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A intersecção entre temáticas culturais, políticas e sociais e o ensino de educação física nas escolas é a discussão proposta pelo novo livro do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de  Educação (FE) da USP.

O e-book Epistemologia e Didática do Currículo Cultural da Educação Física, disponível para acesso de forma gratuita no Portal de Livros Abertos, aborda a presença da cultura nas práticas corporais da disciplina e sua importância para a formação dos indivíduos na sociedade. Confira a publicação clicando aqui.

Marcos Neira, professor da USP e um dos organizadores do material, conta que o assunto tratado na produção é pouco trabalhado no universo acadêmico. “Há tempos que professoras e professores que se aventuram na ‘artistagem’ da Educação Física cultural reivindicam uma obra como essa”, diz.

O livro vem a público para combater essa escassez de fontes e mostrar que uma Educação Física focada no estudo da linguagem e na perspectiva cultural é possível. 

Elaborada com base em pesquisas realizadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obra evidencia o papel que as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas podem desempenhar na mudança de cada sujeito.

Os seis capítulos do livro se dedicam a aprofundar o conceito de currículo cultural, apresentando referências a Paulo Freire, Michel Foucault e outros importantes teóricos. Segundo o professor, a produção “reúne em um mesmo volume a mais recente produção científica” sobre esse tipo de pedagogia. 

No decorrer do livro, se questiona o comportamento do corpo diante das exigências da sociedade capitalista e se relaciona o modo como o corpo humano opera nessas circunstâncias com problemas sociais, como a violência e o racismo.

O currículo cultural da Educação Física é a “abertura à mudança”, ao ir contra a tais normas sociais que superficializam as práticas corporais e aprisionam os indivíduos. Por meio de didática e metodologia baseadas em “mapeamento, vivência, leitura da prática corporal, ressignificação, aprofundamento e ampliação”, a produção mostra ao leitor diferentes possibilidades no ensino da educação física, afirma Neira.    

O livro, organizado por Marcos Neira e Mário Luiz Ferrari Nunes, está disponível de forma gratuita em versão digital no Portal de Livros Abertos e pode ser acessado neste link

Por , Jornal da USP

 

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