Estudantes aprendem sobre Bacia Amazônica a partir de mesas de realidade virtual
Mais de 7,5 mil alunos vão aprender as características da Bacia Amazônica acompanhando de perto como ela é composta. Além disso, os estudantes poderão visualizar as propriedades únicas do relevo mundial como se estivessem presentes em cada parte do globo. Esse aprendizado será possível a partir da utilização de mesas interativas e de realidade virtual, que foram adquiridas por oito colégios de educação básica associados à Inspira Rede de Educadores, entre eles, os colégios Montessori Santa Terezinha e Domus Sapientiae, de São Paulo, e o Novo Tempo, de Santos.
A partir dessa tecnologia, os professores poderão aplicar questões relacionadas à topologia, trabalhar curvas de nível em tempo real, esclarecer dúvidas sobre o relevo na disciplina de Geografia e fazer a contextualização do território em aulas de história.
Formada por um grande banco de areia, a mesa conta com um sensor de distância que faz a medição da superfície em relação a ele e distribui as colorações adequadas a cada tipo de ambiente. Um computador é programado para identificar as diferentes alturas e já desenvolver as curvas de nível.
A manipulação do equipamento fica por conta do educador que passará por um treinamento específico, aplicado pela rede, para aprender a operar adequadamente o sistema. Seu conhecimento particular vai definir a habilidade para montar o cenário. Com a ajuda das mãos, ele fará o assoreamento. Comandos eletrônicos dados a partir de sinais do professor vão sinalizar chuvas em tempo real, seca, rios, entre outros cenários e fenômenos.
“É mais um recurso digital para apoiar o professor e estimular o engajamento do aluno que consegue acompanhar com detalhes, em tempo real, situações como a que aconteceu em Minas Gerais, em 2019, na ocasião do rompimento da barragem de Brumadinho”, avalia o professor de tecnologias Ricardo Maia de Toledo.