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Doze horas de conteúdo, inúmeras trocas de ideias e muitas provocações sobre os rumos da educação! O Escolas Exponenciais esteve presente nos dois dias do Arco Day 2025 e acompanhou de perto cada palestra, insight e debate que movimentou o evento. 

Confira os principais aprendizados que reunimos para inspirar gestores escolares em todo o Brasil: 

Inteligência Artificial e o papel do educador

A Inteligência Artificial foi, sem dúvida, um dos temas mais debatidos durante o Arco Day 2025. Logo na abertura, a futurista Sinead Bovell trouxe uma reflexão essencial: o avanço tecnológico não é uma escolha – mas uma realidade que já existe e da qual temos que nos preparar.

“O amanhã será muito diferente quando pensamos no futuro do trabalho. As crianças vão enfrentar um mundo muito complexo e desconhecido para nós. […] Não há como preparar as crianças para tudo, mas podemos prepará-las para o que quer que venha.”

Sua fala provocou os educadores presentes a refletirem sobre o papel da escola como um espaço que deve formar cidadãos capazes de lidar com as tecnologias de forma crítica, consciente e sem minimizar as próprias capacidades cognitivas. 

Salman Khan, fundador da Khan Academy, reforçou esse olhar ao afirmar que a IA pode ser uma grande aliada na personalização do ensino, desde que usada com intencionalidade.

“Tem-se falado muito sobre o uso de IAs, e é bem fácil se preocupar com os usos negativos. Quero lembrá- los que a IA é uma tecnologia como todas as outras, nem boas nem ruins, elas estão conectadas diretamente com a forma como as usamos.”

A mensagem é clara: a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas precisa de um norte pedagógico muito bem definido. É importante que toda a comunidade escolar esteja preparada para formar os estudantes para um mundo cada vez mais conectado, sem perder de vista o que é mais humano na educação. 

Neurociência e o resgate da atenção em sala de aula

Se por um lado a tecnologia avança, por outro, o desafio de manter o foco e a atenção dos alunos nunca foi tão grande. Em tempos de hiperconexão e estímulos constantes, a capacidade de concentração tornou-se um recurso escasso e valioso dentro das escolas.

Durante sua palestra no Arco Day 2025, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel trouxe um alerta importante:

“O uso inteligente das tecnologias, é o uso que faz delas um recurso e não um ralo do bem mais precioso que a evolução nos deu: nosso tempo.”

Suzana explicou, de forma acessível, como os processos biológicos que garantiram a sobrevivência e a longevidade da espécie humana estão diretamente ligados à forma como o cérebro processa informações.

A atenção plena, memória de longo prazo e a capacidade de aprendizagem profunda exigem foco, contexto e tempo dedicado – elementos que muitas vezes são comprometidos por uma rotina sobrecarregada de estímulos e interrupções.

Liderança que inspira: histórias de superação e protagonismo

Liderança também foi tema do ArcoDay 2025! E não apenas a liderança formal, mas a liderança que nasce da experiência, da superação e do propósito.

No primeiro dia, os medalhistas olímpicos Serginho Escadinha e Lars Grael trouxeram ao palco histórias de superação que transcendem o esporte. Suas trajetórias, marcadas por resiliência, disciplina e trabalho coletivo, ecoaram como metáforas poderosas para o contexto escolar.

“Tudo o que a gente faz tem que ser feito com amor e dedicação, tudo deve ser feito em alto nível. O alto nível do voleibol pode ser equiparado à educação, um dia ruim não pode te fazer desistir.”, reforçou Serginho. 

Lars, por sua vez, compartilhou como a superação de um acidente que o deixou paraplégico não o impediu de continuar no esporte e na vida pública, lembrando que liderar é, acima de tudo, inspirar mesmo em cenários de adversidade.

No segundo dia, a psicóloga e pesquisadora Amy Cuddy aprofundou essa reflexão ao falar sobre o impacto da presença emocional e corporal na liderança.

“Eu terminei a faculdade, conquistei um mestrado, um doutorado, mas ainda me sentia fraca, meu corpo inteiro parecia pequeno demais, e isso interferia na minha habilidade de ser uma boa líder.”, compartilhou.

Segundo Amy, nossa linguagem corporal molda não apenas a forma como os outros nos percebem, mas principalmente como nos sentimos internamente.

“Quando somos poderosos nos expandimos, quando nos sentimos fracos, encolhemos. Nossa linguagem corporal é uma força que molda como nos sentimos e como nos comportamos em nossas vidas.”.

Essas falas reforçam que a liderança escolar vai muito além da gestão de processos: é sobre a forma como cada gestor e educador ocupa seu espaço com intenção, confiança e escuta ativa.

Saúde mental, inclusão e educação como instrumentos de transformação

A saúde mental surgiu como um tema transversal ao longo de todo o Arco Day 2025, reforçando a urgência de olhar para o bem-estar emocional como um pilar essencial na construção de ambientes escolares mais humanos e inclusivos.

A juíza e secretária de Educação do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalieri, trouxe uma fala contundente e prática sobre os desafios enfrentados pelas redes públicas e privadas quando o assunto é o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes.

“A criança que fica sentada no banco sozinha, é quem começa a sofrer bullying no ensino fundamental e ninguém vê.”

Vanessa destacou que a escola precisa assumir um papel ativo na promoção de vínculos, no acolhimento e na identificação precoce de sinais de sofrimento emocional. Mais do que apenas ensinar conteúdos, é preciso formar cidadãos emocionalmente capazes.

“A criança e o adolescente precisam de alguém os direcionando, dando limites, para que eles possam se desenvolver de forma segura, para que possam chegar a vida adulta em condições de viver em sociedade.”

Essa visão sobre o papel formativo da escola como espaço de pertencimento foi complementada, de forma potente, pela fala de Eduardo Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões.

Com emoção e firmeza, Lyra lembrou que a educação é a ferramenta mais poderosa para romper ciclos históricos de desigualdade – e que esse processo começa, justamente, quando a escola compreende sua função social de forma intencional.

Encerramento em tom de propósito e esperança

Para fechar o evento de forma inspiradora, o Maestro João Carlos Martins subiu ao palco com uma mensagem que conectou arte, educação e colaboração.

Em uma analogia emocionante entre a dinâmica de uma orquestra e o dia a dia de uma escola, ele lembrou que nenhuma transformação acontece de forma isolada, é o trabalho em conjunto que gera harmonia e resultado.

“A escola representa a palavra harmonia, da mesma forma, uma orquestra consegue mostrar como a convivência é importante. Nela, cada um depende do outro, ninguém pode fazer nada sozinho. O som da orquestra é o som do maestro, o da escola, o educador.

Foi o desfecho perfeito para dois dias intensos de experiências e inspirações. O Arco Day 2025 nos deixou com uma certeza clara: o futuro da educação será coletivo, humano, tecnológico e, acima de tudo, guiado por propósito e intencionalidade.

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