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Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o desenvolvimento na linguagem em crianças serão investigados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O trabalho será realizado em parceria com a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Sergipe (UFS) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Profissionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e das Universidades Federais do Acre (Ufac) e Rural da Amazônia (Ufra) também vão colaborar com o estudo.

De acordo com a professora Mailce Mota, coordenadora do projeto, além do isolamento e distanciamento sociais, que restringiram a interação criança-criança e criança-adulto, o uso de máscaras foi necessário durante o cenário pandêmico, o que pode ter afetado o desenvolvimento na linguagem em crianças.

“Essas restrições de interação, somadas ao período de fechamento das escolas, de suspensão de aulas presenciais e de instrução via plataformas de comunicação podem ter levado a comprometimentos no desenvolvimento da linguagem oral na criança”, considera.

Ainda segundo a pesquisadora, será “fundamental entender como a pandemia afetou o desenvolvimento da linguagem em criança, já que a fala é uma habilidade crucial na aquisição da literacia”.

A pesquisa também engloba adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação continuada de professores na área de desenvolvimento da linguagem e da leitura.

 

Retirada do uso de máscaras

Os possíveis prejuízos que a pandemia pode ter proporcionado às crianças foram abordados pelos grupos que defendiam a liberação do uso de máscaras nas escolas.