2 min de leitura

Oito estudantes de Londrina (PR) desenvolveram um aplicativo de combate ao bullying e venceram a etapa final do Desafio Level Up – competição nacional infantojuvenil de empreendedorismo digital -, realizada pelo Sebrae e voltada para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Médio.

O desafio teve como objetivo fazer com que os alunos desenvolvessem habilidades e competências para além do ambiente escolar, buscando soluções inovadoras para um problema relacionado ao tema proposto. 

A equipe vencedora, que estuda no Colégio Positivo e levou um prêmio de R$ 3 mil, criou um jogo on-line voltado para o combate ao bullying. O aplicativo faz simulações para que crianças e adolescentes compreendam o que estão sentindo e, assim, possam lidar com a situação. Outra solução é o acompanhamento de psicólogos no próprio jogo.

“Esse projeto foi importante porque pôde desenvolver a autonomia, o trabalho em equipe, a filantropia e questões de empreendedorismo. Os alunos desenvolveram essa ideia do zero e conseguiram realizar um projeto sólido”, comenta o responsável pela mentoria dos alunos e professor de Matemática, Nathan Nominato Correia. 

Para o diretor do Colégio Positivo – Londrina, Julio Felis, quando o aluno é provocado a criar soluções para problemas que estão próximos ou até mesmo que os impactam de forma direta, ele passa de coadjuvante a protagonista de sua própria história.

“Quando percebem que suas ideias, projetos e aspirações ganham espaço de destaque, como é o caso do Desafio Level Up, os estudantes, quando devidamente provocados e apoiados, atingem resultados excelentes. É claro que a premiação em dinheiro chama a atenção, mas o projeto por trás desse resultado é o que fará a real diferença na vida deles e de tantos outros alunos”, pontua. 

Para se aprofundar sobre esse assunto, confira o artigo: Lei do Bullying nas escolas: o que ela muda?