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Transformar o processo de ensino e aprendizagem em uma vivência rica, lúdica e dinâmica já é realidade para muitas instituições de ensino. E uma das maneiras de conseguir fazer isso é utilizar a gamificação, uma abordagem que permite combinar elementos divertidos para a explicação dos conteúdos aos alunos.

Vale destacar que é possível utilizar essa ferramenta não apenas como entretenimento, mas para impulsionar o conhecimento dos estudantes.

Entre os benefícios em usar a gamificação, estão o aumento do interesse e a motivação dos alunos; melhorara na retenção do conhecimento; e aumento no envolvimento por meio de mecanismos sociais, tais como badges, pontos ou quadros de liderança.

Com tantas vantagens, o próprio Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) considera o jogo uma estratégia essencial de aprendizagem humana.

” Para alcançar melhores resultados dos alunos, os educadores de hoje estão usando cada vez mais ferramentas e estratégias digitais de ponta em seus métodos de ensino. A gamificação para a aprendizagem é uma dessas estratégias cada vez mais utilizadas pelos professores em todo o mundo “, explica a pedagoga Patricia Herrera, diretora de EdTech para a LATAM na CYPHER LEARNING.

 

Gamificação na educação on-line

Confira agora 5 dicas compartilhadas pela especialista para se incorporar a gamificação nas aulas on-line:

  1. Usar um sistema centralizado.

A adoção da tecnologia correta ajudará a impulsionar as sessões de aprendizagem. Desde algo simples como uma planilha compartilhada até algo complexo como um sistema de gerenciamento de aprendizagem inteligente (como um ILP).

Segundo Patricia, os professores precisam de uma plataforma centralizada para acompanhar e analisar o desempenho de todos os alunos para proporcionar experiências educacionais mais personalizadas.

  1. Prova versus missão.

A linguagem e a redação podem parecer insignificantes, mas na verdade são elementos muito úteis para preparar o caminho para a gamificação na sala de aula.

Uma prova é algo a temer, uma missão é algo a conquistar. Os estudantes não terão medo de uma missão, já que parecerá um desafio a ser alcançado.

  1. Ganhar pontos, não notas. 

Os pontos de experiência trazem consigo uma reviravolta. Eles podem ser transformados em notas regulares para a satisfação do sistema escolar e, ao mesmo tempo, podem aumentar a confiança no aprendizado e fazer com que os alunos queiram obter mais: quanto mais pontos conseguirem, maior a probabilidade de conquistarem a missão. 

  1. Uso de níveis, pontos de controle e outros métodos de progressão. 

Além dos pontos de acompanhamento, os professores podem usar vários “pontos de controle”, “níveis” ou outros símbolos de progressão para manter os alunos focados em alcançar o nível de especialista no jogo.

  1. Criar perspectivas específicas de aprendizagem.

Este elemento de encenação da fantasia é uma grande atração dos videogames. Ela permite que os alunos assumam diferentes papéis como aprendiz, juiz, designer, pai ou médico, aprendendo, assim, diferentes perspectivas para resolver um problema dependendo do personagem.

 

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