Histórias inspiradoras e dicas de homenagens para o Dia do Professor
No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, uma data especial dedicada a homenagear aqueles que desempenham um papel importantes em nossas vidas, transmitindo conhecimento e moldando o futuro. Nesta reportagem, o Escolas Exponenciais traz três histórias inspiradoras compartilhadas por professores que nos mostram o quão significativa é a profissão. Confira!
Lição de amor e inclusão
José Pedro Lino, professor universitário, palestrante e mestre e doutorando em Educação, compartilhou uma história que marcou sua carreira. Ele era professor de matemática e, em um determinado ano, recebeu um aluno na antiga 5ª série (hoje 6º ano) que tinha distrofia muscular.
“Ele tinha uma vivacidade, alegria de viver… era uma criança especial de muitas formas, e, ainda que necessitasse de cadeiras de rodas, de adaptação para fazer pequenas coisas, como segurar um lápis, em uma época em que não havia apoio algum para nada, foi acolhido por todos nós professores e todos os colegas de turma. Éramos uma família”, recorda.
No entanto, o aluno não resistiu às complicações da distrofia muscular e coube à José dar a notícia aos colegas de classe. “Isso me marcou de tal forma, com tal profundidade, que nos anos seguintes dediquei parte da minha carreira ao estudo, escrita e palestras sobre educação inclusiva e inclusão social na esperança de que outros colegas possam receber crianças como aquele aluno, com mais preparo do que tínhamos quando o recebemos na nossa escola”.
Importância de aprender juntos
Com mais de 30 anos de experiência como professora, Andréa Patapoff Dal Coleto lembra da constante aprendizagem que é ser um educador. Em uma de suas primeiras experiências como professora de primeira série, ela enfrentou um desafio que a marcou para sempre.
Ao ensinar sobre a germinação de feijão, Andréa decidiu realizar um experimento com os alunos, deixando alguns potinhos dentro do armário para que pudessem analisar o resultado da diferença entre os feijões que ficassem na janela (recebendo a luz do Sol) e outros que ficassem dentro do armário (no escuro).
“Todos levantaram a hipótese que os feijões que foram colocados dentro do armário morreriam. Passado o final de semana, na segunda feira, quando abri o armário, para minha surpresa, os feijões que ficaram no escuro estavam maiores que os da janela, apenas sem coloração. Fiquei aflita, pois as crianças teriam uma decepção com o resultado. Então, troquei os feijões de lugares. Que horror!”, recorda.
Em sua inexperiência, Andréa diz que não soube aproveitar a oportunidade para envolver os alunos na investigação e no aprendizado, deixando de lado a exploração ativa e a construção de conhecimento.
“Hoje, batalho intensamente pela experimentação ativa, assim como para que as hipóteses sejam o início da construção de novos conhecimentos. Aprendi que demonstrar ao meu aluno que não sou detentora do saber absoluto não diminui em nada a minha autoridade e não precisa sentir que a sua competência está a ser posta em causa. Pelo contrário, desta forma adquire mais competência. Isso ocorre porque não podemos ensinar sem aprender”.
Memórias de professora
Rosaura Soligo, professora, formadora doutora em Educação e diretora da Rede Latino-Americana de Alfabetização, guarda na memória uma série de lembranças que ilustram a diversidade de desafios e momentos emocionantes que os professores enfrentam ao longo de suas carreiras.
Desde o primeiro dia de aula, quando os alunos perceberam que era sua primeira vez como professora, até situações inesperadas, como um aluno trazendo uma arma para a escola, as histórias de Rosaura lembram da complexidade da profissão docente.
“O dia em que levamos as crianças no Museu do Ipiranga e elas não entravam de forma alguma no museu porque nunca tinham visto um jardim na vida e não queriam sair de lá. O dia em que uma aluna veio assustada do banheiro porque tinha saído um bicho enorme de dentro dela (uma lombriga); o dia que dei um esbregue em um aluno que me mandou para ‘aquele lugar’; o dia em que descobri que uma aluna recém-ingressante na escola já sabia ler fluentemente e eu não conseguia compreender como isso era possível…”, lembra, entre tantas outras histórias.
Para a professora, uma das lições mais importantes é a crença de que todos os alunos podem aprender. De acordo com ela, essa crença impulsiona os professores a superar obstáculos e a inspirar os alunos a alcançarem seu potencial máximo. “Essas lembranças evocam as inquietações que me colocavam em movimento, porque mostram quem eu era, porque são indícios das experiências que me formaram”.
5 dicas de homenagens no Dia do Professor
Cartas de agradecimento: Escreva cartas de agradecimento pessoais, destacando como o professor impactou sua vida. Conte histórias específicas sobre como eles o ajudaram a aprender, crescer e superar desafios.
Presentes personalizados: Presenteie o professor com algo significativo e personalizado, como um quadro com uma citação inspiradora, um livro relacionado à sua disciplina ou uma caneca personalizada com uma mensagem de agradecimento.
Dia especial na sala de aula: Coordene com a administração da escola para permitir que os alunos organizem um dia especial na sala de aula. Eles podem preparar apresentações, atividades educacionais divertidas ou até mesmo um lanche para celebrar.
Redes sociais e mídias digitais: Use as redes sociais e mídias digitais para criar uma campanha de agradecimento aos professores. Compartilhe histórias, fotos e mensagens de agradecimento usando uma hashtag específica.
Voluntariado em nome do professor: Considere organizar uma atividade de voluntariado em nome do professor homenageado. Isso pode incluir ações como plantar árvores, limpar parques ou realizar atividades de caridade.
Foto: Imagem de Freepik.
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