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A campanha de matrícula escolar é um dos períodos mais desafiadores de uma instituição de ensino. Afinal, é a partir deste processo que as vagas são preenchidas e, então, é realizado o planejamento do próximo ano letivo.

Além de exigir um bom planejamento e organização da gestão escolar, é fundamental apostar em estratégias específicas para a captação de novos estudantes. E todos esses fatores podem impactar diretamente no sucesso da ação. 

Mas o que é essencial para alcançar resultados satisfatórios na campanha de matrícula escolar? Quais são os principais pontos que devem ser evitados? 

Para responder essas dúvidas, o Escolas Exponenciais entrevistou com exclusividade Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit, que é um ecossistema composto por empresas voltadas ao mercado educacional.

Confira o bate-papo e saiba como preparar sua escola para a captação e retenção de alunos.

 

Escolas Exponenciais: Com base na sua vivência, o que deveria ser evitado pelas instituições de ensino no período da campanha de matrícula escolar?

Christian: A falta de conhecimento das famílias interessadas é o maior empecilho para a efetivação das matrículas. E é justamente no que as escolas têm mais dificuldade: apresentar seus diferenciais e qualidades.

A formação de um discurso que descreve e valoriza as características positivas da escola deve ser fundamentada na sua proposta pedagógica e no corpo docente.

Outros diferenciais sempre atrelados aos serviços educacionais também merecem destaque, como os projetos, a forma de tratamento aos alunos e as ferramentas de apoio.

Uma pesquisa da Rabbit realizada na última alta sazonalidade, demonstrou que a maioria das escolas não apresenta seus diferenciais no atendimento telefônico, e os apresentados, geralmente, estão associados às atividades complementares, deixando as características da atividade principal em segundo plano.

 

EX: Por outro lado, o que faz uma campanha de matrícula alcançar resultados satisfatórios? Quais práticas são fundamentais para o sucesso da campanha?

Christian: O setor educacional está cada vez mais feroz com uma guerra de preços declarada e a entrada de grandes investidores. Neste mercado, um bom atendimento deixou de ser um diferencial e tornou-se uma premissa básica.

Além disso, as pessoas estão mais informadas e sensíveis a qualquer deslize, principalmente no primeiro contato com a escola. Para alcançar o êxito esperado, a escola precisa exceder as expectativas das famílias interessadas.

Devido a todos estes fatores, a trajetória dos clientes, durante toda a sua jornada que se inicia na indicação e é finalizada na efetivação da matrícula, precisa ser exemplar.

Uma escola de sucesso tem que desenvolver uma cultura de excelência e focar no customer experience (experiência do cliente) ou CX, isto é, acompanhar a trajetória da família integrando as etapas on-line e off-line.

Importante: As impressões e experiências são acumulativas, cada etapa precisa ser cuidada para que o cliente não desista.

 

EX: A campanha de rematrícula pode ser ao mesmo tempo da campanha de matrícula ou o ideal é fazer em momentos distintos? Por quê?

Christian: A mudança de comportamento da sociedade dita as regras dos negócios. O avanço da pandemia de Covid-19, em decorrência da Ômicron no início do ano, as eleições e o maior evento futebolista do planeta propiciarão uma sazonalidade diferenciada.

Estas interferências externas causarão uma oscilação maior entre as performances, pois quem souber se adequar à nova sazonalidade poderá abocanhar uma parcela de alunos das escolas desatentas.

O ideal é lançar as campanhas de rematrículas e captação de alunos de forma concomitante entre agosto e setembro e criar um projeto de engajamento ao longo do período dos grandes acontecimentos para manter conectados todos que postergarem as tomadas de decisões.

 

EX: Por fim, qual dica de ouro você pode deixar para os diretores escolares sobre a campanha de matrícula e rematrícula?

Christian: Quando se trata do mercado educacional, as ações de marketing não efetivam vendas, o seu papel é gerar leads, isto é, pessoas interessadas em matricular seus filhos na escola. Por isso, sem um atendimento esclarecedor e que encante, todo o investimento em mídias será desperdiçado.        

 

7 diferenciais para ter sucesso na campanha de matrícula escolar

A partir da conversa com Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit, listamos os principais diferenciais que devem ser adotados pela instituição de ensino para conseguir bons resultados na captação e retenção de alunos.

  1.       Apresentar os diferenciais e as qualidades da escola.
  2.       Tenha um atendimento encantador.
  3.       Buscar exceder as expectativas das famílias.
  4.       Desenvolver cultura de excelência.
  5.       Cuidar de todas as etapas que envolvem o processo de matrícula escolar
  6.       Diretores devem estar atentos às sazonalidades de 2022
  7.       Lanças as campanhas de matrícula e rematrícula simultaneamente

 

Escolas Exponenciais indica

Quer se aprofundar ainda mais sobre a campanha de matrícula escolar? Então, confira o artigo “Como se preparar para época de matrícula escolar e evitar a evasão?e aproveite para ler um conteúdo completo sobre os “desafios e estratégias para campanha de rematrícula”.

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