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Imagine chegar a um país estrangeiro, com uma língua e cultura completamente diferentes da sua. Esse é o cenário enfrentado por muitos alunos estrangeiros que buscam educação no Brasil. No entanto, escolas como o Colégio Visconde de Porto Seguro estão prontas para recebê-los.

Desde o primeiro dia, profissionais trabalham para garantir que os alunos se sintam em casa. Programas de orientação, atividades de integração e apoio emocional são oferecidos para ajudar os alunos a se adaptarem não apenas à escola, mas também à vida no Brasil.

Conversamos com Mauritius von Dubnitz, diretor de Relações Institucionais, e Odair Artmann, diretor brasileiro institucional do Currículo Internacional, do Colégio Visconde de Porto Seguro, para entender como funciona uma escola brasileira especializada em atender alunos estrangeiros. Confira os principais trechos dessa entrevista!

EX- Quais são os principais desafios enfrentados por alunos estrangeiros ao ingressarem em uma escola brasileira e como a instituição os auxilia nesse processo de adaptação?

Colégio – Quando os alunos vêm de uma escola do exterior ou passaram dois anos fora do sistema brasileiro de ensino, eles têm direito a uma adaptação, ou seja, passam por um processo pedagógico especial de equiparação de médias e aulas de português para estrangeiros, dentre outras iniciativas que promovem sua integração e acolhimento.

EX – Como a escola aborda questões relacionadas à diversidade cultural e linguística para garantir um ambiente inclusivo para alunos estrangeiros?

Colégio – A diversidade cultural e linguística estão presentes desde a fundação do colégio. Por exemplo, nossos currículos contam com aulas de inglês e alemão ou mesmo são ministrados nestes idiomas, além de oferecermos cursos extracurriculares, entre eles o de espanhol. Além disso, o aluno estrangeiro encontra em nossas dependências, nas nossas comunicações, mesmo com os pais, no nosso site ou em nossas redes sociais um ambiente trilíngue, portanto, temos desde a origem um ambiente totalmente inclusivo para alunos estrangeiros.

EX – Quais estratégias a escola utiliza para avaliar o nível de proficiência linguística dos alunos estrangeiros e fornecer o suporte adequado para o desenvolvimento do idioma português?

Colégio – Os alunos estrangeiros passam por um processo pedagógico especial de equiparação de médias e aulas de português para estrangeiros, dentre outras iniciativas que promovem sua integração e acolhimento.

EX – De que forma a escola promove a integração dos alunos estrangeiros com os demais estudantes e com a comunidade escolar?

Colégio – Mantemos um sistema de tutor para novos alunos, mesmo os brasileiros que vêm de outras escolas. No caso dos alunos estrangeiros, esse tutor, faz o acompanhamento e vai explicando, mesmo no idioma de origem, as dúvidas, as orientações, etc. No caso de turmas onde o número de estrangeiros é maior, já chegamos a utilizar o sistema de Team Teaching, com dois professores, um em cada idioma. 

EX – Quais recursos e serviços a escola oferece para apoiar as necessidades específicas de aprendizagem dos alunos estrangeiros, como aulas de reforço ou suporte emocional?

Colégio – Quando o aluno estrangeiro não consegue acompanhar o conteúdo em português, nós reforçamos o cuidado com ele oferecendo a possibilidade de acompanhamento individual por um professor, em aulas exclusivas, ou cursar a disciplina no contraturno. Os professores brasileiros são sensibilizados para fazer adaptações. Além disso, contamos com 54 professores expatriados dentro da escola, que conhecem o idioma (\lemão) e a cultura, facilitando muito a abordagem. Nossas orientadoras educacionais também são fluentes em alemão e/ou inglês.

EX – Como a escola colabora com as famílias dos alunos estrangeiros para entender e atender às suas necessidades educacionais e culturais?

Colégio – Além de seguir bases curriculares que já incorporam o tema, o colégio incentiva a participação das famílias em diversos eventos acadêmicos e sociais, como Projetos de Vida e Convivência, Dia da Família, Festa Junina, Festa da Lanterna, dentre outras. As famílias também contam com a possibilidade de participar do Comitê de Pais, onde as reuniões podem ser realizadas em português e alemão.

EX – Quais são os programas ou atividades extracurriculares oferecidos pela escola para enriquecer a experiência educacional dos alunos estrangeiros e promover a sua integração social?

Colégio – Oferecemos mais de 50 cursos extracurriculares aos alunos, onde podem desenvolver múltiplas habilidades e criar novos vínculos com aulas que variam desde música, teatro, culinária, idiomas, até esportes e tecnologia. Os alunos também vivenciam experiências enriquecedoras por meio de Expedições do Conhecimento realizadas regularmente, com visitas a lugares históricos ou ligadas aos conteúdos trabalhados nas aulas.

EX – Que tipo de treinamento ou capacitação os professores e funcionários da escola recebem para melhor atender às necessidades dos alunos estrangeiros?

Colégio – Contamos com um ciclo de desenvolvimento escolar baseado em dois modelos, o brasileiro e o alemão, auditados periodicamente, que garantem qualidade pedagógica internacional. Além disso, nossos profissionais participam anualmente da Didacta, a maior feira internacional de educação da Europa, e contamos ainda com a experiência de integrar e fazer uma troca altamente qualificada com uma rede internacional de escolas alemãs.

EX – Quais são os resultados observados em termos de sucesso acadêmico e bem-estar emocional dos alunos estrangeiros que frequentam a escola?

Colégio – De acordo com o tempo de permanência dos alunos estrangeiros, a experiência nos mostra que dificilmente é possível diferenciar o desempenho deles de um aluno nativo, mantendo ambos excelentes níveis de aprendizado, tão boa e rápida é a integração em nosso meio.

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Foto de Jason Sung na Unsplash