodologia DSOP-  uma forma eficaz de realizar sonhos, pela qual milhares de pessoas já encontraram o caminho da prosperidade ao colocarem em prática esses ensinamentos. Na metodologia, Domingos propõe uma nova forma de lidar com o dinheiro, destinada principalmente para a realização de  sonhos, metas e  objetivos.

pejman-samoori-14

Pejman Samoori

Sem uma visão coletiva do futuro e uma crença sobre a natureza nobre essencial do ser humano, qualquer esforço de educação de valores é tendencioso. Valores não são neutros, e tem em si uma perspectiva de mundo e de indivíduo, sobretudo em momentos de tão incertos, como o que estamos vivendo. Nesse sentido, Pejman Samoori, Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, mestre em educação pela Universidade Federal da Amazônia e, em Ciências Biológicas, pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia, vai nos provocar nesta palestra, a pensar sobre qual é a visão de mundo e de ser humano que a educação deve nortear seus esforços para contribuir para a melhora o futuro da humanidade.

douglas2

Douglas Giglioti

Sócio-fundador e educador da Reconectta

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

Já tem um bom tempo que a escola vinha sendo questionada sobre sua responsabilidade em não apenas ensinar, mas também em colocar em prática valores ambientais e sustentáveis. E, diante dos recentes anúncios econômicos globais no cenário pós-pandemia, ampliar as possibilidades de trabalhar a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo para as escolas. Nesta palestra, Douglas Giglioti, Sócio-fundador e educador na Reconectta e reconhecido como Global Shaper pelo seu trabalho na área pelo Fórum Econômico Mundial e Climate Reality Leader, vai abordar as oportunidades nesta jornada e mostrar como a sustentabilidade se liga à inovação escolar.

natalia2

Natalia Castan

Sócia fundadora do Grupo Unite

Captação de alunos em tempos de pandemia

Os estudantes e/ou responsáveis querem qualidade, preço, prontidão e proteção. Neste contexto, o toque humano é essencial e traz um outro elemento que transforma a percepção de segurança em proteção: o cuidado. Em um momento de tanta instabilidade, é natural que as pessoas estejam em busca de atenção, de sentir que suas necessidades estão sendo ouvidas e cuidadas e no contexto educacional essa experiência faz toda a diferença no processo de captação de alunos. Nesta palestra, os participantes aprenderão a criar uma experiência de valor para o seu potencial aluno onde o cuidado será o pano de fundo dessa jornada em busca de maximizar suas conversões.

miguel-thompson2

Miguel Thompson

Diretor acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna

As avaliações em larga escala, como o Enem e a maioria dos vestibulares do país, são muito focadas nos aspectos cognitivos. Por outro lado, sabemos que, para oferecer uma formação integral aos alunos e realmente prepará-los para o futuro, as escolas devem ir além e trabalharem aspectos como intuição, relações sociais, sentimentos e emoções. Neste contexto, seria possível haver outras alternativas de avaliação processual? Nesta explanação, Miguel Tompson, doutor  pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo,Professor de Ensino Básico durante 25 anos e que hoje ocupa a direção acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna e é um dos consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD), vai discutir  quais seriam, efetivamente, novas formas de metrificar a formação dos estudantes e que estejam mais alinhadas com o trabalho de formação integral feito pelas escolas.

Painel: Promovendo a saúde na escola

Em tempos de pandemia, saúde e protocolos de higiene também são assuntos para educadores, gestores e famílias. Afinal, manter a comunidade escolar segura é questão primordial e inegociável em qualquer escola que irá retomar suas aulas dentro desse novo cenários de crise mundial. O médico Dr. Vinícius Caveanha,  atuando há 16 anos na área de Medicina do Trabalho, diretor da Workcare Saúde Corporativa e diretor do Centro de Especialidades Médicas “E aí, doutor?”, ao lado da Ionice Lourenço, que é terapeuta cognitivo comportamental, irão tirar dúvidas sobre as medidas que devem ser adotadas por professores, funcionários e alunos dentro das escolas.

Convidados:

vinicius-caveanha2

Dr. Vinícius Caveanha

Diretor da Workcare Saúde Corporativa

ionice

Ionice Lourenço

Terapeuta Cognitivo Comportamental

patricia-peck2

Dra. Patrícia Peck Pinheiro

Advogada Especialista em Direito Digital

Como preparar a escola para a retomada: tratamento de dados sensíveis e adequações necessárias

Com todas as mudanças no formato de ensino que as escolas do todo mundo foram obrigadas a adotar no primeiro semestre de 2020, a prestação de serviços e a relação entre escolas, pais e alunos serão amplamente reconfiguradas. Com isso,  muitas cláusulas nos contratos entre pais e escolas precisarão ser revistos e ajustados. Paralelamente, alterações importantes nas normas de Proteção de Dados brasileira, assim como a adoção de protocolos de segurança da informação para o bom funcionamento do ensino remoto também precisarão ser incorporados aos documentos legais das escolas. Para orientar os gestores nesse novos cenários, convidamos a Dra. Patrícia Peck Pinheiro, professora e advogada PhD em Direito Internacional e Propriedade Intelectual, doutora em Inteligência Artificial pela Faculdade de Direito da USP,  vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação – ASEGI e membro do Conselho de Ética da ABED e  autora de 22 livros de Direito Digital. No evento, Patrícia vai explanar como as escolas devem começar adequar seus documentos.

aline-basso2

Aline Basso

Treinadora de pais e educadores

Encorajamento em tempos de crise: Preparando professores para a retomada

Diante de tantos desafios e a necessidade latente da reinvenção – ágil e eficiente – é comum nos sentirmos perdidos e até paralisados, sem saber como e por onde começar a agir. Aline Basso, formada em Relações Públicas, com especialização em comunicação para negócios nos EUA, que atuou no mundo corporativo nas áreas de Comunicação Interna e Gestão de Pessoas- vem nos ajudar como entender por onde ir. A profissional, certificada em Disciplina Positiva e Consultora em Encorajamento, desenvolveu o método 3 C’s: Conectar, Comunicar e Colaborar na interação com crianças e adolescentes.  Agora, diante da pandemia, ela incluiu Coragem e Criatividade à sua lista e vai nos ajudar a pensar como a escola, os professores, os alunos e os pais podem retomar juntos, com empatia e um passo de cada vez, às aulas presenciais.

Painel: Diagnóstico da Educação

Nos últimos meses, a palavra de ordem na educação foi a reinvenção. A necessidade de adaptar conteúdos, equipe e estudantes para ensinar e aprender mediados pela tecnologia e, ao mesmo tempo, seguir se comunicando e educando com qualidade para evitar insatisfação das famílias e dos alunos e aumentar o risco da evasão escolar, levou os gestores a terem que enfrentar um dos maiores desafios de suas carreiras. Mas, o que será que funcionou neste processo de ensino remoto? Quais foram os principais erros das escolas e onde elas souberam se adaptar com mais facilidade? O que será que os pais consideraram mais eficientes? Nesta palestra, Vahid Sherafat- CEO do Escolas Exponenciais e da ClassAppp e Fabrício de Paula, professor e pesquisador associado ao Escolas Exponenciais- vão apresentar os principais dados do Diagnóstico Nacional da Educação, uma pesquisa independente realizada com milhares de pais, professores e gestores de todo país,  contendo indicadores que ajudarão os participantes a se localizarem e a compararem sua realidade com o cenário nacional.

Convidados:

vahid2

Vahid Sherafat

Co-Fundador e CEO da ClassApp

38-fabricio

Fabrício de Paula

Pesquisador Associado ao Escolas Exponencias

gunther-mittermayer

Günther Mittermayer

Um dos fundadores da Escola Mais

Metodologias Ativas em escolas Low cost

Mais do que um termo da moda, as metodologias ativas são uma forma de se pensar a Educação que prepara os estudantes para os enormes desafios que terão de enfrentar nas próximas décadas. Embora termos como “sala de aula invertida”, “ensino híbrido”, “aprendizagem baseada em projetos” possam parecer práticas muito distantes e só praticáveis por escolas que atendem o público de alta renda, o momento atual mostra que elas representam necessidades educacionais de todos os tipos de escolas, sobretudo depois de se verem obrigadas a encontrarem nas metodologias ativas uma forma de atuação eficiente para seguir. Nessa conversa, Günther Mittermayer mostra que as metodologias ativas e a tecnologia podem ser grandes aliadas para se construir uma Educação de alta qualidade por um custo acessível. Günther é um dos fundadores Diretor de Operações e Tecnologia da Escola Mais, rede de escolas low-cost de São Paulo. Günther é Educador e Engenheiro de Computação formado pela Poli-USP com mestrado na Hochschule Mannheim, Alemanha.

Painel: Qual o papel do educador no novo contexto escolar pós-pandemia?

Diante de uma cenário novo, precisamos renovar também nossas atitudes e posturas. E neste momento, é inegável que a esteja sendo transformada, a educação amplamente revista a adaptada – e, diante disso, nada mais natural que o mesmo aconteça com os educadores, que precisam se adaptar para transitarem com segurança e qualidade nas diferentes plataformas e formatos educacionais. E a reflexão que paira é: qual o papel do educador no novo contexto escolar? Para ajudar a responder a essa questão, Fernanda Nyari – pedagoga, sócia fundadora da Kinder Kampus School e sócia palestrante da Improve –, Flavio Marini  – professor, coach de Inteligência Emocional e sócio da Improve – e Ismael Rocha, doutor em Educação e Sociologia, diretor acadêmico da ESPM e diretor acadêmico do Institute of Technology and Education – conversam sobre qual deve ser o papel do educador diante deste novo contexto tão crítico para o setor educacional.

Convidados:

fernanda-nyari

Fernanda Nyari

Pedagoga e Sócia fundadora da Kinder Kampus School

flavio-marini

Flávio Marini

Professor, Coach de Inteligência Emocional, sócio palestrante da Improve

ismael-min

Prof. Dr. Ismael Rocha

Diretor Acadêmico do Institute of Technology and Education

Painel: Porque ter uma escola essencialmente híbrida?

Muitas escolas já sabem que terão que adotar, pelo menos até que tudo se restabeleça, um modelo de educação híbrido. Ou seja, uma forma de aprender e ensinar que perpasse a sala de aula presencial com a aula virtual, na casa do aluno. Nesse painel, Bruno Ferrari, diretor de produto do Nave à Vela – empresa que acredita  em uma educação feita com muita paixão, inovação e mão na massa irá conversar com Rodrigo Campos, Co-Fundador e CEO da Explica Mais – plataforma educacional que possibilita às escolas o Ensino Híbrido. Bruno e Rodrigo, nesse bate-papo,  vão para ir direto à prática:  quais são melhores exemplos de ensino híbrido no Brasil e no mundo? Quais  metodologias funcionam para sistemas híbridos? Que ferramentas pedagógicas são necessárias para ter sucesso nesse formato? E,  afinal, como e por que ter uma escola essencialmente híbrida? 

Convidados:

bruno

Bruno Ferrari

Diretor de Produto no Nave à Vela

rodrigo-campos

Rodrigo Campos

Co-Fundador e CEO da Explica Mais

Painel: 9 estratégias de engajamento para a volta às aulas

O engajamento e a participação ativa da comunidade escolar, especialmente dos pais, sempre foi um desafio cotidiano para as escolas. E com a pandemia, esse problema ficou ainda mais latente. As transformações e adaptações necessárias, o volume de informações e a distância física, aliadas à falta de manejo da complexidade das ferramentas e das dinâmicas das aulas remotas deixaram todo o processo de comunicação e de proximidade entre escolas e famílias com um hiato ainda maior. Agora, com volta parcial das aulas presenciais, quais seriam as principais estratégias para aproximar e melhorar a qualidade desse relacionamento, transformando esse desafio em uma oportunidade? Nesta palestra, Alessandra Torres Santos, formada em Gestão pela Unicamp e  consultora no Sucesso do Cliente da ClassApp, ao lado de Vinicius Mori, um dos principais responsáveis por garantir a entrega da melhor experiência para escolas, pais e alunos clientes da ClassApp- vão apresentar cases reais de instituições que melhor atravessaram essa crise, dando dicas de como adaptá-los à sua escola de forma prática e direta.

Convidados:

alessandra2

Alessandra Torres

Consultora do Sucesso do Cliente na ClassApp

vinicius-mori2

Vinícius Mori

Consultor do Sucesso do Cliente na ClassApp

Painel: Repensando espaços e experiências na escola

A pandemia fez o mundo perceber que os ambientes escolares também precisam estar “saudáveis”para receber com segurança toda comunidade escolar no volta às aulas presenciais. Mas, o que isso significa na prática? Como adequar a arquitetura da sua escola para o mundo pós pandemia? Nesse painel, Cláudia Mota, Arquiteta FAU Mackenzie e especializada em escolas, vai nos trazer um panorama a respeito dos novos protocolos e concepções para a arquitetura escolar. 

Convidadas:

claudia-mota2

Cláudia Mota

Arquiteta especializada em ambientes escolares

janaina

Janaina Reimberg

Gerente de Experiência do Cliente e PO de E-commerce na FTD Educação

rafaela-fogaca2

Rafaela Fogaça

Head comercial de novas parcerias do Melhor Escola

Diretor 3.0: Competências dos gestores escolares que se fortalecem com a crise