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Para conscientizar a população sobre a urgência de combater a homofobia e lutar por uma sociedade igualitária, iniciativas como o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, são essenciais e abordar a diversidade nos ambientes de aprendizagem é uma maneira de impulsionar as discussões sobre essa temática.

“O orgulho em questão é contra a opressão, e é fundamental que haja uma data para reforçar isso. É um grito para as pessoas serem respeitadas como são”, explica Anderson Alberto Silva, assessor pedagógico do Sistema Anglo de Ensino. Assim, o movimento preza pela inclusão e acolhimento das pessoas LGBTQIA + em todos os ambientes, incluindo o educacional, o qual pode marcar as primeiras vivências de violência física ou psicológica.

 

A diversidade nos ambientes de aprendizagem

As gerações mais novas já apresentam diversas reações positivas de tolerância e inclusão no cotidiano, o que é resultado do trabalho dos educadores de fortalecer esses valores, além da criminalização da homofobia e da expansão de campanhas de conscientização.

Apesar desses avanços, Alberto Silva enfatiza que ainda há um longo caminho para garantir que as escolas sejam espaços seguros, com diversidade nos ambientes de aprendizagem. Essa construção é indispensável, já que a instituição tem o papel de estabelecer, além dos conteúdos didáticos, valores que os estudantes levarão para a vida.

 

Por que o convívio com a diversidade é importante para os estudantes?  

“Um estudante que habita um ambiente escolar em que se busca construir o respeito à diversidade tem a chance de se edificar como um cidadão melhor, contribuindo para uma vida social mais harmônica, tolerante e menos violenta”, afirma o profissional.

Ao ter contato direto com a diversidade, o estudante, além de estar sendo preparado para se posicionar criticamente na sociedade, pode ter vantagens nas provas. Para Alberto Silva, os principais vestibulares do país, sobretudo nas redações, questões dissertativas e segundas fases, costumam trabalhar assuntos relacionados ao respeito – e as respostas trarão argumentos mais sólidos e precisos quando o indivíduo vivencia aquilo no cotidiano.

 

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