conecta-live-logo3

Conecta EX Live: o maior evento online de educação da América Latina

Empoderando toda a comunidade escolar para um novo começo

Confira como foi o evento de 2020

Esse evento é único e ele existe para nutrir os valores que mais precisamos nesse momento: Informação, Inspiração, Esperança, Criatividade, União e Ação! Com uma programação 100% online e em sua grande maioria gratuita, o evento é direcionado a toda a comunidade escolar!

100-online-min

O evento vai ser crucial para a reflexão e planejamento de gestores e diretores, para um novo recomeço com criatividade e união, além de servir de encorajamento para os professores, que são os nossos guerreiros que estão na linha de frente dessa crise, e que nos ajudam a manter a educação pulsando neste país, com e apesar de todas as circunstâncias. O último dia o evento também terá o foco de ajudar a envolver os pais de alunos para que eles também entendam seu papel e sua contribuição nessa jornada coletiva.

icone-01

3 dias

de aprendizado

icone-03

10.000

participantes

icone-04

+30

palestras

icone-05

5

trilhas paralelas

Destaques confirmados de 2020

may-taherzadeh-min

Destaque internacional

vip-pass

com May Taherzadeh

O poder das artes em inspirar mudanças sociais

Cineasta premiada internacionalmente em dezenas de festivais pelo filme “Uma Escolha”, May Taherzadeh aborda em seu curta metragem o valor e importância da educação para equidade racial e de gênero. Nesta palestra, May vai discutir como a arte pode ser um excelente instrumento para criar reflexões entre toda comunidade escolar na abordagem de temas complexos, como a igualdade de raça.

com Viviane Mosé

Reflexões sobre o futuro da escola

Quem poderia imaginar que o maior desafio da educação em 2020 seria lidar com a suspensão das aulas presenciais? Com o avanço da pandemia, de uma hora para a outra, as escolas foram obrigadas a se adaptarem para um futuro que, de repente, se impôs. Mas, o que acontecerá de agora em diante? Em que medida todas as experiências vividas neste período podem mudar o papel da escola nos próximos anos? Nesta palestra, Viviane Mosé, psicóloga e psicanalista, mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, com experiência de 30 anos na docência, discute qual será o impacto dessas transformações no ensino e no aprendizado dos alunos.

marina-klink-min

com Marina Klink

Navegando mares desconhecidos com confiança

Estamos atravessando um momento turbulento e tempestuoso. Neste contexto, a fotógrafa e escritora Marina Klink, com sua visão e experiência singulares de quem navegou por 17 vezes com o marido, Amyr Klink, rumo à Antártida, convida toda comunidade escolar para uma reflexão e investigação profundas em busca de desvendar para onde estamos indo.

com Arthur Igreja

Transformando crises em oportunidades

Toda crise pode ser encarada como um portal para o autoconhecimento, à medida que somos obrigados a nos reinventar, a buscar soluções, rever posições, arriscar e inovar. Que dirá, então, de uma crise como a que estamos atravessando e que abalou as estruturas de todo o mundo? Para nos provocar a pensar sobre como tirar o melhor proveito deste momento, convidamos Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa, palestrante e professor com experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países. 

arthur-igreja-min
logo-white-aaa
jennifer-groff3

Destaque internacional

vip-pass

com Jennifer Groff

Evolução dos espaços de aprendizado

A pandemia redefiniu os formatos de aula e, com isso, os espaços em que o aprendizado acontece. Em vista disso, a pergunta que nos inquieta é: como serão os novos ambientes – reais e virtuais –  na educação e como podemos adaptá-los para uma melhor experiência de aprendizado, sobretudo na reabertura das escolas? Jennifer Groff, doutora pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) Mídia Lab – um dos 100 principais influenciadores em EdTechs do mundo –  irá esclarecer as dúvidas dos participantes sobre como os espaços de aprendizado vem evoluindo e quais são as perspectivas e tendências nesta direção. Jennifer é engenheira educacional, designer e pesquisadora, co-fundadora da ONG internacional Centre for Curriculum Redesign e especialista em redesenhar ambientes de aprendizagem e transformar sistemas de ensino. Atualmente, lidera o desenvolvimento de um hub global de inovação para apoiar as escolas a liderarem sua própria jornada de transformação.

edu-lyra-min

Edu Lyra

Educação e Impacto Social

gustavo-fuga-min
vip-pass

Gustavo Fuga

Transformação digital nas escolas

selma-moura-min

Selma Moura

Coconstruindo uma visão bilíngue

feizi-milani-min

Feizi Milani

Saúde emocional, bem-estar e resiliência

reinaldo-domingos-min
vip-pass

Reinaldo Domingos

Gestão financeira para sair da crise

pejaman-samoori-min

Pejman Samoori

Educação com valores

douglas-gigliotti-min

Douglas Giglioti

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

_natalia-castan-min
vip-pass

Natalia Castan

Captação de alunos em tempos de pandemia

miguel-thompson2-min

Miguel Thompson

A formação integral e a adequação das avaliações institucionais a esse objetivo

vinicius-ionice

Dr. Vinícius Caveanha e Ionice Lourenço

Painel: Promovendo a saúde na escola

patricia-peck-min
vip-pass

Dra. Patrícia Peck

Como preparar a escola para a retomada: tratamento de dados sensíveis e adequações necessárias

aline-basso-min

Aline Basso

Encorajamento em tempos de crise: Preparando professores para a retomada

fabricio-vahid3

Vahid Sherafat e Fabrício de Paula

Painel: Diagnóstico da Educação

gunther-min
vip-pass

Günther Mittermayer

Metodologias Ativas em escolas Low cost

flavio-fernanda-ismael-min

Fernanda Nyari, Flávio Marini e Ismael Rocha

Painel: Qual o Papel do Educador no Novo Contexto Escolar Pós Pandemia?

bruno-rodrigo-min

Bruno Ferrari e Rodrigo Campos

Painel: Por que ter uma escola essencialmente híbrida?

mori-ale-min

Alessandra Torres e Vinicius Mori

9 estratégias de engajamento para a volta às aulas

claudia-janaina

Claudia Mota e Janaína Reimberg

Painel: Repensando espaços e experiências na escola

rafaela-fogaca

Rafaela Fogaça

Diretor 3.0: Competências dos gestores escolares que se fortalecem com a crise

Thiago Faria, Ivan da
Cunha, Andréa Tavares e Maurício Berbel

Painel: Prospecção e campanha de matrículas

Gabriel Alves e Guilherme Lima

Painel: Fusões e Aquisições na educação: Como funciona o processo de venda e integração de uma escola

viviane-janaina

Viviane Passarini e Janaína Pontes

Painel: Reforçando a parceria família-escola - Infantil e Fundamental 1

vip-pass

Beatriz Tabith e Julliana Bonato

Painel: Segurança alimentar na escola

monica-ericka-elaine2

Monica Padroni, Ericka Vitta e Elaine Mazzer

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Infantil e Fundamental I

mayra-michel-elaine
vip-pass

Mayra Ivanoff Lora, Michel Pinto e Elaine Marquezini

Painel: Desafios e oportunidades

vip-pass

Maria da Conceição Bracons, Leonardo Taves e José Luiz Carille

Painel: Experiências Internacionais - Educadores

Mary Aune e Juliana Shams

Painel: Derrubando trincheiras e estabelecendo relações construtivas no ambiente escolar

Susan Clemesha e Luizinho Magalhães

Avaliação formativa e documentação pedagógica em contextos híbridos

jose-flavio-tatiana
vip-pass

José Alessandro, Flávio Lavorato e Tatiana Cury

Painel: Plano de retorno às aulas

Cristian Torres e Diego Thuler

Painel: Tecnologia e Inovação na Educação, estratégias para desenvolvimento de competências do século XXI

giovana-erika-luciana

Giovana Benevides, Erika Hiramatsu e Luciana Savioli

Painel: Experiências Internacionais - Pais

Heliana Beltrame, Alessandro Bernardo e Farid Meinberg Mauad 

Painel: Reforçando a parceria família-escola Fundamental II e Médio

cassio-erik-tanya

Cássio Mori, Erik Hörner e Tânya Monteiro

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Fundamental II e Médio

cristiana-karystha-samin

Cristiana Pappacena, Kárystha Caetano e Samin Shams

Painel: Fortalecendo a equipe escolar

Crescimento, evolução e aprendizado de toda a comunidade escolar
Preparando as instituições de ensino para um novo momento, com apoio e empatia
Oportunidade para as escolas refletirem e planejarem esse novo recomeço com criatividade, segurança e saúde
Auxilie a comunidade escolar a refletir sobre seus papeis nesse momento único
Previous
Next

A grande parte da nossa programação é gratuita! Mas temos uma série de palestras escolhida especialmente para as escolas que querem ir além e aproveitar o evento como um todo! Essas palestras vão estar disponíveis para quem adquirir o ingresso VIP. 

Confira as diferenças:

Inscrição Gratuita

R$ 0
  • Acesso a 25 palestras abertas (ao vivo)
  • Certificado

VIP Pass

R$ 90
  • Acesso a 25 palestras abertas (ao vivo e gravações)
  • Acesso a 14 palestras exclusivas (ao vivo e gravações)
  • Certificado
  • Acesso aos materiais das palestras
  • Tradução simultânea

Garanta seu VIP Pass e tenha acesso a todas as palestras!

Nosso evento já terminou, mas ainda dá tempo de garantir seu VIP Pass e ter acesso a todas as palestras! Obs.: o VIP pass só vai ficar disponível para compra até o dia 30/07.

PatrocíNIO 2020

Tem interesse em patrocinar o maior evento online de educação da América Latina?

Mantenedora

ClassApp-LOGO-HORIZONTAL_azul

Patrocinadores Diamond

logo-melhor-escola-tela-RGB
family-center-logo-200

Patrocinadores Gold

Atelie Urbano
ftd-logo
Nave à Vela_principal
tech4me
Logo_Iteduc-01
logotipos_littlemaker_2020-02
logo-escola-luminova-color-retina
Explica Mais
Logo_Sphere_Positivo
LOGO-ECOTREKO_CURVA2

Patrocinadores Silver

Apoio

SD-versa¦âo-horizontal-positiva
paula_logotipo_aplicaçΣes_170321_vertical_positiva_comslogan
dia-de-doar
maple-bear
umbigo

Plataforma Oficial de Inscrições:

sympla

Organização:

ClassApp
Novo logo-escolas-exponenciais2-01

As inscrições para o nosso próximo evento ainda não começaram, mas você já pode se pré-inscrever e garantir a sua vaga

Ainda não recebeu o seu certificado do evento de 2020? Preencha seus dados e entraremos em contato

Está com dificuldades para acessar as palestras?

Você pode assisti-las diretamente pelo nosso canal no Youtube:

Fez sua inscrição VIP e não recebeu o código de acesso às palestras?

Mande um e-mail para: raj@escolasexponenciais.com.br que iremos te ajudar

edu2

Edu Lyra

Fundador da ONG Gerando Falcões

Educação e impacto social

Edu Lyra nasceu na favela. O pai, envolvido com o crime, foi preso quando Edu ainda era criança. Sua mãe, porém, sempre acreditou que ele pudesse romper com a miséria e voar alto. “Não importa de onde você vem, mas pra onde você vai”, dizia a ele. Edu acreditou nas palavras da mãe e hoje é um empreendedor social, de destaque internacional, nomeado como um dos jovens brasileiros mais influentes no mundo pelo Global Shapers e pela Forbes Brasil; Jovem Empreendedor do Ano pelo Lide e Homem do Ano pela revista GQ. No Conecta, Edu vai contar como a crença que sua mãe tinha em seu futuro foi fundamental para pavimentar sua autoestima rumo ao sucesso, destacando o poder de pais e professores acreditarem no potencial as crianças e jovens. Seu trabalho à frente da ONG Gerando Falcões, seus projetos e sonhos futuros também serão abordados na apresentação.

gustavo-fuga

Gustavo Fuga

Fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas

Transformação digital nas escolas

Embora uma grande onda digital já vinha acontecendo nas escolas há tempos e transformando a aprendizagem em diversos contextos educacionais, virou um tsunami poderoso e avassalador com a chegada da pandemia, impactando rápida e irreversivelmente as escolas de todas as classes, faixas etárias e países. Para falar sobre os impactos dessa transformação, trazemos Gustavo Fuga, economista pela FEA-USP e fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas-  inovadora rede de escolas de idiomas que atua com professores estrangeiros. Gustavo é um jovem empreendedor de destaque, reconhecido por títulos como “30 under 30”- pela International Literacy Foundation, “Global Fellow da International Youth Foundation”, “Talento Jovem do Ano” pela Viva Foundation, além de ser membro da comunidade Global Shape.  No Conecta, Fuga vai dar sua visão sobre como a aceleração digital na educação pode ser benéfica para toda comunidade escolar.

selma-moura

Selma Moura

Diretora na St Nicholas School

Coconstruindo uma visão bilíngue

Mesmo em meio à pandemia, o Conselho Nacional de Educação segue avançando nas discussões para compôr as diretrizes curriculares nacionais para a educação bilíngue, tamanha a relevância do tema. Isso porque, fica cada vez mais evidente que os alunos devem ser preparados para o mundo e, dominar uma segunda língua, é essencial para desenvolver habilidades e competências para chegar a esse objetivo. Nessa palestra, Selma Moura, diretora na St Nicholas School, professora dos curso de especialização em Multilinguismo e Educação Global da PUC-PR e mestre em Linguagem e Educação pela USP, nos apresenta os principais avanços na legislação que quer democratizar o ensino bilíngue para escolas públicas e privadas, mostrando como ela pode ser uma ferramenta de transformação pessoal, social e cultural para os estudantes.

feizi-milani

Feizi Milani

Fundador do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humano

Saúde emocional, bem-estar e resiliência

Não há como negar que a rotina de toda comunidade escolar foi profundamente alterada nos últimos meses. E os reflexos vão além de possíveis prejuízos relacionados à aprendizagem de conteúdos: eles interferem diretamente na saúde emocional de todos, de gestores a alunos. E já são até apresentados em indicadores de diversos institutos como um dos grandes desafios no momento da retomada. Desta forma, como a escola pode contribuir para o equilíbrio emocional da sua comunidade? Essa é questão central da palestra de Feizi Milani, médico, terapeuta, doutor em Saúde Pública e fundador do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos, que vai nos ajudar a refletir sobre como trabalhar o bem estar e a resiliência na escola.

reinaldo-domingos2

Reinaldo Domingos

É possível que pessoas e instituições possam assumir definitivamente o controle das suas vidas financeiras, mesmo em momentos de grandes crises como o atual? A resposta é sim. E, nesta palestra,  Reinaldo Domingos é mestre em Educação Financeira, palestrante, escritor, educador e terapeuta financeiro, vai mostrar aos participantes como funciona a Metodologia DSOP-  uma forma eficaz de realizar sonhos, pela qual milhares de pessoas já encontraram o caminho da prosperidade ao colocarem em prática esses ensinamentos. Na metodologia, Domingos propõe uma nova forma de lidar com o dinheiro, destinada principalmente para a realização de  sonhos, metas e  objetivos.

pejman-samoori-14

Pejman Samoori

Sem uma visão coletiva do futuro e uma crença sobre a natureza nobre essencial do ser humano, qualquer esforço de educação de valores é tendencioso. Valores não são neutros, e tem em si uma perspectiva de mundo e de indivíduo, sobretudo em momentos de tão incertos, como o que estamos vivendo. Nesse sentido, Pejman Samoori, Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, mestre em educação pela Universidade Federal da Amazônia e, em Ciências Biológicas, pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia, vai nos provocar nesta palestra, a pensar sobre qual é a visão de mundo e de ser humano que a educação deve nortear seus esforços para contribuir para a melhora o futuro da humanidade.

douglas2

Douglas Giglioti

Sócio-fundador e educador da Reconectta

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

Já tem um bom tempo que a escola vinha sendo questionada sobre sua responsabilidade em não apenas ensinar, mas também em colocar em prática valores ambientais e sustentáveis. E, diante dos recentes anúncios econômicos globais no cenário pós-pandemia, ampliar as possibilidades de trabalhar a sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo para as escolas. Nesta palestra, Douglas Giglioti, Sócio-fundador e educador na Reconectta e reconhecido como Global Shaper pelo seu trabalho na área pelo Fórum Econômico Mundial e Climate Reality Leader, vai abordar as oportunidades nesta jornada e mostrar como a sustentabilidade se liga à inovação escolar.

natalia2

Natalia Castan

Sócia fundadora do Grupo Unite

Captação de alunos em tempos de pandemia

Os estudantes e/ou responsáveis querem qualidade, preço, prontidão e proteção. Neste contexto, o toque humano é essencial e traz um outro elemento que transforma a percepção de segurança em proteção: o cuidado. Em um momento de tanta instabilidade, é natural que as pessoas estejam em busca de atenção, de sentir que suas necessidades estão sendo ouvidas e cuidadas e no contexto educacional essa experiência faz toda a diferença no processo de captação de alunos. Nesta palestra, os participantes aprenderão a criar uma experiência de valor para o seu potencial aluno onde o cuidado será o pano de fundo dessa jornada em busca de maximizar suas conversões.

miguel-thompson2

Miguel Thompson

Diretor acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna

As avaliações em larga escala, como o Enem e a maioria dos vestibulares do país, são muito focadas nos aspectos cognitivos. Por outro lado, sabemos que, para oferecer uma formação integral aos alunos e realmente prepará-los para o futuro, as escolas devem ir além e trabalharem aspectos como intuição, relações sociais, sentimentos e emoções. Neste contexto, seria possível haver outras alternativas de avaliação processual? Nesta explanação, Miguel Tompson, doutor  pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo,Professor de Ensino Básico durante 25 anos e que hoje ocupa a direção acadêmico da Fundação Santillana da Editora Moderna e é um dos consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD), vai discutir  quais seriam, efetivamente, novas formas de metrificar a formação dos estudantes e que estejam mais alinhadas com o trabalho de formação integral feito pelas escolas.

Painel: Promovendo a saúde na escola

Em tempos de pandemia, saúde e protocolos de higiene também são assuntos para educadores, gestores e famílias. Afinal, manter a comunidade escolar segura é questão primordial e inegociável em qualquer escola que irá retomar suas aulas dentro desse novo cenários de crise mundial. O médico Dr. Vinícius Caveanha,  atuando há 16 anos na área de Medicina do Trabalho, diretor da Workcare Saúde Corporativa e diretor do Centro de Especialidades Médicas “E aí, doutor?”, ao lado da Ionice Lourenço, que é terapeuta cognitivo comportamental, irão tirar dúvidas sobre as medidas que devem ser adotadas por professores, funcionários e alunos dentro das escolas.

Convidados:

vinicius-caveanha2

Dr. Vinícius Caveanha

Diretor da Workcare Saúde Corporativa

ionice

Ionice Lourenço

Terapeuta Cognitivo Comportamental

patricia-peck2

Dra. Patrícia Peck Pinheiro

Advogada Especialista em Direito Digital

Como preparar a escola para a retomada: tratamento de dados sensíveis e adequações necessárias

Com todas as mudanças no formato de ensino que as escolas do todo mundo foram obrigadas a adotar no primeiro semestre de 2020, a prestação de serviços e a relação entre escolas, pais e alunos serão amplamente reconfiguradas. Com isso,  muitas cláusulas nos contratos entre pais e escolas precisarão ser revistos e ajustados. Paralelamente, alterações importantes nas normas de Proteção de Dados brasileira, assim como a adoção de protocolos de segurança da informação para o bom funcionamento do ensino remoto também precisarão ser incorporados aos documentos legais das escolas. Para orientar os gestores nesse novos cenários, convidamos a Dra. Patrícia Peck Pinheiro, professora e advogada PhD em Direito Internacional e Propriedade Intelectual, doutora em Inteligência Artificial pela Faculdade de Direito da USP,  vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação – ASEGI e membro do Conselho de Ética da ABED e  autora de 22 livros de Direito Digital. No evento, Patrícia vai explanar como as escolas devem começar adequar seus documentos.

aline-basso2

Aline Basso

Treinadora de pais e educadores

Encorajamento em tempos de crise: Preparando professores para a retomada

Diante de tantos desafios e a necessidade latente da reinvenção – ágil e eficiente – é comum nos sentirmos perdidos e até paralisados, sem saber como e por onde começar a agir. Aline Basso, formada em Relações Públicas, com especialização em comunicação para negócios nos EUA, que atuou no mundo corporativo nas áreas de Comunicação Interna e Gestão de Pessoas- vem nos ajudar como entender por onde ir. A profissional, certificada em Disciplina Positiva e Consultora em Encorajamento, desenvolveu o método 3 C’s: Conectar, Comunicar e Colaborar na interação com crianças e adolescentes.  Agora, diante da pandemia, ela incluiu Coragem e Criatividade à sua lista e vai nos ajudar a pensar como a escola, os professores, os alunos e os pais podem retomar juntos, com empatia e um passo de cada vez, às aulas presenciais.

Painel: Diagnóstico da Educação

Nos últimos meses, a palavra de ordem na educação foi a reinvenção. A necessidade de adaptar conteúdos, equipe e estudantes para ensinar e aprender mediados pela tecnologia e, ao mesmo tempo, seguir se comunicando e educando com qualidade para evitar insatisfação das famílias e dos alunos e aumentar o risco da evasão escolar, levou os gestores a terem que enfrentar um dos maiores desafios de suas carreiras. Mas, o que será que funcionou neste processo de ensino remoto? Quais foram os principais erros das escolas e onde elas souberam se adaptar com mais facilidade? O que será que os pais consideraram mais eficientes? Nesta palestra, Vahid Sherafat- CEO do Escolas Exponenciais e da ClassAppp e Fabrício de Paula, professor e pesquisador associado ao Escolas Exponenciais- vão apresentar os principais dados do Diagnóstico Nacional da Educação, uma pesquisa independente realizada com milhares de pais, professores e gestores de todo país,  contendo indicadores que ajudarão os participantes a se localizarem e a compararem sua realidade com o cenário nacional.

Convidados:

vahid2

Vahid Sherafat

Co-Fundador e CEO da ClassApp

38-fabricio

Fabrício de Paula

Pesquisador Associado ao Escolas Exponencias

gunther-mittermayer

Günther Mittermayer

Um dos fundadores da Escola Mais

Metodologias Ativas em escolas Low cost

Mais do que um termo da moda, as metodologias ativas são uma forma de se pensar a Educação que prepara os estudantes para os enormes desafios que terão de enfrentar nas próximas décadas. Embora termos como “sala de aula invertida”, “ensino híbrido”, “aprendizagem baseada em projetos” possam parecer práticas muito distantes e só praticáveis por escolas que atendem o público de alta renda, o momento atual mostra que elas representam necessidades educacionais de todos os tipos de escolas, sobretudo depois de se verem obrigadas a encontrarem nas metodologias ativas uma forma de atuação eficiente para seguir. Nessa conversa, Günther Mittermayer mostra que as metodologias ativas e a tecnologia podem ser grandes aliadas para se construir uma Educação de alta qualidade por um custo acessível. Günther é um dos fundadores Diretor de Operações e Tecnologia da Escola Mais, rede de escolas low-cost de São Paulo. Günther é Educador e Engenheiro de Computação formado pela Poli-USP com mestrado na Hochschule Mannheim, Alemanha.

Painel: Qual o papel do educador no novo contexto escolar pós-pandemia?

Diante de uma cenário novo, precisamos renovar também nossas atitudes e posturas. E neste momento, é inegável que a esteja sendo transformada, a educação amplamente revista a adaptada – e, diante disso, nada mais natural que o mesmo aconteça com os educadores, que precisam se adaptar para transitarem com segurança e qualidade nas diferentes plataformas e formatos educacionais. E a reflexão que paira é: qual o papel do educador no novo contexto escolar? Para ajudar a responder a essa questão, Fernanda Nyari – pedagoga, sócia fundadora da Kinder Kampus School e sócia palestrante da Improve –, Flavio Marini  – professor, coach de Inteligência Emocional e sócio da Improve – e Ismael Rocha, doutor em Educação e Sociologia, diretor acadêmico da ESPM e diretor acadêmico do Institute of Technology and Education – conversam sobre qual deve ser o papel do educador diante deste novo contexto tão crítico para o setor educacional.

Convidados:

fernanda-nyari

Fernanda Nyari

Pedagoga e Sócia fundadora da Kinder Kampus School

flavio-marini

Flávio Marini

Professor, Coach de Inteligência Emocional, sócio palestrante da Improve

ismael-min

Prof. Dr. Ismael Rocha

Diretor Acadêmico do Institute of Technology and Education

Painel: Porque ter uma escola essencialmente híbrida?

Muitas escolas já sabem que terão que adotar, pelo menos até que tudo se restabeleça, um modelo de educação híbrido. Ou seja, uma forma de aprender e ensinar que perpasse a sala de aula presencial com a aula virtual, na casa do aluno. Nesse painel, Bruno Ferrari, diretor de produto do Nave à Vela – empresa que acredita  em uma educação feita com muita paixão, inovação e mão na massa irá conversar com Rodrigo Campos, Co-Fundador e CEO da Explica Mais – plataforma educacional que possibilita às escolas o Ensino Híbrido. Bruno e Rodrigo, nesse bate-papo,  vão para ir direto à prática:  quais são melhores exemplos de ensino híbrido no Brasil e no mundo? Quais  metodologias funcionam para sistemas híbridos? Que ferramentas pedagógicas são necessárias para ter sucesso nesse formato? E,  afinal, como e por que ter uma escola essencialmente híbrida? 

Convidados:

bruno

Bruno Ferrari

Diretor de Produto no Nave à Vela

rodrigo-campos

Rodrigo Campos

Co-Fundador e CEO da Explica Mais

Painel: 9 estratégias de engajamento para a volta às aulas

O engajamento e a participação ativa da comunidade escolar, especialmente dos pais, sempre foi um desafio cotidiano para as escolas. E com a pandemia, esse problema ficou ainda mais latente. As transformações e adaptações necessárias, o volume de informações e a distância física, aliadas à falta de manejo da complexidade das ferramentas e das dinâmicas das aulas remotas deixaram todo o processo de comunicação e de proximidade entre escolas e famílias com um hiato ainda maior. Agora, com volta parcial das aulas presenciais, quais seriam as principais estratégias para aproximar e melhorar a qualidade desse relacionamento, transformando esse desafio em uma oportunidade? Nesta palestra, Alessandra Torres Santos, formada em Gestão pela Unicamp e  consultora no Sucesso do Cliente da ClassApp, ao lado de Vinicius Mori, um dos principais responsáveis por garantir a entrega da melhor experiência para escolas, pais e alunos clientes da ClassApp- vão apresentar cases reais de instituições que melhor atravessaram essa crise, dando dicas de como adaptá-los à sua escola de forma prática e direta.

Convidados:

alessandra2

Alessandra Torres

Consultora do Sucesso do Cliente na ClassApp

vinicius-mori2

Vinícius Mori

Consultor do Sucesso do Cliente na ClassApp

Painel: Repensando espaços e experiências na escola

A pandemia fez o mundo perceber que os ambientes escolares também precisam estar “saudáveis”para receber com segurança toda comunidade escolar no volta às aulas presenciais. Mas, o que isso significa na prática? Como adequar a arquitetura da sua escola para o mundo pós pandemia? Nesse painel, Cláudia Mota, Arquiteta FAU Mackenzie e especializada em escolas, vai nos trazer um panorama a respeito dos novos protocolos e concepções para a arquitetura escolar. 

Convidadas:

claudia-mota2

Cláudia Mota

Arquiteta especializada em ambientes escolares

janaina

Janaina Reimberg

Gerente de Experiência do Cliente e PO de E-commerce na FTD Educação

rafaela-fogaca2

Rafaela Fogaça

Head comercial de novas parcerias do Melhor Escola

Diretor 3.0: Competências dos gestores escolares que se fortalecem com a crise

Que competências formam um gestor eficiente, seguro, colaborativo e que sabe liderar sua equipe e manter bom relacionamento os alunos e as famílias, mesmo em momentos de águas turvas e revoltas? Como ser firme e competente sem perder a empatia para acolher toda a comunidade escolar no momento da retomada? Rafaela Fogaça, pós-graduada em Metodologia e Gestão para Educação à Distância, Marketing e Vendas, Gestão estratégica de Negócios, Psicologia Organizacional, e atual Head comercial de novas parcerias do Melhor Escola, do grupo Quero Educação reúne sua vasta experiência na área para dizer quais são as características fundamentais de um gestor sólido –  e como você pode desenvolvê-las para crescer com a crise.

Prospecção e campanha de matrículas

A prospecção e retenção de novos alunos por si só sempre foi um dos grandes desafios das escolas – elevado ao extremo, agora, meio à pandemia e ao questionamento sobre como vai funcionar o retorno às aulas presenciais e à eficácia do ensino à distância. O que mudou neste contexto e quais podem ser as soluções para as escolas para não reduzirem seu quadro de alunos e, ainda, atrairem novas matrículas? Thiago Faria – gerente Comercial do Grupo SEB e criador do Escola Cheia-, Ivan da Cunha – Professor e Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação– e Andréa Tavares- consultora em Marketing Educacional há 6 anos e CEO da agência Bear, mediados por Maurício Berbel, que é sócio e consultor na Alabama Consultoria Educacional-, trazem ideias e insights para que as escolas encontrem novos caminhos comerciais em meio ao austero cenário educacional do país.

Moderador:

mauricio2-min

Maurício Berbel

Sócio e consultor na Alabama Consultoria Educacional

Convidados:

thiago-faria2

Thiago Faria

Gerente Comercial do Grupo SEB

ivan-da-cunha

Ivan da Cunha

Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação.

Andrea 1

Andréa Tavares

Consultora em Marketing Educacional

Painel: Fusões e Aquisições na educação: Como funciona o processo de venda e integração de uma escola

O mercado da educação privada brasileira foi impactado profundamente com o fechamento das escolas e com a mudança repentina para o formato online. Neste cenário, as instituições de ensino, sobretudo as de educação infantil, foram as mais afetadas e muitas delas perderam sua força econômica e vitalidade financeira para se manterem saudáveis como empresa. Neste painel, Gabriel Alves – Co-fundador e CEO da Rede Decisão- e  Guilherme Lima – Sócio e Coordenador de Expansão da Rede Decisão, vão falar sobre como os fundos de investimento e até mesmo a venda e a aquisição de escolas podem ser alternativas para ajudar o mercado a se  reerguer e  a se recolocar em um cenário pautado por incertezas.

Convidados:

Giovana Benevides

gabriel-alves

Gabriel Alves

CEO da Rede Decisão

guilherme-lima

Guilherme Lima

Coordenador de Expansão na Rede Decisão

Painel: Reforçando a parceria família-escola Infantil e Fund. 1

Com a suspensão das aulas presenciais, as relações entre as escolas e as família foram colocadas em xeque e precisaram, também, serem reconfiguradas ao longo desse período de ensino remoto. Dentre tantos outros fatores, a comunicação precisou ser rapidamente adaptada para encurtar distâncias nunca antes tão longas e, assim, manter-se a conexão e a colaboração, essenciais para a travessia dos meses de educação em casa. Neste painel, representantes dos Colégio Xingu (grande São Paulo), Kinder Campus (São Paulo) e Cirandarte Educação Infantil ( grande São Paulo) vão nos contar como estreitaram, neste período, a parceria com os pais do ensino infantil e fundamental 1 e, juntos, driblaram os desafios de manter os alunos estimulados e engajados em casa.

Convidadas:

02-viviane-passarini

Viviane Gonçales Passarini

Sócia e mantenedora do Colégio Xingu

janaina2

Janaina Leal Pontes

Mantenedora e coordenadora pedagógica de Cirandarte Educação Infantil

Painel: Segurança alimentar na escola

Dentre tantas mudanças no ambiente escolar, a forma como a comida será servida e manipulada dentro das escolas passou a ser uma das maiores preocupações dos gestores e famílias. Afinal, como manter a higiene e garantir a segurança alimentar dos alunos e funcionários na volta às aulas em meio à pandemia? Neste painel, as nutricionistas Beatriz Tabith, fundadora e responsável pela Nutriescolar- empresa especializada em nutrição para berçários e escolas infantis e Julliana Augusto Sanches Bonato,  Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Aplicada às Práticas Pedagógicas, Educação Lúdica e Palestrante e idealizadora da NUTRIR KIDS Produtos Educativos- vão falar sobre as recomendações de segurança sanitária e os novos protocolos de manipulação de alimentos em cantinas e restaurantes – e como as escolas devem se preparar para eles.

Convidadas:

02-Beatriz-Tabith

Beatriz Tabith

Nutricionista, fundadora e responsável pela Nutriescolar

02-Juliana-Bonato

Julliana Augusto Sanches Bonato

Nutricionista e idealizadora da NUTRIR KIDS

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Infantil e Fundamental I

A composição entre ensino presencial e online é um dos maiores desafios colocados a gestores e professores de todo o mundo no novo cenário pós-pandemia. Como montar um modelo de ensino híbrido, para o retorno às aulas, mantendo uma proposta pedagógica sólida e aplicável a todos os tipos de alunos e realidades? Como garantir que o aprendizado aconteça de forma estimulante e provocadora neste novo Colégio Passos (grande SP) e  Fundação Romi ( interior de SP)  vão nos contar como planejam a reconfiguração do sistema de ensino e conteúdo pedagógico de suas escolas para o formato híbrido, para os alunos dos segmentos Infantil e Fundamental I.

Convidadas:

Monica-Capuzzo-Padroni

Monica Padroni

Mantenedora e fundadora da Escola Projeto Vida

ericka

Ericka Correa Vitta

Diretora Escolar do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

elaine-mazzer

Elaine Mazzer

Mantenedora do Anglo Cerquilho

Painel: Desafios e Oportunidades

Com a abrupta chegada da pandemia, todas as instituições de ensino ao redor do mundo precisaram se reconfigurar para se adaptarem, de uma hora para outra, às novas necessidades, sem perder a eficiência e a qualidade. Passado o susto e já partindo para uma nova etapa, rumo à retomada da “normalidade”, quais foram os principais aprendizados que as escolas levarão consigo daqui em diante? Para conhecermos histórias criativas, no contexto da reinvenção meio à quarentena, convidamos os colégios paulistanos Bandeirantes,  Santo Américo e Conde Domingos para nos contarem como equalizaram positivamente os desafios e as oportunidades do momento.

Convidados:

Mayra-Lora2

Mayra Ivanoff Lora

Diretora Pedagógica do Colégio Bandeirantes

michel-pinto

Michel de Moura Ignacio Pinto

Coordenador de línguas do Colégio Conde Domingos

elaine

Elaine Conceição Marquezini

Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Santo Américo

Painel: Experiências Internacionais - Educadores

Convidamos três educadores brasileiros que atuam fora do país – Portugal, China e Estados Unidos – e que já voltaram às atividades nas instituições de ensino onde trabalham para compartilharem conosco como eles e as escolas se prepararam para a retomada das aulas presenciais. Quais foram as adaptações necessárias para receber as crianças e jovens no novo contexto pós-quarentena e, sobretudo, o que deu certo e o que não funcionou tão bem e que pode ser útil para os gestores de escolas no Brasil se preparem. O objetivo deste painel é proporcionar uma troca rica a partir dos erros e acertos dos que já estão um passo à frente no timing da pandemia.

Convidados:

maria-conceicao2

Maria da Conceição Bracons

Coordenadora de Departamento de Educação Pré-Escolar 

leonardo

Leonardo Taves

Proprietário da “The Learning Experience Preschool – Texas”

jose-luiz

José Luiz Carille

Professor de Educação Física na escola Adcote School

Painel: Derrubando trincheiras e estabelecendo relações construtivas no ambiente escolar

A maneira como nos relacionamos uns com os outros pode ser nossa maior fortaleza ou o ponto mais fracos que possuímos, isso depende do quanto estamos atentos a este assunto. Entender como reverter interações fracas e conflitantes em oportunidades de avanço é fundamental para o progresso. O ambiente escolar pode ser palco de conflitos que corroem a visão de unidade e apoio mútuo, mas, ao mesmo tempo, pode ser o cenário perfeito para interações que constroem e elevam a capacidade coletiva. Para refletir de maneira prática sobre este assunto, convidamos Juliana Shams, Engenheira mestre em Ciências, com mais de 10 anos de atuação nas áreas de construção de capacidades e desenvolvimento comunitário no Brasil e Colômbia, e Mary Aune, Cientista Política com mestrado em Desenvolvimento Social e mais de 20 anos de experiência em educação formal e não-formal. Ambas compartilharão seus conhecimentos profissionais e experiências práticas nesta temática.”

Convidadas:

02-Mary-Caetana-Aune

Mary Caetana Aune

Cientista política e Educadora

02-Julliana-Shams

Juliana Shams

Diretora de Cultura na ClassApp

Painel: Avaliação formativa e documentação pedagógica em contextos híbridos

O distanciamento social impôs diversas limitações e mostrou como é difícil mudar totalmente o modo de ensino das escolas, já que, de um dia para o outro, as aulas presenciais foram suspensas e a tecnologia, que nem todo educador ou escola utilizavam com frequência, tornou-se o único elo entre professor e aluno. Agora, com a retomada das atividades presenciais, é necessário que as escolas se adaptem à nova realidade. Contudo, em ambiente remoto a avaliação formativa vem trazendo preocupações: afinal, como observar e registrar experiências e reflexões dos nossos alunos para o planejamento de novas aprendizagens? Nessa apresentação, Luizinho Magalhães, diretor pedagógico da Rede de Escolas Luminova e Susan Clemesha, Diretora acadêmica da rede Sphere International School, vão discutir a importância dos registros reflexivos e portfólios digitais no processo de avaliação formativa em contextos híbridos.

Convidados:

susan

Susan Clemesha

Diretora acadêmica da rede Sphere International School

luizinho

Luizinho Magalhães

Diretor Acadêmico da rede de Escolas Luminova

Painel: Plano de retorno às aulas

As especulações e dúvidas são muitas – mas, afinal, o que de fato vai mudar non dia a dia das escolas com a volta às aulas e o COVID-19 ainda nos preocupando?  Gestores, pais e professores estão quebrando a cabeça para encontrarem formas de seguir os protocolos  oficiais, garantindo que os alunos e a equipe possam estar em um ambiente seguro, saudável e tranquilo. Mas quais medidas serão imprescindíveis na retomada à escola e como podemos nos preparar para elas? Os alunos irão usar máscaras? A temperatura de funcionários será aferida a cada dia? Recreio com distanciamento social? Neste painel, representes do Colégio Marly Cury (Rio de Janeiro) e Colégio Parthenon (grande São Paulo), e da consultoria de comunicação Zele ( que cuida de diversas escolas do país) falam sobre como estão usando a criatividade para adotar as novas medidas de saúde e segurança sanitária dentro e fora da salas de aula. 

Convidados:

jose-alessandro2

José Alessandro

CEO da Zele comunicação e Especialista em marketing escolas

flavio-lavorato

Flávio Lavorato

Diretor administrativo no Colégio Parthenon

tatiana-cury

Tatiana Cury

Diretora Colégio Marly Cury

Painel: Tecnologia e Inovação na Educação, estratégias para desenvolvimento de competências do século XXI

Convidados:

cristian

Cristian Torres

CEO da Tech4me

Especialista em T&D e Gestão de projetos Educacionais. Atua há quase 20 anos nas áreas de TI e RH tendo como foco treinamento e desenvolvimento de equipes e lideranças. Graduado em gestão de recursos humanos, com MBA em Gestão de Projetos Educacionais possui também certificação Personal & Professional Coaching pela SBC. Foi um dos idealizadores e gestor da UCA – Universidade Corporativa Alterdata, instituição responsável pelo treinamento e desenvolvimento de colaboradores, clientes e parceiros da Alterdata Software. A Alterdata é uma empresa que atua desde 1989 no mercado de desenvolvimento de software, com soluções para diversos segmentos a empresa conta hoje com mais de 1.500 colaboradores, 35 mil clientes e 94 bases pelo Brasil. É diretor (CEO) da Tech4me – Educação de Tecnologia e Inovação. Muito mais que uma escola, a missão da empresa é ser um instrumento de inclusão digital e desenvolvimento técnico intelectual para todas as gerações, proporcionar às pessoas experiências tecnológicas e inovadoras através de cursos de forma que possam tanto fazer parte quanto contribuir para o desenvolvimento da sociedade digital.

diego

Diego Thuler

Fundador da Little Maker

Maker desde criança, formou-se em Engenharia Elétrica na Unicamp, com especialização na ENSAM/França e pós-graduação em Engenharia biomédica. Após nascimento da filha, há doze anos, surgiu um novo desafio: formá-la para a vida. Sempre estudou muito sobre educação. Essa dedicação tornou-se paixão, com interesse especial em como a tecnologia pode contribuir de forma ativa no processo. Em 2014, fundou a Little Maker, que leva o DNA do engenheiro, engenhoso e estudioso, aplica os princípios Maker na essência e traz um forte viés de desenvolver competências, atitudes e valores. Hoje busca transformar a educação compartilhando suas experiências e inspirando educadores a inovar em práticas pedagógicas.

Painel: Experiências Internacionais - Pais

As incertezas quanto ao retorno às aulas e os questionamentos quanto a eficiência dos novos formatos de ensino, dos novos protocolos de saúde e segurança e da adaptação do currículo pedagógico inquietam não apenas profissionais da área, mas também as famílias e os alunos que, em breve, retomarão suas atividades em escolas reconfiguradas. Para diminuir a ansiedade do retorno e aprender com aqueles que já estão com seus filhos de volta às salas de aula, convidamos pais e mães da Nova Zelândia, Holanda e Espanha, cujos filhos já estão de volta às aulas presenciais. Eles vão compartilham, em um painel, as experiências que tiveram por lá para nos ajudar a antever os desafios e soluções para a realidade brasileira.

Convidados:

giovana-benevides2

Giovana Benevides

Administradora, mora em Haia, na Holanda desde abril de 2019. Mãe do Rafael de 7 anos e da Antônia de 4 anos.

erika

Erika Sakamoto Hiramatsu

Mora em Auckland, na Nova Zelândia, há 2 anos. Mãe da Aline, de 7 anos, e do Daniel, de 3 anos.

luciana

Luciana Savioli

Painel: Reforçando a parceria família-escola Fundamental II e Médio

Com a suspensão das aulas presenciais, as relações entre as escolas e as família foram colocadas em xeque e precisaram, também, serem reconfiguradas ao longo desse período de ensino remoto. Dentre tantos outros fatores, a comunicação precisou ser rapidamente adaptada para encurtar distâncias nunca antes tão longas e, assim, manter-se a conexão e a colaboração, essenciais para a travessia dos meses de educação em casa. Neste painel, representantes dos Colégios INEI- Centro Educacional (Brasília), Educandário Anglo (grande São Paulo) e Colégio Pilares (interior de São Paulo) vão nos contar como estreitaram, neste período, a parceria com os pais e estudantes do ensino Fundamental 2 e Médio e, juntos, driblaram os desafios de manter os alunos estimulados e engajados em casa.

Convidados:

heliana2

Heliana Beltrame

Mantenedora e diretora do Colégio Pilares

alessandro

Alessandro Bernardo

Diretor de Planejamento do Educandário-Anglo

farid

Farid Meinberg Mauad

Diretor administrativo do Colégio Plus

Painel: Ensino a distância e ensino híbrido - Fundamental II e Médio

A composição entre ensino presencial e online é um dos maiores desafios colocados a gestores e professores de todo o mundo no novo cenário pós-pandemia. Como montar um modelo de ensino híbrido, para o retorno às aulas, mantendo uma proposta pedagógica sólida e aplicável a todos os tipos de alunos e realidades? Como garantir que o aprendizado aconteça de forma estimulante e provocadora neste novo formato? Neste painel, representantes dos colégios Liceu de Araras ( interior de SP), Humboldt ( São Paulo) e Notre Dame ( Campinas)  vão nos contar como planejam a reconfiguração do sistema de ensino e conteúdo pedagógico de suas escolas para o formato híbrido, para os alunos dos segmentos Fundamental II e Médio.

Convidados:

cassio-mori2-min

Cássio Mori

professor, palestrante e gestor do colégio Anglo de Araras

erik-horner

Erik Hörner

Vice-diretor pedagógico do Colégio Humboldt

tanya-monteiro

Tânya Monteiro

Professora e Coordenadora de Tecnologia Educacional do Notre Dame de Campinas

Painel: Fortalecendo a equipe escolar

Ter uma equipe resiliente, competente, unida e pronta para reagir a diferentes contextos nunca foi tão crucial para o bom desempenho da escola e dos alunos. Por isso, preparar e apoiar os profissionais da escola é fundamental nesse momento para garantir uma retomada das aulas mais tranquila e eficaz. Neste painel, os gestores do Colégio Seice (Rio de Janeiro), do grupo Zeta (que administra escolas do sistema Anglo no interior de São Paulo) vão contar como se organizaram durante o período remoto para capacitar e motivar sua equipe e como têm feito para receber seus profissionais de volta ao trabalho, com empatia e segurança, seja no âmbito profissional, como também no emocional.

Convidadas:

cristiana2

Cristiana Pappacena

Diretora e mantenedora do Colégio Seice

karystha

Kárystha Aliã Leal Caetano

Head de Marketing e Comunicação Educacional no Grupo Zeta

samin

Samin Shams

Cofundador e CTO do ClassApp