Ação educativa explica sobre alimentos funcionais para estudantes do interior de SP
Desmistificar a biologia molecular e destacar a importância dos alimentos funcionais de forma lúdica e interativa é o objetivo de um projeto que aproximou alunos do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e estudantes do ensino médio e técnico de escolas de Piracicaba e Rio Claro, em São Paulo.
“Os alimentos funcionais têm se mostrado um importante aliado na prevenção de doenças como câncer, obesidade, diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares”, conta a professora Aline Silva Mello Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, coordenadora da iniciativa que contou com apoio do programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Durante os encontros, também foi destacado o papel dos cientistas dos alimentos nesse processo. “Essa discussão foi realizada com os participantes do projeto e os professores das escolas parceiras por meio de reuniões virtuais e, além dos encontros, criamos um perfil no Instagram e, semanalmente compartilhamos conteúdo didático no site www.linbife.org”, destaca Aline.
Foram elaborados livretos informativos em uma linguagem de fácil compreensão, além de vídeos e material digital para a divulgação dos temas de forma remota. Os estudantes também puderam interagir a partir de jogos lúdicos de forma virtual e estudos dirigidos para aprofundamento do conhecimento.
Incentivo à alimentação saudável
“O convite para montarmos esse projeto com a assessoria do pessoal da Esalq foi muito bem-vindo. Abraçamos a iniciativa e foi muito positiva essa troca de conhecimentos sobre a importância dos alimentos funcionais para proporcionar uma vida saudável”, disse Marcelo Vale, vice-diretor da Escola Estadual Dr. Dario Brasil, em Piracicaba, que participou do projeto.
Julia Ferreira dos Santos cursa o primeiro ano do ensino médio e a partir do contato com conceitos da alimentação funcional despertou para práticas mais saudáveis. “Comecei a enxergar os alimentos de uma forma diferente. Eu não sabia que eles trazem tantos benefícios e me interessei bastante pelo conteúdo relacionado aos pelos pró-bióticos. Pretendo agora consumir mais esses alimentos e acrescentar mais hábitos saudáveis”.
Outro estudante, Adriel Nunes Viana, ressaltou a qualidade das informações recebidas nas interações. “O projeto com as estudantes da Esalq me ajudou a pensar melhor minha alimentação e variar os produtos que consumo. As interações a partir dos jogos foram bem proveitosas”.
Para Adi Eloy de Moraes, que leciona na escola João Chiarini, o trabalho complementou o conteúdo de uma disciplina eletiva. “Projetamos trabalhar com Pancs – Plantas alimentícias não convencionais e a Esalq trouxe material novo e nos ensinou as propriedades de plantas que não conhecíamos”.
Para os estudantes de Ciências dos Alimentos da Esalq, compartilhar o conhecimento com os alunos das escolas públicas contribui com a formação e reforça a importância do cientista de alimentos na sociedade.
“Sinto que nossas interações despertaram o interesse dos alunos nos temas, mas o mais importante é que eles acabam conhecendo a própria universidade e descobrem os cursos disponíveis na USP. Fico muito feliz em poder levar um pouco do aprendemos em sala de aula para a comunidade”, ressaltou Ana Julia Bernardi Souza, estudante do 4º ano da Esalq.
Natália Peccin Biarzolo, estagiária do Laboratório de Biologia Molecular e Micotoxinas, destacou o aprendizado obtido a partir das dúvidas dos alunos. “Levar jogos e conteúdos diferentes estimulou os estudantes e ajudou ainda a divulgar nosso curso de Ciências dos Alimentos”.
O sucesso da iniciativa possibilitou a aprovação de uma proposta de Pré-Iniciação Científica, com a concessão de duas bolsas para as alunas Laura Fernanda de Lima Oliveira e Tânia dos Santos Rodrigues, do Ensino Médio da escola Dario Brasil, que passaram a aprender na prática ferramentas da biologia molecular.
Além da participação da professora Aline Cesar, o projeto contou com o professor Albino Luchiari Filho, pesquisador colaborador da Esalq, que escreveu o livreto sobre Alimentos Funcionais, além da professora Jocelem Salgado, revisora do conteúdo. O projeto recebeu ainda o apoio de uma bolsa CNPq concedida pelo programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware) .