
18 encontros para você ter acesso a práticas inovadoras e tendências do Mercado Educacional durante o ano inteiro. Confira as datas e planeje a sua participação:
Veja o que rolou até agora:
Perspectivas: o que as escolas podem esperar para 2021?
Programação
24 de Fevereiro

14h00 - 15h00
Muitas foram as mudanças sofridas ao longo do último ano no mercado da educação. E diante desse contexto, são inúmeras as incertezas: Quais são os caminhos a seguir? Como buscar assertividade nas decisões mesmo em um cenário de tantas incertezas? Nesta palestra, vamos conversar com Alexandre Sayad, jornalista, educador e representante da UNESCO Mil Alliance, sobre as principais perspectivas e tendências que devem guiar a educação no ano de 2021.

com Alexandre Sayad
co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance

15h05 - 15h45
Depois de um ano de ensino remoto, o retorno às aulas presenciais já é uma realidade ou está próximo de ser na maioria dos estados. No entanto, este ainda é um assunto marcado por muitas dúvidas e expectativas por parte das famílias. Neste sentido, é importante que as escolas se atentem aos principais anseios de pais e alunos para que transmitam segurança e tranquilidade em suas ações de retorno. Neste quadro, vamos conversar com Taís e Roberta Bento, especialistas na relação família-escola e criadoras do perfil SOS Educação, a respeito de como as escolas podem alinhar seu planejamento às expectativas das famílias.

com Roberta Bento & Taís Bento
@soseducacao

15h50 - 16h30
Vivemos um momento de grande insegurança. Ao mesmo tempo que tememos pela nossa saúde, já podemos observar os efeitos da crise econômica em diversos setores do mercado. E no setor educacional, a pandemia intensificou um velho fantasma: a inadimplência escolar. Porém, a boa notícia é que estão surgindo novas soluções que prometem revolucionar a maneira como as escolas lidam com esta questão. Neste quadro, o empreendedor em educação Danilo Costa, sócio-fundador do Educbank, vai falar sobre como melhorar a gestão financeira da escola no cenário atual.

com Danilo Costa
sócio-fundador do Educbank
25 de Fevereiro

14h00 - 15h00
Pela primeira vez, as escolas se preparam para um novo recomeço em meio a um novo contexto até então pouco praticado: o ensino híbrido. Neste contexto, como podemos preparar melhor nossa equipe pedagógica? Quais as estratégias a serem colocadas em prática para que o novo ano seja produtivo? Neste painel, vamos conversar com a pedagoga Denise Ferreira, também conhecida como Professora Denise (@papodaprofessoradenise no Instagram), sobre estratégias e práticas que vão auxiliar na preparação da equipe pedagógica para o ano de 2021.

com Denise Ferreira
@papodaprofessoradenise

15h05 - 15h55
Novas tecnologias, ensino híbrido e protocolos de saúde são alguns dos inúmeros desafios com os quais as escolas terão de aprender a lidar neste ano. Embora complexos por si só, se tornam ainda mais delicados quando envolvem o ensino infantil. Nesta palestra, vamos conversar com Frederico Venturini Barbosa, vice-presidente da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil) sobre como a pandemia vem impactando o setor da educação infantil e sobre quais são as perspectivas e tendências para 2021.

com Frederico Venturini
VP da Associação Brasileira de Educação Infantil

16h00 - 16h30
Neste painel, vamos conversar com dois gestores escolares sobre suas expectativas e planos para o ano letivo de 2021.

com Richard Debre
Diretor da Maple Bear Mogi das Cruzes e Botafogo

com Georgia Carolina Piacentini Correa
Fundadora e diretora da Escola Teia Multicultural
Inovação na prática: como começar hoje?
Programação
10 de Março

14h00
Em uma era de impermanência, em que as coisas tendem a mudar de maneira cada vez mais rápida, é fundamental que as escolas possam trabalhar a capacidade de criar soluções para os seus problemas de maneira natural e constante, através de uma cultura inovadora. Mas, como começar a colocar isso em prática? Nesta palestra, vamos conversar com o especialista em inovação, Gil Giardelli, sobre como criar uma cultura de inovação nas escolas. Ao longo da conversa, ele vai abordar a importância de uma mentalidade inovadora para o futuro das escolas e desmistificar algumas questões que englobam o conceito de inovação.

com Gil Giardelli
Professor Global, membro da WFF e da World Future Society

15h10
Uma cultura inovadora, para ser considerada consistente, deve ser capaz de abranger todos os membros do ecossistema escolar. Ou seja, para além de ser cultivada pela gestão, a inovação precisa ser estimulada em toda a equipe. No entanto, muitos educadores ainda seguem apegados a modelos tradicionais e, neste contexto, trabalhar uma mentalidade inovadora nem sempre é tarefa fácil. Neste quadro, vamos conhecer como a Escola Luminova está se tornando uma referência na hora de preparar e desenvolver a equipe pedagógica para um modelo inovador de ensino.

com Ericson Tadeu Senno
Gestor Acadêmico da Luminova

15h55
Em um cenário de transformações como o que vivemos, cabe à escola ser uma das pioneiras na hora apresentar as mudanças para a sociedade, sobretudo na influência que a formação dos alunos pode exercer neste sentido. Assim, as instituições mais flexíveis para absorver as mudanças deste “mundo líquido”, tendem a ser mais bem-sucedidas. E uma cultura inovadora, que estimula as pessoas a buscarem um olhar diferenciado para os problemas, tem se mostrado fundamental para todos aqueles que buscam evoluir. Neste painel, vamos conversar com alguns gestores escolares sobre como a inovação torna-se uma característica essencial para o futuro da escola.

com Mildren Lopes Wada Duque
Co-fundadora da Comunidade Maria Peregrina

com Flávio Lavorato Neto
Diretor administrativo na Colégio Parthenon
11 de Março

14h00
As startups são conhecidas por possuírem uma cultura altamente inovadora. Criadas em um mundo em que as coisas se modificam a todo instante, elas têm como característica a capacidade de encontrar soluções para os seus problemas de maneira muito rápida e eficiente. Pensando nisso, convidamos Michel Eberhardt, chairman e founder na 2be Live, para nos ajudar a refletir sobre como a forma de inovar das startups pode servir de inspiração para as escolas.

com Michel Eberhardt
Presidente e fundador da 2be Live

15h10
Perda de alunos e renegociações foram situações que fizeram parte da realidade de milhares de instituições de ensino em 2020. Mas, mesmo diante de um cenário incerto, algumas escolas conseguiram driblar os desafios impostos pela pandemia, levando inovação para seus processos e consequentemente, crescendo em meio a crise. Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas que se destacaram no período.

com Desyrriê Martins
Consultora em relacionamento Escola-Família do ClassApp

com Ericka Correa Vitta
Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi de Santa Bárbara d'Oeste

com Marcelo Krokoscz
Diretor do Colégio Fecap de São Paulo

15h55
Inovar também significa estimular a capacidade de pensar “fora da caixa” e criar ambientes que instiguem a busca por alternativas. Mas o que é ser criativo? Será que é um dom ou algo que podemos exercitar e se desenvolver? Qual a importância da criatividade na escola não apenas para os alunos, mas sobretudo para os educadores? Neste quadro, vamos conversar com a formadora de professores Emilly Fidelix, conhecida nas redes como Professora Emily (@seligaprof), sobre como usar a inovação para tornar sua escola mais criativa.

com Emilly Fidelix
@seligaprof
Experiências internacionais: o que dá para ser aplicado na sua escola
Programação
24 de Março

14h00
Após um ano do início da pandemia, seus reflexos já podem ser observados ao redor de todo o mundo e atingem os mais diversos âmbitos da sociedade. Dessa maneira, em relação ao setor educacional, como os diferentes países têm lidado com as transformações? Nesta palestra, a colunista de educação do Estadão Renata Cafardo, vai trazer um panorama sobre como anda a educação ao redor do mundo e quais os reflexos e aprendizados positivos e negativos da pandemia que já podem ser observados nas escolas do Brasil e do exterior.

com Renata Cafardo
Jornalista, colunista de Educação no Estadão e fundadora da Jeduca

15h10
Em meio à globalização, a aprendizagem ativa, o desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade são características cada vez mais essenciais para o desenvolvimento. Neste sentido, a educação internacional, apoiada em interações bilíngues, possibilita a ampliação de perspectivas e modos de ver o mundo, estimulando o desenvolvimento da consciência internacional. Neste quadro, vamos conversar com Susan Clemesha, especialista em educação bilíngue e diretora acadêmica da Sphere International School, a respeito da importância das interações bilíngues, e como a integração entre as disciplinas e línguas estrangeiras, além da valorização de ações participativas na comunidade local e global da escola, podem estimular a mobilidade para um futuro global.

com Susan Clemesha
Diretora acadêmica da rede Sphere International School

16h00
Neste painel, vamos conversar com duas mães brasileiras, que residem no exterior, para nos contar como estão sendo as experiências delas com a escola dos seus filhos, durante o período da pandemia. Marina Incerpi Isola Borro, que mora na cidade de Culemborg, na Holanda e é mãe de duas crianças, de 7 e 5 anos de idade, e Luciana Savioli, que mora em Austin no Texas e é mãe da Clara de 9 anos vão nos contar sobre os desafios e as boas práticas observadas por elas e que poderão servir de inspiração pelas escolas brasileiras.

com Luciana Savioli
Jornalista e mãe residente nos EUA

e Marina Incerpi Isola Borro
Médica e mãe residente na Holanda
25 de Março

14h00
Ao longo do tempo muitas experiências internacionais na educação sempre serviram como fonte de inspiração na busca de um novo olhar sobre os desafios das escolas no Brasil. Mas, será que isso também se aplica quando falamos na forma como as instituições de ensino ao redor do mundo estão lidando com a pandemia? Neste quadro, o pesquisador Matheus Nery, que foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard (2020), vai nos apresentar experiências e projetos que acontecem no exterior e que podem ajudar a educação do nosso país a sair mais fortalecida deste momento de crise.

com Matheus Nery
Colunista do Jornal da Cidade e Professor da Uninassau e da Faculdade 8 de Julho

15h10
A crescente aceleração da globalização e da transformação tecnológica têm impactado a forma como nos relacionamos, como nos percebemos, nossos desejos, nossas possibilidades de atuação e o alcance do impacto de nossas ações. Quanto à educação, ela pode ser a porta de entrada para essas novas oportunidades. Neste quadro, a educadora Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, vai trazer perspectivas a respeito do que os educadores podem aprender com os modelos de países com alto índice de desenvolvimento econômico e excelência em educação, como o Canadá.

com Cintia Sant’Anna
Diretora Acadêmica da Maple Bear

16h00
Neste painel, vamos conversar com as educadoras brasileiras Christie Schönfeld, que reside atualmente na Alemanha, e Lia Thimmig, residente do Texas – EUA, sobre suas experiências ao longo do último ano, nas escolas onde atuam. Na conversa, vamos discutir sobre como algumas soluções encontradas para os desafios da educação, meio à pandemia, podem ser aplicadas pelas escolas brasileiras.

com Christie Schönfeld
@pedagogianaalemanha

e Lia Thimmig
Educadora no Texas - EUA
Gestor escolar 4.0: modelos e estratégias para uma gestão escolar atual
Programação
07 de Abril

14h00
Com o início da vacinação dos grupos prioritários novos caminhos pós-crise, ainda que lentamente, começam a ser desenhados. No entanto, muitos são os questionamentos de como seguir adiante, uma vez que o mundo que conhecíamos até então parece ter ficado no passado. E quanto à gestão escolar, quais as possibilidades? Quais as implicações da pandemia no modo que até então conhecíamos na forma de se fazer gestão? Nesse painel, Felipe Sundin, executivo na Conexa Educação – braço de inovação e tecnologia do Grupo SEB, vai compartilhar suas percepções a respeito do papel do gestor escolar no cenário pós-pandemia.

com Felipe Sundin
Cofundador e Diretor-geral das Escolas AZ

15h10
Em meio ao cenário atual, aplicar boas ferramentas de gestão na rotina escolar são fundamentais para trazer melhores resultados e dar uma maior segurança em relação ao processo de tomada de decisão. Neste quadro, vamos conversar com Messias Barbosa, Gerente Executivo de Novas Parcerias do Edify, sobre como a metodologia ágil pode ser aplicada no universo escolar, com foco em como criar metas efetivas para acompanhar os projetos de crescimento da sua escola, além de como estabelecer parcerias de sucesso.

com Messias Barbosa
Gerente Executivo de Novas Parcerias do Edify

16h00
Neste painel, vamos conversar com Giordano Vasconcelos, supervisor educacional da Organização Educacional Farias Brito, e com Cecília Resende, assessora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, sobre as práticas pedagógicas que podem ser adotadas pelas escolas de forma a aprimorar o rendimento dos alunos, no contexto do híbrido de ensino.

com Giordano Vasconcelos
Supervisor Educacional da Organização Educacional Farias Brito

e Cecilia Resende
Assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino
08 de Abril

14h00
Os dados são uma das principais ferramentas a serem utilizadas na tomada de decisão dentro das empresas. Na gestão escolar, no entanto, muitas escolas ainda têm dúvidas e não costumam utilizar os dados em sua rotina. Mas, por onde se deve começar? Como utilizar os dados de maneira assertiva na hora de gerir uma escola? Neste painel, o especialista em eficácia e gestão de dados escolar, Gustavo Reis, vai abordar como uma gestão baseada em dados pode ajudar as escolas a alcançarem melhores resultados, desde a rotina até a prospecção e retenção de novos alunos.

com Gustavo Reis
Especialista em gestão de dados educacionais

15h10
Um novo modelo de educação, independentemente do seu público (crianças, jovens, ou adultos), deve colaborar para promover o autoconhecimento e apoiar-se no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Nesta palestra, Emilio Munaro, Vice-Presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna, vai abordar como as escolas podem contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais trazendo resultados práticos que inspirem a formação de seres humanos mais autônomos, empreendedores e líderes da sua própria realidade e vida!

com Emilio Munaro
VP de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna

16h00
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares de diferentes partes do país a respeito de práticas de gestão que tem sido bem sucedidas em suas escolas, sobretudo durante o período da pandemia.

com Sâmea Franceschini
Coordenadora no Colégio Equipe de Recife

e Suely Nercessian Corradini
Diretora Pedagógica do Colégio Vital Brazil - SP.
Educação socioemocional
Programação
29 de Abril

14h00
Alunos bem preparados socioemocionalmente são capazes de lidar com as próprias emoções e liderar suas próprias vidas de maneira encorajadora. Para muitos vista como o primeiro ambiente em que as crianças experimentam a vida em sociedade, a escola tem um papel fundamental nesse processo. Neste quadro, vamos conversar com o Consultor pedagógico do LIV – Laboratório Inteligência de Vida e Psicanalista, Raul Spitz, a respeito de como a educação socioemocional pode ser trabalhada nas escolas, desde o ensino infantil até o ensino médio.

com Raul Spitz
Consultor pedagógico do Laboratório Inteligência de Vida (LIV)

15h10
As competências socioemocionais refletem diretamente na forma com que lidamos com o mundo. Neste sentido, trabalhar esse tipo de competência desde a infância é essencial para o desenvolvimento de adultos mais bem preparados emocionalmente. Mas, entre inúmeras competências, quais delas são mais valorizadas em meio ao contexto atual e como podemos trabalhá-las na escola? Nesse painel, Isabela Villas Boas, que é sócia diretora na troika, vai nos trazer uma panorama sobre as principais competências necessárias aos alunos do século 21 e qual o papel da escola no desenvolvimento de estudantes mais bem preparados emocionalmente.

com Isabela Villas Boas
Sócia diretora na Troika

16h00
Atividade fundamental na vida de uma criança, a escola tem um importante papel na maneira como as crianças aprendem a ver a vida. Neste sentido, a educação socioemocional tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante para as escolas e os questionamentos sobre como trabalhar tais competências de maneira eficiente também começam a surgir. Neste quadro, vamos conversar com dois gestores de escolas a respeito de como eles abordam a educação socioemocional no processo pedagógico.

com Edimara de Lima
Presidente da Organização Montessori do Brasil

e Andrezza Amorelli
Diretora de Pessoas e Cultura da Rede APOGEU, Diretora da Escola INTEGRA
30 de Abril

14h00
Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Mas, quais as reais contribuições desta nova base curricular para a educação socioemocional dos alunos? Nesta palestra, a mestre e doutoranda em Educação, Danila Di Pietro, vai abordar as diferentes competências trabalhadas pela BNCC e como elas contribuem para o desenvolvimento de alunos mais bem preparados socioemocionalmente.

com Danila Di Pietro
Pesquisadora especialista em relações interpessoais e competências socioemocionais

15h10
Diversos estudos apontam para a importância da inclusão das competências socioemocionais no currículo escolar. E em meio à pandemia, mais do que nunca, trabalhar esse quesito tornou-se uma emergência. Afinal, professores e alunos precisam estar preparados para os desafios que o século vinte e um impõe. A boa notícia é que existem evidências científicas robustas mostrando caminhos para a implementação efetiva da aprendizagem socioemocional nas escolas. Neste quadro, vamos conversar com o médico psiquiatra e co-fundador do Programa Semente, Celso Lopes de Souza, sobre como implementar, e sobre quais são as melhores práticas na atualidade do processo de aprendizagem socioemocional.

com Dr Celso Lopes de Souza
Médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente

16h00
Neste painel, vamos conversar com alguns gestores de escolas particulares a respeito de como a aprendizagem socioemocional tem sido trabalhada em seus colégios, além de boas práticas para implementá-la no processo pedagógico.

com Aline Ahmad
Mantenedora do Colégio Nahim Ahmad

e Lou Cocozza
Mantenedora do Colégio da Villa e Villa Bambini
Fortalecimento de marca: como sua escola quer ser conhecida?
Programação

14h00
A maneira com que uma escola se mostra ao público faz toda a diferença no momento de conquistar e de reter alunos. Neste sentido, um posicionamento bem definido conta pontos na hora de se diferenciar e se destacar frente à concorrência. Mas, em meio a um cenário cada vez mais diverso, qual a melhor forma de se apresentar ao público? Nesta palestra, Michele Chabin, Country Manager Brazil do ecommerce Tiendamia vai abordar estratégias para um posicionamento de marca bem sucedido e que podem ser aplicadas na sua escola.

com Michele Chahin
Country Manager Brazil do ecommerce Tiendamia

14h45
Posicionamento de marca diz respeito à maneira como uma marca quer ser lembrada pelo seu público. No entanto, em meio a um cenário heterogêneo, como o da educação, muitos gestores sentem dificuldade no momento de adotar um posicionamento sólido. Neste painel, Ivan da Cunha, diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação, vai abordar as oportunidades e desafios no reposicionamento de produtos e marcas, de maneira a se destacar frente ao mercado.

com Ivan da Cunha
Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação

15h25
Alinhar a tecnologia educacional ao desempenho pedagógico dos alunos e à valorização da marca da escola é um ótimo caminho para se destacar nos dias de hoje. Com isso, entender como usar dados a seu favor e valorizar a percepção dos familiares dos alunos frente a escola é essencial para gerar melhores resultados. Nesta palestra, vamos contar com a presença de Renata Grando, Sócia e Diretora de Parcerias e Crescimento na Letrus, que irá nos mostrar como as escolas podem elevar a sua marca, se tornando referência perante seus stakeholders.

com Renata Grando
Sócia e Diretora de Parcerias e Crescimento na Letrus

16h00
Para uma marca ser fortalecida ela precisa criar raízes sólidas com seu público. E, em uma escola, isso não é diferente. Neste sentido, uma comunicação próxima e eficiente é essencial para que as famílias e alunos se sintam parte ativa da comunidade escolar. Nesta palestra, vamos conversar com Vahid Sherafat, Co-fundador e CEO da ClassApp e do Escolas Exponenciais, sobre como uma boa comunicação pode ser essencial para fortalecer uma marca, além de dicas sobre como se comunicar de maneira eficiente com o público da sua escola.

com Vahid Sherafat
Co-Fundador e CEO da ClassApp, do Escolas Exponenciais e do evento Conecta EX

16h40
Neste painel, gestores escolares de colégios com um forte posicionamento de marca vão nos contar sobre as estratégias e experiências adotadas em suas respectivas escolas que os ajudaram a se tornarem referências no setor.

com Ricardo Aguirre
Head de marketing e cultura do Colégio Bandeirantes

e Cristina Godoi de Souza Lima
Diretora do Colégio Albert Sabin
Experiências de sucesso com o ensino híbrido
Programação

14h00
Adotado por escolas de todo mundo como opção para reabrir as escolas de forma segura, dado o contexto da pandemia, o ensino híbrido encanta e, ao mesmo tempo, assusta os educadores. Nesta palestra, Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia , mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia, vai falar sobre como adotar um ensino híbrido inovador e como isso pode, de forma prática, transformar a sua instituição.

com Luciano Meira
sócio-fundador e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street

14h55
É fato que, após tantas mudanças em decorrência da pandemia, a educação nunca mais será a mesma. Mas quais serão os rumos da educação híbrida quando tudo isso acabar? Nesta apresentação,o psicanalista, educador, e integrante da Academia Internacional de Literatura Brasileira, Prof. Dr. Geraldo Peçanha, vai nos trazer um panorama de como o ensino híbrido evoluiu ao longo dos anos e quais os impactos da pandemia em sua aceleração.

com Geraldo Peçanha de Almeida
Psicanalista, educador e escritor

15h40
A pandemia levou a escola para dentro da casa de estudantes e suas famílias. Neste movimento, porém, a grande dificuldade foi manter as avaliações e a visibilidade do processo de aprendizado dos alunos e das alunas no modelo remoto e até no presencial. Nesta palestra Claudio Sassaki, Ceo e cofundador da Geekie, vai abordar como a inteligência de dados aplicada à educação pode tornar o ensino mais visível para docentes, coordenação, direção e até para famílias.

com Claudio Sassaki
CEO e cofundador da Geekie

16h25
Neste quadro, convidamos gestores escolares de escolas particulares para nos contarem suas experiências e práticas bem sucedidas com o ensino híbrido ao longo do último ano.

com Joice Lopes Leite
Diretora de Educação Digital Colégio Visconde de Porto Seguro

e Adriana Aloise Joaquim
Diretora e Mantenedora do IEBURIX - Instituto de Ensino Barão de Mauá.
Tendências do mercado educacional brasileiro
Programação

14h00
Você acredita que a sua escola tem alguma chance de sobreviver se continuar fazendo o que faz hoje? A pandemia não mudou nada, apenas acelerou a morte do velho, e o que você planejava para 2033 vai acontecer em 2023! Nesta palestra, Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração e fundador da Anima Educação, vai trazer algumas apostas, suposições, intuições e delírios sobre a escola do presente.

com Daniel Faccini Castanho
Presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Anima Educação

14h55
Uma relação próxima com as famílias é essencial para as instituições que querem fidelizar o público, ou ainda captar novos alunos. Neste quadro, Yan Navarro, diretor acadêmico da Rede Luminova, vai abordar as principais tendências que podem aprimorar a relação escola-família e quais as novidades que vão ajudar você a encantar as famílias da escola.

com Yan Navarro
Diretor Acadêmico Luminova

15h40
Ao longo do último ano, tendo em vista todo contexto da pandemia, tornou-se ainda mais latente que tudo aquilo que é ensinado nas escolas esteja cada vez mais próximo e alinhado com as mudanças vistas na sociedade. Mas, como fazer essa transformação acontecer de maneira natural? Nesta palestra, Fernando Shayer, sócio fundador e CEO da Cloe e da Camino Education, vai abordar a necessidade de trazer o processo de aprendizagem para o século XXI, e como começar a fazê-lo na prática.

com Fernando Shayer
Sócio fundador e CEO da Cloe e da Camino Education

16h25
Neste painel, vamos nos reunir com dois gestores escolares do segmento privado para conversarmos a respeito das tendências que eles vislumbram no horizonte da educação e quais delas já estão sendo aplicadas nas escolas que atuam.

com Luiza Sassi
Diretora Geral na GayLussac e Diretora Educacional na Cognita Brasil

e Fernanda Nyari
Pedagoga e sócia fundadora da Kinder Kampus School
Deixando tudo pronto para o 2º semestre
Programação

14h00
Captar novos alunos sempre foi um momento chave para as escolas. No entanto, para além da atração de novos estudantes, é preciso também dar uma atenção especial na hora de fidelizar aqueles que já estão na escola. Neste sentido, quais são as práticas que já podem ser adotadas agora e que podem levar a um cenário de crescimento no próximo semestre? Nesta palestra, Ivan da Cunha, diretor de consultoria e estratégias corporativas da Apoio Estratégico, traz uma nova visão sobre o processo de captação e fidelização de alunos e estratégias competitivas para se diferenciar em meio à concorrência.

com Ivan da Cunha
Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Estratégico.

14h55
O contexto da pandemia fez com que as instituições de ensino mudassem boa parte das suas rotinas para o mundo digital. E isso inclui não apenas a sala de aula, mas também os processos gerenciais e organizacionais. E somado a esse cenário por si só já cheio de mudanças e novidades, mais um elemento entrou em cena: a Lei Geral da Proteção de Dados- e com ela, diversas dúvidas estão surgindo sobre como adaptar os contratos entre a escola, pais e fornecedores. Nessa palestra, a Advogada especialista em Direito Digital, Dra. Patrícia Peck Pinheiro, vai conversar conosco sobre as novas dinâmicas dos contratos escolares e todos os aspectos jurídicos que envolvem o processo.

com Dra. Patricia Peck Pinheiro
Presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP

15h40
Em meio à crise financeira que assola o país, a inadimplência é um desafio comum a muitas escolas. E, infelizmente, a tendência é que, se nada for feito, esse cenário venha a se intensificar. Mas, como virar esse jogo e garantir bons resultados financeiros na escola, mesmo em meio à crise? Nesta palestra, vamos conversar com Reinaldo Domingos, empreendedor, escritor e especialista em Educação Financeira, sobre como as instituições de ensino podem adotar um novo modelo de gestão financeira.

com Reinaldo Domingos
Ph.D em Educação Financeira, escritor e empreendedor

16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas particulares sobre como eles têm se preparado para iniciar o segundo semestre com o pé direito.

com Juliana Cristina Fadel
Diretora Pedagógica da Rede Fadelito

e Jhoseph Oliveira
Diretor Administrativo e Financeiro no Colégio Santíssimo Senhor.
Novo Ensino Médio
Programação

14h00
Neste quadro, Bruna Caruso, que participou da Frente Currículo e Novo EM do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, vai trazer as principais mudanças desse novo currículo, como está a reforma hoje, sua aplicação, perspectivas e como o gestor escolar pode trabalhar com a equipe e propor um aprendizado mais exclusivo e atraente para o aluno.

com Bruna Caruso
Frente Currículo e Novo EM do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed)

14h55
Não é novidade que a aprendizagem de novas línguas traz grandes benefícios para as crianças durante o seu crescimento. Neste sentido, as escolas têm se preocupado cada vez mais em oferecer em seus currículos o ensino bilíngue. Nesta palestra, Viviane Jesus, coordenadora pedagógica sênior no Edify, vai conversar conosco sobre as mudanças e as demandas do Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos e sobre como a Educação Bilíngue pode ser um diferencial na oferta destes itinerários.

com Viviane Jesuz
Coordenadora Pedagógica Sênior no Edify

15h40
Neste quadro, o Dr. Celso Lopes, médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente, vai mostrar como é possível usar a psicometria para fazer diagnósticos na escola visando conhecer melhor o perfil dos professores e alunos e , assim, dar intencionalidade às práticas pedagógicas, identificar fortalezas e pensar em estratégias para aprimorar as competências que não estão tão bem desenvolvidas.

com Celso Lopes de Souza
Médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente.

16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas renomadas do país, para que eles nos contem sobre suas práticas e experiências em relação a como anda a implementação do Novo Ensino Médio nos seus respectivos colégios.

com Pablo Damaceno
Coordenador Pedagógico do Ensino Médio no Colégio Pentágono - SP

e Angélica Larcher
Coordenadora Pedagógica do Colégio Internacional EMECE - Pompéia- SP
Preparação para a campanha de rematrícula
Programação

14h00
Mais de um ano após o início da pandemia, muito daquilo que as escolas conheciam parece ter se transformado. Mas será que isso também se aplica para o processo de captar e reter alunos? Nessa palestra, o Fundador do Escola Cheia, Consultor e especialista em captação de alunos Thiago Faria vai nos mostrar como tem sido hoje, a jornada de escolha das famílias na hora de encontrar a escola ideal para os filhos, além de nos apresentar algumas estratégias-chave para a campanha de rematrícula para 2022.

com Thiago Faria
Fundador do Escola Cheia

14h55
A partir de 2025, a língua inglesa passará a compor o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Nesta palestra, vamos conversar com a doutora em Estudos da Linguagem Gladys Quevedo-Camargo, sobre a importância de um programa de inglês estruturado dentro da escola e como utilizá-lo como um diferencial competitivo na campanha de matrículas.

com Gladys Quevedo-Camargo
Doutora em Estudos da Linguagem

15h40
Com a aceleração da transformação digital nas escolas, os contratos à moda antiga deram lugar aos novos contratos digitais. Nesta palestra, Paula Sino, especialista em otimização e gestão de documentos e Robson Medeiros, gestor financeiro do Centro Universitário UNIFAAT, trarão um case da instituição que teve seu processo de matrículas acelerado através do modelo digital. Segurança de dados e legalidade desses novos modelos de contrato também estarão na pauta desta discussão.

com Robson Medeiros
Gestor financeiro do Centro Universitário UNIFAAT

e Paula Sino
Gerente Comercial na Assine Bem e especialista em otimização e gestão de documentos

16h25
Neste painel vamos conversar com Wesley Peçanha, mantenedor do Colégio Ueda Peçanha, do Rio de Janeiro, e Christian Favarão, gestor de marketing do Colégio Notre Dame, de Campinas-SP. Eles vão falar sobre as estratégias adotadas e os principais desafios para o período de rematrículas em suas instituições.
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares sobre como eles têm incluído a acessibilidade em seus respectivos projetos pedagógicos. Além disso, eles também vão falar sobre os principais desafios e os principais cases de sucesso para uma escola mais inclusiva.

com Christian Favarão
Gestor de Marketing do Colégio Notre Dame e Fundador da Consultoria Yellow Marketing

e Wesley Peçanha
Mantenedor do Colégio Ueda Peçanha - Macaé - RJ
Escola inclusiva
Programação

14h00
Visando promover a valorização das diferenças, a educação inclusiva veio para quebrar paradigmas na educação brasileira. Nesta palestra, Lau Patrón, ativista e profissional da inclusão da pessoa com deficiência, vai abordar qual deve ser o papel da escola em relação à inclusão, e na construção de futuros anticapacitistas.

com Lau Patrón
Escritora, ativista e profissional da inclusão

14h55
Não é novidade que a tecnologia chegou para facilitar muitos processos nas escolas. Mas, e quanto à inclusão, até onde a tecnologia pode facilitar uma educação mais inclusiva? Nesta palestra, Luis Fichman, presidente da ferramenta OutClass, vai falar sobre como o digital pode motivar os alunos e facilitar a rotina escolar e ainda promover maior inclusão no ambiente escolar.

com Luis Fichman
Diretor Executivo da Reader´s Digest Brasil