Cinco formas de utilizar a gamificação no aprendizado de inglês
No cenário educacional atual, a importância do ensino e aprendizado da língua inglesa para crianças e jovens é indiscutível. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dominar o inglês não apenas abre portas para o engajamento em um mundo globalizado, mas também ajuda a ampliar as perspectivas dos alunos em um ambiente cada vez mais diversificado. Como, então, engajar e motivar os estudantes no estudo dessa língua tão importante?
Nos últimos anos, estratégias criativas vêm sendo desenvolvidas para não só estimular, mas fortalecer o envolvimento dos alunos na aprendizagem da língua inglesa.
Uma dessas abordagens inovadoras é a gamificação, que incorpora elementos de jogos nas atividades do dia a dia escolar. Tayrone Medeiros, assessor pedagógico no Eduall, solução do grupo Somos Educação que oferece flexibilidade e consistência na transição para o ensino bilíngue, destaca que essa abordagem envolve cooperação, respeito às regras, avanço por níveis e feedback imediato.
Pesquisas comprovam eficácia da gamificação
O impacto positivo da gamificação na aprendizagem já é respaldado por estudos científicos. Uma pesquisa da Elsevier revelou que alunos submetidos ao ensino baseado na gamificação apresentaram um aumento de até 89,45% no desempenho.
Portanto, essa abordagem pedagógica tem potencial para se tornar uma aliada fundamental das escolas, visando envolver os estudantes de forma mais profunda no aprendizado do inglês.
Ao introduzir elementos de jogos, como competição, desafios, recompensas e progressão, a gamificação desperta o interesse dos alunos, incentivando-os a participar ativamente das aulas e a se dedicarem mais às atividades escolares.
Tayrone Medeiros enfatiza que alguns alunos que antes tinham dificuldades em se engajar nas aulas tradicionais conseguiram aumentar sua participação por meio dessa abordagem.
Além do aumento do engajamento, a abordagem gamificada promove o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração são habilidades que se beneficiam da gamificação, uma vez que os alunos são desafiados a analisar situações complexas, tomar decisões estratégicas e trabalhar em equipe para superar obstáculos.
Tayrone Medeiros oferece cinco dicas valiosas:
- Planejamento estratégico: organize atividades que permitam aos alunos aplicar o que aprendem em sala de aula.
- Adequação à idade: escolha atividades alinhadas à faixa etária dos estudantes, como card games para os anos iniciais do ensino fundamental.
- Criatividade tecnológica: tire proveito das ferramentas tecnológicas disponíveis para criar uma experiência de gamificação envolvente.
- Aplicativos interativos: utilize aplicativos ou plataformas digitais que ofereçam prática interativa das habilidades linguísticas e providencie feedback imediato.
- Construção de narrativa: crie uma história envolvente que permeie as atividades de gamificação, introduzindo personagens intrigantes e desafios empolgantes.
Benefícios da gamificação no ensino
A palavra “gamificação” começou a ser utilizada a partir do ano de 2010, porém essa técnica já era utilizada há muito tempo, principalmente nas instituições de ensino focadas na educação infantil.
Umas das principais vantagens dessa estratégia de ensino é permitir que as aulas sejam mais dinâmicas. Assim, o estudante não tem o papel apenas de ouvir, mas também de participar de maneira mais ativa no ensinamento da disciplina.
Além da interação com o conteúdo, a criança também interage com os colegas, fazendo com que eles fiquem mais próximos e aprendam a dividir, ter independência e outras habilidades importantes para o convívio social.
Perspectivas para os próximos anos
De acordo com o relatório da Metaari, a gamificação no ensino deve crescer 15,4% entre 2019 e 2024. Com essa tendência em ascensão, a gamificação está se consolidando como uma ferramenta metodológica, especialmente no Eduall, que combina a gamificação on-line e off-line para aprimorar habilidades essenciais nos alunos.
No final, essa abordagem não só contribui para o ensino de inglês, mas também transforma as aulas em experiências envolventes e divertidas, impulsionando o engajamento dos estudantes e preparando-os para um mundo cada vez mais interconectado.
“Trabalhamos com gamificação on-line por meio da qual os alunos desenvolvem habilidades como memória, concentração e pensamento lógico e off-line, através de desafios em que a turma deve se engajar para resolver problemas e discutir possíveis caminhos”, conclui Tayrone.
- Sobre a Eduall. Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria Somos Educação e Macmillan Education, atende a mais de 100 mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC.
- Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, conta com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.
Foto: Imagem de Freepik.
Você também pode gostar disso
Gamificação na Educação: é preciso despertar emoção para aprender. Clique aqui e confira a programação completa.