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O estudo “Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial, mostra que inteligência emocional, criatividade e solução de problemas complexos são habilidades essenciais para os profissionais do futuro. E uma boa maneira de desenvolver essas habilidades nos estudantes é por meio das metodologias ativas.

Esse processo de ensino coloca os estudantes como protagonistas da própria aprendizagem. Em sala de aula, os alunos são incentivados a tentar e aprender com os erros, reforçando a importância da autonomia do educando. Geralmente, as crianças e os adolescentes aprendem estudando a partir de projetos, trabalhando em equipe e até mesmo com o emprego de recursos digitais.

Além das metodologias ativas, Guilherme Camargo, CEO e fundador da consultoria Sejunta, cita mais duas tendências na educação que devem se destacar ao longo de 2023. “Dentre as principais tendências, dado o contexto, destacam-se três: desenvolver os estudantes globalmente, considerando diferentes habilidades e com o uso de metodologias ativas; preparar os diferentes ambientes para que a colaboração, trabalho em equipe e métodos ativos sejam bem implementados; e o desenvolvimento profissional continuado dos educadores para que possam desenvolver as duas primeiras tendências e também crescer a partir disso”, destaca.

Entretanto, Camargo pontua que os gestores escolares devem se planejar para adotar novas tecnologias educacionais para a instituição de ensino. “O navio mais rápido do mundo, sem uma boa equipe e sem destino, estará sempre à deriva. Ou seja, não basta apenas investir em novas tecnologias e imaginar que isso será o suficiente para inovar e melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Este é o maior equívoco: pressupor que uma nova cultura de inovação e uso de tecnologias vai surgir imediatamente e sem planejamento”, completa.

De acordo com o profissional, escolas que ainda não começaram a planejar o currículo escolar integrado com tecnologias educacionais e o uso de metodologias ativas tendem a enfrentar dificuldades com novas matrículas, retenção e também nos principais indicadores de aprendizagem. “Além disso, essas escolas estão andando na contramão das expectativas globais de desenvolvimento dos estudantes de acordo com pesquisas, estudos internacionais e, por vezes, a própria BNCC”, acrescenta.

 

Benefícios do uso das tecnologias e metodologias ativas

Você sabe quais são os benefícios práticos ao incorporar as tecnologias na educação e nas metodologias ativas? Segundo Camargo, “o uso seguro das tecnologias, quando implementado pela escola de maneira apropriada, torna todo o acesso no ambiente digital guiado e orientado, em todos os momentos, educando o estudante para tomar melhores decisões sozinho no futuro quando não estiver sob orientação”, destaca.

A escolha de determinadas tecnologias recorrentes no cotidiano pode favorecer o engajamento dos estudantes, além de abrir espaço para o diálogo. “Para além disso, quando o público jovem utiliza esses dispositivos e conectividades na escola com a devida orientação, aprende sobre comportamentos adequados, privacidade, comportamentos inapropriados, entre outras precauções. O uso responsável traz autonomia para decidir”, pontua.

 

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