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A transição do ensino infantil para o ensino fundamental é um momento marcante na vida das crianças, pais e educadores. Portanto, o ideal é que seja uma mudança tranquila. Mas será que isso é possível? Especialistas entrevistadas pelo Escolas Exponenciais garantem que sim!

No Colégio Contemporâneo de Natal (RN), por exemplo, a diretora pedagógica Thainá Amorim diz que a unidade tenta fazer dessa transição o mais suave possível com atividades de integração.

Os alunos vivenciam a série do ano seguinte por um dia, conhecendo a rotina e explorando os conteúdos que serão abordados. Uma atividade lúdica envolve o “quebra-cabeça da minha nova turma”, onde palavras-chave do ano atual e seguinte são utilizadas.

Os alunos montam o quebra-cabeça apenas com as palavras-chave do ano seguinte, simbolizando a transição. O resultado é exposto em um mural na sala do próximo ano. O “caça-tesouro” na nova sala de aula permite aos alunos familiarizarem-se com o espaço físico.

As estratégias, alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), são complementadas por uma triagem nos primeiros três meses para compreender o perfil da turma, valorizando individualidades, necessidades e expectativas.

Além de levar os alunos no final do ano para um momento de visita no ciclo seguinte, a diretora pedagógica da FourC Learning, Juliana Storniolo, considera interessante um contato entre os educadores.

“A ideia é que eles se falem e a partir dessa troca, elaborem um relatório que conta um pouco da trajetória desse aluno e suas características. Por exemplo, se é muito tímido, ou tem facilidade com liderança e muito mais. Uma avaliação diagnóstica para ver os marcos do desenvolvimento da criança que são necessários para o primeiro ano”.

Juliana também sugere atividades de criação de vínculo, para que o aluno construa uma relação com o professor, e para que esse possa entender do que o aluno em questão gosta, o que faz, o deixa confortável.

O papel dos pais na transição escolar

Os pais desempenham um papel importante nesse processo de transição. Thainá destaca que é fundamental compreender que a mudança é significativa para a criança, a família e os professores.

De acordo com a diretora pedagógica do Colégio Contemporâneo de Natal, os pais devem manter uma rotina lúdica em casa, incorporando brincadeiras e criatividade nas aprendizagens. A ênfase está na continuidade, não na ruptura, pontua.

Para facilitar a adaptação, o Colégio Contemporâneo promove rodas de conversa, acompanhadas por professores e psicólogos, estimulando a expressão de pensamentos e sentimentos. Vivências práticas, como experimentar a rotina do 1º ano, ajudam as crianças a se familiarizarem com o novo ambiente.

Expectativas acadêmicas e sociais no ensino fundamental

Juliana Storniolo, diretora pedagógica da FourC Learning, destaca que as expectativas para os alunos que deixam a educação infantil incluem o reconhecimento de sentimentos, habilidades de trabalho em equipe e a capacidade de colaborar.

Um exemplo prático, de acordo com ela, é quando os professores incentivam as crianças a desenharem suas expectativas para a primeira série, proporcionando um cenário antecipatório que auxilia na gestão de expectativas para o próximo ano.

Em relação ao aspecto acadêmico, as crianças esperam reconhecer letras, escrever seus nomes, identificar números, formas geométricas, entre outras habilidades.

Juliana esclarece que, para o ingresso no ensino fundamental, não é necessário que os alunos já saibam ler e escrever; essa consolidação ocorre ao longo das séries iniciais, do primeiro ao terceiro ano do fundamental 1.

6 dicas para as famílias demonstrarem apoio na transição escolar

Orientadora educacional da Educação Infantil da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, Rose Sertório listou algumas sugestões de como os pais podem apoiar e encorajar os filhos nesse processo de transição escolar.

  • Fortaleçam a autoestima do seu filho, sabemos que ela vem da qualidade das relações entre a criança e aqueles que desempenham papel significativo em sua vida.
  • Estimulem a independência da criança, mostrem o quanto ela é capaz de cuidar e realizar pequenas tarefas do dia a dia, fazer amizades, fortalecer os vínculos.
  • Demonstrem confiança e segurança em relação à escolha da escola, assim as crianças vão perceber que estarão em um ambiente em que serão acolhidas e cuidadas.
  • Entendam sempre quais serão as mudanças que vão ocorrer na transição, mantenham um diálogo franco e aberto com a escola, assim todos estarão preparados para participar efetivamente de cada etapa.
  • Conversem com a criança, expliquem quais as mudanças que vão ocorrer nos horários e ambientes. Estejam disponíveis para discutir qualquer preocupação da criança.
  • A criança deve preparar e organizar o material que será utilizado na nova série.

Novo ano, novas possibilidades

Para algumas crianças é muito rápido e fácil fazer novas amizades, explorar novas possibilidades. Mas para outras, envolve todo um processo para ganhar a segurança e confiança.

Por isso, afirma Rose Sertório, é importante cada um ser cuidado na sua individualidade. No Colégio Rio Branco, são realizadas dinâmicas de integração com os alunos, logo no início do ano para se conhecerem.

Também é feito um trabalho diário em grupos nos ambientes de aprendizagem, com muitas oportunidades de troca de ideias. “Eles aprendem a gerenciar conflitos e respeitar as opiniões”.

O colégio também investe na organização dos espaços do brincar, oferecendo várias opções como dança, desenho, pintura, brincar com corda, bambolê, jogos nas quadras e campo de futebol, peteca, bola de meia e no parque.

De acordo com as especialistas, cabe à escola desempenhar o seu papel, garantindo que os alunos se sintam pertencentes aos novos grupos, pois assim vão demonstrar a segurança para vencer todos os desafios que esta nova fase oferece.

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