Ensino médio: maioria dos estudantes quer preparação para o mercado de trabalho
A grande maioria dos alunos do ensino médio da rede pública brasileira quer uma escola que os prepare para o mercado de trabalho. O número representa 98% dos estudantes, de acordo com a pesquisa de opinião encomendada pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande.
Ainda de acordo com a pesquisa, 9 em cada 10 estudantes do ensino médio gostariam de escolher uma área para aprofundar os estudos durante essa etapa do ensino, enquanto apenas 1% afirma que não teria condições de eleger uma área para se aprofundar na última etapa da Educação Básica.
Além disso, a imensa maioria acredita também que a tecnologia pode melhorar a aprendizagem e 2 em cada 3 jovens querem cursar o Ensino Superior.
Para Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, os jovens de escolas públicas querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho e abra portas para a faculdade.
“Ou seja, querem uma escola que amplie seu leque de oportunidades, que ofereça escolhas que lhes permitam trilhar diferentes caminhos de vida. Ressignificar essa etapa deve ser uma grande prioridade para a atuação das próximas gestões, tanto no governo federal, quanto nos estados”, afirma.
Maioria deseja continuar os estudos após o Ensino Médio
O levantamento, que foi realizado pelo Datafolha entre 8 de fevereiro e 18 de abril deste ano, aponta ainda que os jovens pretendem continuar estudando após concluir o Ensino Médio. São 65% os que desejam cursar uma faculdade (36% somente a faculdade e 29% conciliando com trabalho). Além disso, 22% dos estudantes querem fazer um curso técnico após o Ensino Médio (12% só o curso técnico e 10% conciliando com trabalho).
“As mudanças curriculares em curso, trazidas pelo chamado Novo Ensino Médio, precisam ser aprimoradas e implementadas pelas próximas gestões, juntamente com outros fatores estruturais, como a expansão das escolas em tempo integral, a valorização e a formação de professores, avanços na infraestrutura e na gestão escolar e o apoio dado pelas Secretarias de Educação às escolas”, complementa Gabriel.
Ensino Médio em tempo integral
Ainda segundo a pesquisa, os alunos de Ensino Médio que estudam em escolas integrais estão mais satisfeitos com a instituição de ensino quando comparado àqueles matriculados em escolas de tempo regular.
Uma parte significativa dos estudantes de ensino integral (73%) reforça ainda que sente maior apoio da escola para pensar sobre seus próximos passos e se preparar para o futuro, enquanto no ensino regular essa realidade é de 57%.
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*Com informações do Todos pela Educação