Coleção gratuita oferece atividades com foco em ciências ambientais
Para promover o ensino de ciências ambientais em escolas de todo o Brasil e fornecer aos professores material prático e de fácil aplicação em sala de aula, foram lançados seis e-books da Coleção Ambiental, com quatro títulos da Série Guias Educacionais e dois da Série Pesquisa e Reflexão.
Os livros foram organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb), mestrado profissional da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. As publicações são gratuitas e estão disponíveis para download neste site.
Os volumes têm foco na questão da água, elemento essencial à vida, e foram apresentados durante a durante evento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), no dia Dia Mundial da Água, no dia 22 de março. Eles seguem o conceito de acessibilidade, incluindo audiodescrição nas imagens.
“O material que compõe os livros da Coleção Ambiental foi produzido por professores da rede de educação básica durante suas pesquisas no mestrado profissional, em conjunto com seus orientadores, cumprindo as diretrizes da Capes de criação de um produto educacional. Ao final de seus mestrados, esses professores produzem uma dissertação que contempla proposta de uma atividade de ensino em forma de produto, que pode ser um jogo, uma cartilha ou um curso, por exemplo. Desde 2016, quando o mestrado foi criado, vimos produzindo um valioso material, que merece ganhar escala e ser alcançado por educadores de todo o país, o que nos motivou a organizar a Coleção Profciamb”, destaca o professor Tadeu Malheiros, coordenador do mestrado profissional da EESC.
Os guias trazem de forma resumida muitas atividades propostas pelos mestrandos em suas dissertações, que podem ser facilmente apropriadas por professores da educação básica e aplicadas em sala de aula. Cada guia contempla um conjunto temático de fichas de atividade, com explicações de como aplicar aquela atividade, como correlacioná-la com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e os compromissos propostos pela ONU para um planeta sustentável.
A organização do material permite que se possa extrapolar os muros das escolas e também servir como produto educacional a ser utilizado em outros espaços, como ONGs e empresas que tenham a concepção da educação para o desenvolvimento sustentável, voltado para quem lida com o ensino em ciências ambientais e a temática da água e meio ambiente.
Questões ambientais
Ao destacar a relação entre a EESC e as preocupações com as questões ambientais, o professor Tadeu Malheiros lembra que a ideia de colocar a Escola de Engenharia para coordenar um mestrado em rede voltado para área de ensino de ciências ambientais foi justamente romper separações que ainda persistem entre áreas como a engenharia e a educação, quando, na realidade, são integradas, “o que ganha ainda mais força no mestrado, uma vez que envolve orientadores e discentes pesquisadores de várias áreas, como Biologia, Filosofia, Matemática, Pedagogia, Física, Computação, entre outras. Há uma grande diversidade, o que é muito importante porque dá um contexto interdisciplinar e permite levar os aprendizados da universidade nessa área tão importante que é a do meio ambiente para jovens da rede da educação básica, de forma a sensibilizá-los e prepará-los para a questão do desenvolvimento sustentável”.
De acordo com Malheiros, o projeto que agora está sendo preparado é o lançamento de uma série de cursos on-line para que se possa despertar o interesse e preparar principalmente profissionais da área de educação básica para poderem se apropriar de todo o potencial presente nesses guias. Isso enquanto os guias seguem em divulgação por todo o país.
O mestrado, que já contabiliza mais de 400 egressos e foi avaliado com nota 4 pela Capes, segue com cada vez mais interessados. “Atualmente, estamos com nove universidades associadas ao programa, de todas as regiões do Brasil. Isso torna o resultado ainda mais valioso, em razão da diversidade cultural e educativa, uma vez que cada produto desenvolvido pelos mestrandos traz suas peculiaridades, contextos e realidades regionais, da forma que possamos abranger com bastante material todo o nosso país”.
Veja quais são as obras que compõem cada coleção e clique para fazer o download:
Coleção de Guias, Série Guias Educacionais (Organizadores das quatro obras: Tadeu Fabrício Malheiros, Ariane Baffa Lourenço, Gérsica Moraes Nogueira da Silva, Vinicius Perez Dictoro e Andrea Borges)
– Água e Sustentabilidade: Bases Conceituais para o Ensino das Ciências Ambientais
– Água e Sustentabilidade: Educação Infantil e Ensino Fundamental
– Água e Sustentabilidade: Ensino Médio
– Água e Sustentabilidade: Espaços Não Formais de Educação
Coleção PROFCIAMB: Série, Pesquisa e Reflexão
– Rede ProfCiAmb: Histórico, Aprendizados e Perspectivas. Organizadores: Tadeu Fabrício Malheiros, Ana Josefina Ferrari, Dijanah Cota Machado, Henrique Ortêncio Filho, José Eduardo Martinelli Filho, Joselisa Maria Chaves, Kátia Viana Cavalcante, Maurício Amazonas e Shiziele de Oliveira Shimada.
– Experiências no Ensino das Ciências Ambientais. Organizadores: Tadeu Fabrício Malheiros, Cristiane de Paula Ferreira, Flávia Fazion, Helotônio Carvalho, Henrique Ortêncio Filho, Joselisa Maria Chaves, Kátia Viana Cavalcante, Maurício Amazonas e Rosana de Oliveira Santos Batista.
Para conferir todos os itens da série acesse este link. Para conhecer o programa de mestrado profissional para ensino de ciências ambientais acesse a página do programa.
Texto adaptado de Denis Dana, da Assessoria de Imprensa da EESC