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Para 70% dos professores brasileiros, a escolarização de crianças com deficiência junto às demais em classes regulares beneficia a todos os estudantes. Porém, 40% desses docentes não têm formação sobre educação inclusiva.

O estudo foi apresentado pelo Instituto Rodrigo Mendes, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Leman. A pesquisa entrevistou 967 professoras e professores de todas as regiões do país, sendo que os participantes lecionam para o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio de redes públicas. O levantamento foi realizado por telefone, entre 9 de novembro e 01 de dezembro de 2021.

“A opinião dos professores nesta pesquisa corrobora o que a legislação brasileira já garante e as evidências científicas mais recentes mostram. A inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas comuns beneficia a todos e a cada um”, afirma Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.

 

Como os professores enxergam a educação inclusiva?

De acordo com o estudo, a maioria dos docentes entrevistados, 70% deles, responderam que acreditam que a escolarização de crianças com deficiência junto com as demais beneficia a todos. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:

– 76% dentre os que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental,

– 66% os anos finais do Ensino Fundamental,

– 72% dentre os que lecionam para o Ensino Médio.

 

Contrários à educação inclusiva

Para 12% dos docentes entrevistados, a inclusão prejudica os estudantes sem deficiência, sendo:

– 11% lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental,

– 14% lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental,

– 9% lecionam para o Ensino Médio.

 

 Formação para o ensino inclusivo

Durante a entrevista, quando os participantes foram questionados sobre a formação para a educação inclusiva, 40% dos professores disseram nunca ter feito. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:

– 31% dentre os que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental

– 36% dentre os que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental

– 50% dentre os que lecionam para o Ensino Médio

 

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