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Trazer o estudante para o centro da própria vida escolar e torná-lo sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. Um dos principais desafios para professores e equipes pedagógicas, essa mudança na forma de encarar o ensino tornou-se ainda mais necessária e urgente durante o cenário pandêmico, em que os alunos precisaram, muitas vezes, buscar mais proximidade com os educadores para atender as demandas das aulas on-line e híbridas.

Durante os últimos dois anos, os educadores buscaram incentivar os estudantes para manter uma evolução contínua no desempenho escolar. Pensando nisso, o Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende a rede pública municipal de mais de 210 municípios em todo o país, criou uma série de competições nacionais para reconhecer o esforço e a busca dos estudantes por uma compreensão mais profunda dos conteúdos compartilhados em sala de aula.

Com aparelhos celulares como prêmio final, os concursos “Feras da Matemática”, “Feras da Língua Portuguesa” e “Feras da Ciência” foram realizados ao longo de 2021 e premiaram estudantes do ensino fundamental com base nos conhecimentos demonstrados por eles na hora de resolver situações-problema.

Para o gerente pedagógico Carlos H. Wiens, essa gamificação do conhecimento é uma maneira de estimular a formação continuada das crianças e adolescentes, mesmo fora da sala de aula e do ambiente escolar. “Quando propomos uma competição saudável entre os jovens, eles entendem que precisam buscar conhecimentos para além daquilo que é ensinado na escola. E essa é uma ferramenta poderosa para que criem o hábito de estudar mesmo quando os professores não estão olhando”, afirma.

Wiens explica que os prêmios também contribuem para a compreensão de que o esforço focado pode trazer bons resultados – tanto no âmbito individual, quanto no coletivo. “Queremos mostrar que, sempre que eles se dedicam aos estudos, todos ganham, e que, por mais que os tempos sejam difíceis, sempre vale a pena encontrar um tempo para ler mais, refazer atividades realizadas em sala de aula e pesquisar mais a fundo os assuntos que nos interessam”, finaliza.

 

*Com informações do Sistema de Ensino Aprende Brasil