18 encontros para você ter acesso a práticas inovadoras e tendências do Mercado Educacional durante o ano inteiro. Confira as datas e planeje a sua participação:
Veja o que rolou até agora:
Perspectivas: o que as escolas podem esperar para 2021?
Programação
24 de Fevereiro
14h00 - 15h00
Muitas foram as mudanças sofridas ao longo do último ano no mercado da educação. E diante desse contexto, são inúmeras as incertezas: Quais são os caminhos a seguir? Como buscar assertividade nas decisões mesmo em um cenário de tantas incertezas? Nesta palestra, vamos conversar com Alexandre Sayad, jornalista, educador e representante da UNESCO Mil Alliance, sobre as principais perspectivas e tendências que devem guiar a educação no ano de 2021.

com Alexandre Sayad
co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance
15h05 - 15h45
Depois de um ano de ensino remoto, o retorno às aulas presenciais já é uma realidade ou está próximo de ser na maioria dos estados. No entanto, este ainda é um assunto marcado por muitas dúvidas e expectativas por parte das famílias. Neste sentido, é importante que as escolas se atentem aos principais anseios de pais e alunos para que transmitam segurança e tranquilidade em suas ações de retorno. Neste quadro, vamos conversar com Taís e Roberta Bento, especialistas na relação família-escola e criadoras do perfil SOS Educação, a respeito de como as escolas podem alinhar seu planejamento às expectativas das famílias.

com Roberta Bento & Taís Bento
@soseducacao
15h50 - 16h30
Vivemos um momento de grande insegurança. Ao mesmo tempo que tememos pela nossa saúde, já podemos observar os efeitos da crise econômica em diversos setores do mercado. E no setor educacional, a pandemia intensificou um velho fantasma: a inadimplência escolar. Porém, a boa notícia é que estão surgindo novas soluções que prometem revolucionar a maneira como as escolas lidam com esta questão. Neste quadro, o empreendedor em educação Danilo Costa, sócio-fundador do Educbank, vai falar sobre como melhorar a gestão financeira da escola no cenário atual.

com Danilo Costa
sócio-fundador do Educbank
25 de Fevereiro
14h00 - 15h00
Pela primeira vez, as escolas se preparam para um novo recomeço em meio a um novo contexto até então pouco praticado: o ensino híbrido. Neste contexto, como podemos preparar melhor nossa equipe pedagógica? Quais as estratégias a serem colocadas em prática para que o novo ano seja produtivo? Neste painel, vamos conversar com a pedagoga Denise Ferreira, também conhecida como Professora Denise (@papodaprofessoradenise no Instagram), sobre estratégias e práticas que vão auxiliar na preparação da equipe pedagógica para o ano de 2021.

com Denise Ferreira
@papodaprofessoradenise
15h05 - 15h55
Novas tecnologias, ensino híbrido e protocolos de saúde são alguns dos inúmeros desafios com os quais as escolas terão de aprender a lidar neste ano. Embora complexos por si só, se tornam ainda mais delicados quando envolvem o ensino infantil. Nesta palestra, vamos conversar com Frederico Venturini Barbosa, vice-presidente da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil) sobre como a pandemia vem impactando o setor da educação infantil e sobre quais são as perspectivas e tendências para 2021.

com Frederico Venturini
VP da Associação Brasileira de Educação Infantil
16h00 - 16h30
Neste painel, vamos conversar com dois gestores escolares sobre suas expectativas e planos para o ano letivo de 2021.

com Richard Debre
Diretor da Maple Bear Mogi das Cruzes e Botafogo

com Georgia Carolina Piacentini Correa
Fundadora e diretora da Escola Teia Multicultural
Inovação na prática: como começar hoje?
Programação
10 de Março
14h00
Em uma era de impermanência, em que as coisas tendem a mudar de maneira cada vez mais rápida, é fundamental que as escolas possam trabalhar a capacidade de criar soluções para os seus problemas de maneira natural e constante, através de uma cultura inovadora. Mas, como começar a colocar isso em prática? Nesta palestra, vamos conversar com o especialista em inovação, Gil Giardelli, sobre como criar uma cultura de inovação nas escolas. Ao longo da conversa, ele vai abordar a importância de uma mentalidade inovadora para o futuro das escolas e desmistificar algumas questões que englobam o conceito de inovação.

com Gil Giardelli
Professor Global, membro da WFF e da World Future Society
15h10
Uma cultura inovadora, para ser considerada consistente, deve ser capaz de abranger todos os membros do ecossistema escolar. Ou seja, para além de ser cultivada pela gestão, a inovação precisa ser estimulada em toda a equipe. No entanto, muitos educadores ainda seguem apegados a modelos tradicionais e, neste contexto, trabalhar uma mentalidade inovadora nem sempre é tarefa fácil. Neste quadro, vamos conhecer como a Escola Luminova está se tornando uma referência na hora de preparar e desenvolver a equipe pedagógica para um modelo inovador de ensino.

com Ericson Tadeu Senno
Gestor Acadêmico da Luminova
15h55
Em um cenário de transformações como o que vivemos, cabe à escola ser uma das pioneiras na hora apresentar as mudanças para a sociedade, sobretudo na influência que a formação dos alunos pode exercer neste sentido. Assim, as instituições mais flexíveis para absorver as mudanças deste “mundo líquido”, tendem a ser mais bem-sucedidas. E uma cultura inovadora, que estimula as pessoas a buscarem um olhar diferenciado para os problemas, tem se mostrado fundamental para todos aqueles que buscam evoluir. Neste painel, vamos conversar com alguns gestores escolares sobre como a inovação torna-se uma característica essencial para o futuro da escola.

com Mildren Lopes Wada Duque
Co-fundadora da Comunidade Maria Peregrina

com Flávio Lavorato Neto
Diretor administrativo na Colégio Parthenon
11 de Março
14h00
As startups são conhecidas por possuírem uma cultura altamente inovadora. Criadas em um mundo em que as coisas se modificam a todo instante, elas têm como característica a capacidade de encontrar soluções para os seus problemas de maneira muito rápida e eficiente. Pensando nisso, convidamos Michel Eberhardt, chairman e founder na 2be Live, para nos ajudar a refletir sobre como a forma de inovar das startups pode servir de inspiração para as escolas.

com Michel Eberhardt
Presidente e fundador da 2be Live
15h10
Perda de alunos e renegociações foram situações que fizeram parte da realidade de milhares de instituições de ensino em 2020. Mas, mesmo diante de um cenário incerto, algumas escolas conseguiram driblar os desafios impostos pela pandemia, levando inovação para seus processos e consequentemente, crescendo em meio a crise. Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas que se destacaram no período.

com Desyrriê Martins
Consultora em relacionamento Escola-Família do ClassApp

com Ericka Correa Vitta
Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi de Santa Bárbara d'Oeste

com Marcelo Krokoscz
Diretor do Colégio Fecap de São Paulo
15h55
Inovar também significa estimular a capacidade de pensar “fora da caixa” e criar ambientes que instiguem a busca por alternativas. Mas o que é ser criativo? Será que é um dom ou algo que podemos exercitar e se desenvolver? Qual a importância da criatividade na escola não apenas para os alunos, mas sobretudo para os educadores? Neste quadro, vamos conversar com a formadora de professores Emilly Fidelix, conhecida nas redes como Professora Emily (@seligaprof), sobre como usar a inovação para tornar sua escola mais criativa.

com Emilly Fidelix
@seligaprof
Experiências internacionais: o que dá para ser aplicado na sua escola
Programação
24 de Março
14h00
Após um ano do início da pandemia, seus reflexos já podem ser observados ao redor de todo o mundo e atingem os mais diversos âmbitos da sociedade. Dessa maneira, em relação ao setor educacional, como os diferentes países têm lidado com as transformações? Nesta palestra, a colunista de educação do Estadão Renata Cafardo, vai trazer um panorama sobre como anda a educação ao redor do mundo e quais os reflexos e aprendizados positivos e negativos da pandemia que já podem ser observados nas escolas do Brasil e do exterior.

com Renata Cafardo
Jornalista, colunista de Educação no Estadão e fundadora da Jeduca
15h10
Em meio à globalização, a aprendizagem ativa, o desenvolvimento do pensamento crítico e a criatividade são características cada vez mais essenciais para o desenvolvimento. Neste sentido, a educação internacional, apoiada em interações bilíngues, possibilita a ampliação de perspectivas e modos de ver o mundo, estimulando o desenvolvimento da consciência internacional. Neste quadro, vamos conversar com Susan Clemesha, especialista em educação bilíngue e diretora acadêmica da Sphere International School, a respeito da importância das interações bilíngues, e como a integração entre as disciplinas e línguas estrangeiras, além da valorização de ações participativas na comunidade local e global da escola, podem estimular a mobilidade para um futuro global.

com Susan Clemesha
Diretora acadêmica da rede Sphere International School
16h00
Neste painel, vamos conversar com duas mães brasileiras, que residem no exterior, para nos contar como estão sendo as experiências delas com a escola dos seus filhos, durante o período da pandemia. Marina Incerpi Isola Borro, que mora na cidade de Culemborg, na Holanda e é mãe de duas crianças, de 7 e 5 anos de idade, e Luciana Savioli, que mora em Austin no Texas e é mãe da Clara de 9 anos vão nos contar sobre os desafios e as boas práticas observadas por elas e que poderão servir de inspiração pelas escolas brasileiras.

com Luciana Savioli
Jornalista e mãe residente nos EUA

e Marina Incerpi Isola Borro
Médica e mãe residente na Holanda
25 de Março
14h00
Ao longo do tempo muitas experiências internacionais na educação sempre serviram como fonte de inspiração na busca de um novo olhar sobre os desafios das escolas no Brasil. Mas, será que isso também se aplica quando falamos na forma como as instituições de ensino ao redor do mundo estão lidando com a pandemia? Neste quadro, o pesquisador Matheus Nery, que foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard (2020), vai nos apresentar experiências e projetos que acontecem no exterior e que podem ajudar a educação do nosso país a sair mais fortalecida deste momento de crise.

com Matheus Nery
Colunista do Jornal da Cidade e Professor da Uninassau e da Faculdade 8 de Julho
15h10
A crescente aceleração da globalização e da transformação tecnológica têm impactado a forma como nos relacionamos, como nos percebemos, nossos desejos, nossas possibilidades de atuação e o alcance do impacto de nossas ações. Quanto à educação, ela pode ser a porta de entrada para essas novas oportunidades. Neste quadro, a educadora Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, vai trazer perspectivas a respeito do que os educadores podem aprender com os modelos de países com alto índice de desenvolvimento econômico e excelência em educação, como o Canadá.

com Cintia Sant’Anna
Diretora Acadêmica da Maple Bear
16h00
Neste painel, vamos conversar com as educadoras brasileiras Christie Schönfeld, que reside atualmente na Alemanha, e Lia Thimmig, residente do Texas – EUA, sobre suas experiências ao longo do último ano, nas escolas onde atuam. Na conversa, vamos discutir sobre como algumas soluções encontradas para os desafios da educação, meio à pandemia, podem ser aplicadas pelas escolas brasileiras.

com Christie Schönfeld
@pedagogianaalemanha

e Lia Thimmig
Educadora no Texas - EUA
Gestor escolar 4.0: modelos e estratégias para uma gestão escolar atual
Programação
07 de Abril
14h00
Com o início da vacinação dos grupos prioritários novos caminhos pós-crise, ainda que lentamente, começam a ser desenhados. No entanto, muitos são os questionamentos de como seguir adiante, uma vez que o mundo que conhecíamos até então parece ter ficado no passado. E quanto à gestão escolar, quais as possibilidades? Quais as implicações da pandemia no modo que até então conhecíamos na forma de se fazer gestão? Nesse painel, Felipe Sundin, executivo na Conexa Educação – braço de inovação e tecnologia do Grupo SEB, vai compartilhar suas percepções a respeito do papel do gestor escolar no cenário pós-pandemia.

com Felipe Sundin
Cofundador e Diretor-geral das Escolas AZ
15h10
Em meio ao cenário atual, aplicar boas ferramentas de gestão na rotina escolar são fundamentais para trazer melhores resultados e dar uma maior segurança em relação ao processo de tomada de decisão. Neste quadro, vamos conversar com Messias Barbosa, Gerente Executivo de Novas Parcerias do Edify, sobre como a metodologia ágil pode ser aplicada no universo escolar, com foco em como criar metas efetivas para acompanhar os projetos de crescimento da sua escola, além de como estabelecer parcerias de sucesso.

com Messias Barbosa
Gerente Executivo de Novas Parcerias do Edify
16h00
Neste painel, vamos conversar com Giordano Vasconcelos, supervisor educacional da Organização Educacional Farias Brito, e com Cecília Resende, assessora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino, sobre as práticas pedagógicas que podem ser adotadas pelas escolas de forma a aprimorar o rendimento dos alunos, no contexto do híbrido de ensino.

com Giordano Vasconcelos
Supervisor Educacional da Organização Educacional Farias Brito

e Cecilia Resende
Assessora Pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino
08 de Abril
14h00
Os dados são uma das principais ferramentas a serem utilizadas na tomada de decisão dentro das empresas. Na gestão escolar, no entanto, muitas escolas ainda têm dúvidas e não costumam utilizar os dados em sua rotina. Mas, por onde se deve começar? Como utilizar os dados de maneira assertiva na hora de gerir uma escola? Neste painel, o especialista em eficácia e gestão de dados escolar, Gustavo Reis, vai abordar como uma gestão baseada em dados pode ajudar as escolas a alcançarem melhores resultados, desde a rotina até a prospecção e retenção de novos alunos.

com Gustavo Reis
Especialista em gestão de dados educacionais
15h10
Um novo modelo de educação, independentemente do seu público (crianças, jovens, ou adultos), deve colaborar para promover o autoconhecimento e apoiar-se no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Nesta palestra, Emilio Munaro, Vice-Presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna, vai abordar como as escolas podem contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais trazendo resultados práticos que inspirem a formação de seres humanos mais autônomos, empreendedores e líderes da sua própria realidade e vida!

com Emilio Munaro
VP de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna
16h00
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares de diferentes partes do país a respeito de práticas de gestão que tem sido bem sucedidas em suas escolas, sobretudo durante o período da pandemia.

com Sâmea Franceschini
Coordenadora no Colégio Equipe de Recife

e Suely Nercessian Corradini
Diretora Pedagógica do Colégio Vital Brazil - SP.
Educação socioemocional
Programação
29 de Abril
14h00
Alunos bem preparados socioemocionalmente são capazes de lidar com as próprias emoções e liderar suas próprias vidas de maneira encorajadora. Para muitos vista como o primeiro ambiente em que as crianças experimentam a vida em sociedade, a escola tem um papel fundamental nesse processo. Neste quadro, vamos conversar com o Consultor pedagógico do LIV – Laboratório Inteligência de Vida e Psicanalista, Raul Spitz, a respeito de como a educação socioemocional pode ser trabalhada nas escolas, desde o ensino infantil até o ensino médio.

com Raul Spitz
Consultor pedagógico do Laboratório Inteligência de Vida (LIV)
15h10
As competências socioemocionais refletem diretamente na forma com que lidamos com o mundo. Neste sentido, trabalhar esse tipo de competência desde a infância é essencial para o desenvolvimento de adultos mais bem preparados emocionalmente. Mas, entre inúmeras competências, quais delas são mais valorizadas em meio ao contexto atual e como podemos trabalhá-las na escola? Nesse painel, Isabela Villas Boas, que é sócia diretora na troika, vai nos trazer uma panorama sobre as principais competências necessárias aos alunos do século 21 e qual o papel da escola no desenvolvimento de estudantes mais bem preparados emocionalmente.

com Isabela Villas Boas
Sócia diretora na Troika
16h00
Atividade fundamental na vida de uma criança, a escola tem um importante papel na maneira como as crianças aprendem a ver a vida. Neste sentido, a educação socioemocional tem se tornado uma preocupação cada vez mais constante para as escolas e os questionamentos sobre como trabalhar tais competências de maneira eficiente também começam a surgir. Neste quadro, vamos conversar com dois gestores de escolas a respeito de como eles abordam a educação socioemocional no processo pedagógico.

com Edimara de Lima
Presidente da Organização Montessori do Brasil

e Andrezza Amorelli
Diretora de Pessoas e Cultura da Rede APOGEU, Diretora da Escola INTEGRA
30 de Abril
14h00
Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Mas, quais as reais contribuições desta nova base curricular para a educação socioemocional dos alunos? Nesta palestra, a mestre e doutoranda em Educação, Danila Di Pietro, vai abordar as diferentes competências trabalhadas pela BNCC e como elas contribuem para o desenvolvimento de alunos mais bem preparados socioemocionalmente.

com Danila Di Pietro
Pesquisadora especialista em relações interpessoais e competências socioemocionais
15h10
Diversos estudos apontam para a importância da inclusão das competências socioemocionais no currículo escolar. E em meio à pandemia, mais do que nunca, trabalhar esse quesito tornou-se uma emergência. Afinal, professores e alunos precisam estar preparados para os desafios que o século vinte e um impõe. A boa notícia é que existem evidências científicas robustas mostrando caminhos para a implementação efetiva da aprendizagem socioemocional nas escolas. Neste quadro, vamos conversar com o médico psiquiatra e co-fundador do Programa Semente, Celso Lopes de Souza, sobre como implementar, e sobre quais são as melhores práticas na atualidade do processo de aprendizagem socioemocional.

com Dr Celso Lopes de Souza
Médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente
16h00
Neste painel, vamos conversar com alguns gestores de escolas particulares a respeito de como a aprendizagem socioemocional tem sido trabalhada em seus colégios, além de boas práticas para implementá-la no processo pedagógico.

com Aline Ahmad
Mantenedora do Colégio Nahim Ahmad

e Lou Cocozza
Mantenedora do Colégio da Villa e Villa Bambini
Fortalecimento de marca: como sua escola quer ser conhecida?
Experiências de sucesso com o ensino híbrido
Programação
14h00
Adotado por escolas de todo mundo como opção para reabrir as escolas de forma segura, dado o contexto da pandemia, o ensino híbrido encanta e, ao mesmo tempo, assusta os educadores. Nesta palestra, Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia , mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia, vai falar sobre como adotar um ensino híbrido inovador e como isso pode, de forma prática, transformar a sua instituição.

com Luciano Meira
sócio-fundador e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street
14h55
É fato que, após tantas mudanças em decorrência da pandemia, a educação nunca mais será a mesma. Mas quais serão os rumos da educação híbrida quando tudo isso acabar? Nesta apresentação,o psicanalista, educador, e integrante da Academia Internacional de Literatura Brasileira, Prof. Dr. Geraldo Peçanha, vai nos trazer um panorama de como o ensino híbrido evoluiu ao longo dos anos e quais os impactos da pandemia em sua aceleração.

com Geraldo Peçanha de Almeida
Psicanalista, educador e escritor
15h40
A pandemia levou a escola para dentro da casa de estudantes e suas famílias. Neste movimento, porém, a grande dificuldade foi manter as avaliações e a visibilidade do processo de aprendizado dos alunos e das alunas no modelo remoto e até no presencial. Nesta palestra Claudio Sassaki, Ceo e cofundador da Geekie, vai abordar como a inteligência de dados aplicada à educação pode tornar o ensino mais visível para docentes, coordenação, direção e até para famílias.

com Claudio Sassaki
CEO e cofundador da Geekie
16h25
Neste quadro, convidamos gestores escolares de escolas particulares para nos contarem suas experiências e práticas bem sucedidas com o ensino híbrido ao longo do último ano.

com Joice Lopes Leite
Diretora de Educação Digital Colégio Visconde de Porto Seguro

e Adriana Aloise Joaquim
Diretora e Mantenedora do IEBURIX - Instituto de Ensino Barão de Mauá.
Tendências do mercado educacional brasileiro
Programação
14h00
Você acredita que a sua escola tem alguma chance de sobreviver se continuar fazendo o que faz hoje? A pandemia não mudou nada, apenas acelerou a morte do velho, e o que você planejava para 2033 vai acontecer em 2023! Nesta palestra, Daniel Castanho, presidente do Conselho de Administração e fundador da Anima Educação, vai trazer algumas apostas, suposições, intuições e delírios sobre a escola do presente.

com Daniel Faccini Castanho
Presidente do Conselho de Administração e um dos fundadores da Anima Educação
14h55
Uma relação próxima com as famílias é essencial para as instituições que querem fidelizar o público, ou ainda captar novos alunos. Neste quadro, Yan Navarro, diretor acadêmico da Rede Luminova, vai abordar as principais tendências que podem aprimorar a relação escola-família e quais as novidades que vão ajudar você a encantar as famílias da escola.

com Yan Navarro
Diretor Acadêmico Luminova
15h40
Ao longo do último ano, tendo em vista todo contexto da pandemia, tornou-se ainda mais latente que tudo aquilo que é ensinado nas escolas esteja cada vez mais próximo e alinhado com as mudanças vistas na sociedade. Mas, como fazer essa transformação acontecer de maneira natural? Nesta palestra, Fernando Shayer, sócio fundador e CEO da Cloe e da Camino Education, vai abordar a necessidade de trazer o processo de aprendizagem para o século XXI, e como começar a fazê-lo na prática.

com Fernando Shayer
Sócio fundador e CEO da Cloe e da Camino Education
16h25
Neste painel, vamos nos reunir com dois gestores escolares do segmento privado para conversarmos a respeito das tendências que eles vislumbram no horizonte da educação e quais delas já estão sendo aplicadas nas escolas que atuam.

com Luiza Sassi
Diretora Geral na GayLussac e Diretora Educacional na Cognita Brasil

e Fernanda Nyari
Pedagoga e sócia fundadora da Kinder Kampus School
Deixando tudo pronto para o 2º semestre
Programação
14h00
Captar novos alunos sempre foi um momento chave para as escolas. No entanto, para além da atração de novos estudantes, é preciso também dar uma atenção especial na hora de fidelizar aqueles que já estão na escola. Neste sentido, quais são as práticas que já podem ser adotadas agora e que podem levar a um cenário de crescimento no próximo semestre? Nesta palestra, Ivan da Cunha, diretor de consultoria e estratégias corporativas da Apoio Estratégico, traz uma nova visão sobre o processo de captação e fidelização de alunos e estratégias competitivas para se diferenciar em meio à concorrência.

com Ivan da Cunha
Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Estratégico.
14h55
O contexto da pandemia fez com que as instituições de ensino mudassem boa parte das suas rotinas para o mundo digital. E isso inclui não apenas a sala de aula, mas também os processos gerenciais e organizacionais. E somado a esse cenário por si só já cheio de mudanças e novidades, mais um elemento entrou em cena: a Lei Geral da Proteção de Dados- e com ela, diversas dúvidas estão surgindo sobre como adaptar os contratos entre a escola, pais e fornecedores. Nessa palestra, a Advogada especialista em Direito Digital, Dra. Patrícia Peck Pinheiro, vai conversar conosco sobre as novas dinâmicas dos contratos escolares e todos os aspectos jurídicos que envolvem o processo.

com Dra. Patricia Peck Pinheiro
Presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP
15h40
Em meio à crise financeira que assola o país, a inadimplência é um desafio comum a muitas escolas. E, infelizmente, a tendência é que, se nada for feito, esse cenário venha a se intensificar. Mas, como virar esse jogo e garantir bons resultados financeiros na escola, mesmo em meio à crise? Nesta palestra, vamos conversar com Reinaldo Domingos, empreendedor, escritor e especialista em Educação Financeira, sobre como as instituições de ensino podem adotar um novo modelo de gestão financeira.

com Reinaldo Domingos
Ph.D em Educação Financeira, escritor e empreendedor
16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas particulares sobre como eles têm se preparado para iniciar o segundo semestre com o pé direito.

com Juliana Cristina Fadel
Diretora Pedagógica da Rede Fadelito

e Jhoseph Oliveira
Diretor Administrativo e Financeiro no Colégio Santíssimo Senhor.
Novo Ensino Médio
Programação
14h00
Neste quadro, Bruna Caruso, que participou da Frente Currículo e Novo EM do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, vai trazer as principais mudanças desse novo currículo, como está a reforma hoje, sua aplicação, perspectivas e como o gestor escolar pode trabalhar com a equipe e propor um aprendizado mais exclusivo e atraente para o aluno.

com Bruna Caruso
Frente Currículo e Novo EM do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed)
14h55
Não é novidade que a aprendizagem de novas línguas traz grandes benefícios para as crianças durante o seu crescimento. Neste sentido, as escolas têm se preocupado cada vez mais em oferecer em seus currículos o ensino bilíngue. Nesta palestra, Viviane Jesus, coordenadora pedagógica sênior no Edify, vai conversar conosco sobre as mudanças e as demandas do Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos e sobre como a Educação Bilíngue pode ser um diferencial na oferta destes itinerários.

com Viviane Jesuz
Coordenadora Pedagógica Sênior no Edify
15h40
Neste quadro, o Dr. Celso Lopes, médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente, vai mostrar como é possível usar a psicometria para fazer diagnósticos na escola visando conhecer melhor o perfil dos professores e alunos e , assim, dar intencionalidade às práticas pedagógicas, identificar fortalezas e pensar em estratégias para aprimorar as competências que não estão tão bem desenvolvidas.

com Celso Lopes de Souza
Médico psiquiatra e cofundador do Programa Semente.
16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores de escolas renomadas do país, para que eles nos contem sobre suas práticas e experiências em relação a como anda a implementação do Novo Ensino Médio nos seus respectivos colégios.

com Pablo Damaceno
Coordenador Pedagógico do Ensino Médio no Colégio Pentágono - SP

e Angélica Larcher
Coordenadora Pedagógica do Colégio Internacional EMECE - Pompéia- SP
Preparação para a campanha de rematrícula
Programação
14h00
Mais de um ano após o início da pandemia, muito daquilo que as escolas conheciam parece ter se transformado. Mas será que isso também se aplica para o processo de captar e reter alunos? Nessa palestra, o Fundador do Escola Cheia, Consultor e especialista em captação de alunos Thiago Faria vai nos mostrar como tem sido hoje, a jornada de escolha das famílias na hora de encontrar a escola ideal para os filhos, além de nos apresentar algumas estratégias-chave para a campanha de rematrícula para 2022.

com Thiago Faria
Fundador do Escola Cheia
14h55
A partir de 2025, a língua inglesa passará a compor o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Nesta palestra, vamos conversar com a doutora em Estudos da Linguagem Gladys Quevedo-Camargo, sobre a importância de um programa de inglês estruturado dentro da escola e como utilizá-lo como um diferencial competitivo na campanha de matrículas.

com Gladys Quevedo-Camargo
Doutora em Estudos da Linguagem
15h40
Com a aceleração da transformação digital nas escolas, os contratos à moda antiga deram lugar aos novos contratos digitais. Nesta palestra, Paula Sino, especialista em otimização e gestão de documentos e Robson Medeiros, gestor financeiro do Centro Universitário UNIFAAT, trarão um case da instituição que teve seu processo de matrículas acelerado através do modelo digital. Segurança de dados e legalidade desses novos modelos de contrato também estarão na pauta desta discussão.

com Robson Medeiros
Gestor financeiro do Centro Universitário UNIFAAT

e Paula Sino
Gerente Comercial na Assine Bem e especialista em otimização e gestão de documentos
16h25
Neste painel vamos conversar com Wesley Peçanha, mantenedor do Colégio Ueda Peçanha, do Rio de Janeiro, e Christian Favarão, gestor de marketing do Colégio Notre Dame, de Campinas-SP. Eles vão falar sobre as estratégias adotadas e os principais desafios para o período de rematrículas em suas instituições.
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares sobre como eles têm incluído a acessibilidade em seus respectivos projetos pedagógicos. Além disso, eles também vão falar sobre os principais desafios e os principais cases de sucesso para uma escola mais inclusiva.

com Christian Favarão
Gestor de Marketing do Colégio Notre Dame e Fundador da Consultoria Yellow Marketing

e Wesley Peçanha
Mantenedor do Colégio Ueda Peçanha - Macaé - RJ
Escola inclusiva
Programação
14h00
Visando promover a valorização das diferenças, a educação inclusiva veio para quebrar paradigmas na educação brasileira. Nesta palestra, Lau Patrón, ativista e profissional da inclusão da pessoa com deficiência, vai abordar qual deve ser o papel da escola em relação à inclusão, e na construção de futuros anticapacitistas.

com Lau Patrón
Escritora, ativista e profissional da inclusão
14h55
Não é novidade que a tecnologia chegou para facilitar muitos processos nas escolas. Mas, e quanto à inclusão, até onde a tecnologia pode facilitar uma educação mais inclusiva? Nesta palestra, Luis Fichman, presidente da ferramenta OutClass, vai falar sobre como o digital pode motivar os alunos e facilitar a rotina escolar e ainda promover maior inclusão no ambiente escolar.

com Luis Fichman
Diretor Executivo da Reader´s Digest Brasil
15h40
Tardiamente incorporado na educação brasileira, muitas escolas ainda se sentem desafiadas em relação à educação inclusiva. Nesta palestra, Guilherme Camargo, fundador e CEO da empresa de educação Sejunta Tecnologia, vai trazer suas perspectivas sobre inclusão e acessibilidade, além de conversar conosco sobre quais são os desafios para se obter uma escola mais inclusiva.

com Guilherme Camargo
Fundador e CEO da Sejunta Tecnologia
16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares sobre como eles têm incluído a acessibilidade em seus respectivos projetos pedagógicos. Além disso, eles também vão falar sobre os principais desafios e os principais cases de sucesso para uma escola mais inclusiva.

com Márcia de Oliveira Regis
Diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo

e Ana Karina Giusti Mantovani
Diretora Geral no Colégio Acadêmico COC Limeira
Saúde financeira das instituições
Confira a programação:
14h00
Adotar uma postura sustentável significa assegurar um desenvolvimento que não comprometa o planeta no presente e que satisfaça às necessidades da atual e futuras gerações. Nesta palestra, vamos conversar com Josi Gomes, economista e sócia da editora CAB, sobre a importância de desenvolver uma postura sustentável dentro da escola e quais os seus benefícios para a comunidade escolar, como por exemplo: a diminuição do desperdício de energia e de água, melhora da imagem da instituição e vínculo com a comunidade.

com Josi Gomes
Economista, escritora e sócia da editora CAB
14h55
Quando falamos de finanças, a inadimplência é uma das primeiras palavras que vem à cabeça do gestor escolar. Nesta palestra, Pedro Neto, advogado especializado no atendimento de escolas do Isaac, vai trazer um guia de boas práticas para ajudar o gestor escolar a reduzir a inadimplência em sua instituição.

com Pedro Neto
Advogado especializado no atendimento de Escola, responsável por relações Institucionais no isaac
15h40
Neste painel, convidamos gestores escolares para compartilharem suas experiências sobre como têm lidado com questões financeiras em suas instituições, desde a inadimplência até reajustes de mensalidades.

com Lorenzo Gemma
Escola Italiana Eugenio Montale - SP

Larissa Laino
Sócia mantenedora do grupo AVIVA

e Leandro Costa
Coordenador na Escola Interativa
16h20
Uma boa gestão financeira é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Quanto ao mercado educacional, isso não é diferente. Nesta palestra, vamos conversar com Ivan da Cunha, diretor de consultoria da Apoio Estratégico, sobre estratégias de gestão financeira que podem funcionar como diferenciais competitivos para as escolas.

com Ivan da Cunha
Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação
Como tornar o aluno protagonista do processo educacional?
Confira a programação:
14h00
Em meio a tantos estímulos diários, engajar os alunos nas atividades escolares tem sido um dos grandes desafios nos dias de hoje. Com isso, na busca por capturar a atenção dos estudantes, maneiras inovadoras de ensinar surgem a todo momento. Nessa palestra, Jayse Ferreira, arte educador escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize, vai falar sobre como estimular os alunos através das artes e dos jogos.

com Jayse Ferreira
Escritor, arte educador e vencedor do prêmio Professores do Brasil
14h55
Ter um aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem é, entre outras coisas, garantir autonomia no processo de construção do conhecimento. Nessa palestra, vamos conversar com Carlos Celis, gerente acadêmico do Cel.Lab, sobre como as escolas podem promover os alunos a agentes no processo de aprendizagem e prepará-los para a construção de conhecimentos de maneira mais autossuficiente.

com Carlos Celis
Gerente Acadêmico do Cel.Lab
15h40
Criatividade significa a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Neste sentido, uma pessoa criativa é aquela que consegue encontrar soluções diferenciadas para os desafios do dia a dia. Nesta palestra, vamos conversar com Carolina Luvizoto, gerente de educação na Faber-Castell, sobre a importância da criatividade e como essa forte competência pode ser estimulada de maneira mais assertiva dentro das escolas.

com Carolina Luvizoto
Gerente de Educação na Faber-Castell
16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares sobre como elas aplicam, na prática, ações que estimulam o protagonismo dos seus estudantes; também falaremos como incorporar esse novo modelo de ensino à rotina escolar e como ele pode ser transformador na hora de formar alunos mais preparados para o futuro.

com Luis Fernando Borim
Mantenedor e Diretor do Colégio Escola Villa Lobos

e Aurea Bartoli
Diretora da Escola Bilíngue Pueri Candanguinho - Brasília/DF
O papel do professor na educação contemporânea
Confira a programação:
14h00
Os projetos humanos contemporâneos não se coadjuvam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver. Exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender. Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral. A educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência e diálogo, enquanto condições de aprendizagem. Será oportuno falar de novas construções sociais. A partir do que somos, do que sabemos e do que sabemos fazer, urge afirmar a possibilidade de conceber “comunidades de aprendizagem“. Para falar sobre esse tema, convidamos o grande educador e idealizador da Escola da Ponte, de Portugal, José Pacheco.

com José Pacheco
Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal
14h55
Um dos pilares da nova BNCC, o projeto de vida na escola possibilita que o aluno consiga traçar o seu próprio caminho com maior autonomia. Nessa palestra, vamos conversar com Eduardo Calbucci, CEO da Semente Educação, sobre a importância de se adotar um projeto de vida na escola, quais as vantagens para os alunos, e qual o papel do professor na condução deste projeto.

com Eduardo Calbucci
CEO da Semente Educação
15h40
Implementado na maioria das escolas devido a situação da pandemia, o modelo híbrido de ensino se caracteriza pela união do ensino presencial ao ambiente digital. Nesta palestra, José Moran, pesquisador e designer de projetos inovadores na educação, vai falar sobre como a educação híbrida adentrou as escolas para nunca mais sair. Ele vai abordar também as vantagens deste modelo de ensino e como ele pode auxiliar no desenvolvimento de competências.

com José Moran
Educador, pesquisador e designer de projetos de inovação
16h20
Neste painel, vamos reunir com os educadores Erik Hörner, vice-diretor do Colégio Humboldt, e Letícia Lyle, diretora da Camino School e co-fundadora da Cloe, para falarmos sobre quais as boas práticas que as escolas podem adotar para motivar o trabalho dos professores.

com Erik Hörner
Vice-diretor do Colégio Humboldt - SP

e Leticia Lyle
Diretora da Camino School e cofundadora da Camino Education e da Cloe
Especial Planejando 2022: Tecnologias para modernizar sua escola
Confira a programação:
14h00
Quando falamos no futuro, tecnologia é uma palavra de ordem. Mas, e quando falamos em educação? Como a tecnologia poderá se integrar ainda mais ao processo pedagógico? Nessa palestra, o especialista em inovação, Arthur Igreja, vai refletir sobre o que as escolas podem esperar para o futuro da educação e qual o papel das novas tecnologias nesse processo.

com Arthur Igreja
Autor e co-fundador da plataforma AAA
14h55
Se por um lado o ano letivo de 2021 já se encaminha para o final, por outro esse é o momento quando muitas instituições de ensino já estão com a cabeça no planejamento de 2022. Mas, ainda que tenhamos alcançado certa estabilidade nesta reta final, um olhar para nosso passado recente nos mostra que, quando se trata do mundo contemporâneo, incerteza é a palavra de ordem. Neste contexto, é possível se preparar para lidar com os reflexos dentro da escola de um mundo líquido e inconstante? Nesta palestra, vamos conversar com Mauricio Berbel, sócio fundador da Alabama Educacional, sobre como um planejamento assertivo pode ser essencial até mesmo quando for preciso improvisar.

com Mauricio Berbel
Sócio fundador da Alabama Consultoria Educacional
15h40
Com o boom de novas tecnologias que surgem a todo instante, é preciso estar atento àquelas que realmente podem fazer a diferença, garantindo eficiência e agilidade de processos na escola. Nesta palestra, Paula Sino, Gerente Comercial na Assine Bem e especialista em Gestão de Negócios, vai falar sobre os desafios das instituições de ensino em incluírem as tecnologias em todos os seus pilares, além de mostrar quais são os benefícios em se ter a tecnologia como aliada, e uma gestão escolar cada vez mais inovadora.

com Paula Sino
Gerente Comercial na Assine Bem e especialista em otimização e gestão de documentos
16h25
Neste painel, vamos conversar com gestores escolares da Escola Santo Tomás de Aquino e Colégio Marista de Brasília, sobre como eles tem se planejado para o próximo ano e quais as tecnologias que eles estão planejando adotar em suas instituições.

com Victor Machado Guelman
Vice-diretor geral e gestor de novos projetos na Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA)

e Rony Ahlfeldt
Diretor do Colégio Marista Asa Sul de Brasília
Especial Planejando 2022: Formas alternativas (e eficientes) de avaliar o aprendizado
Confira a programação:
14h00
Com alunos cada vez mais multifacetados, o método de avaliação tradicional ainda se restringe a um caráter conteudista da educação, longe de avaliar o aluno em sua totalidade. Nessa palestra, o educador Cipriano Carlos Luckesi, referência nacional em avaliação de aprendizagem, vai refletir sobre os novos métodos de avaliação, e de que maneira eles podem ser eficientes em avaliar o desempenho desta nova geração de alunos.

com Cipriano Carlos Luckesi
Educador e referência nacional em avaliação de aprendizagem
14h55
Conseguir mostrar e mensurar resultados práticos do aprendizado dos estudantes para as famílias é um desafio constante das escolas. Para ajudá-las a lidar com o tema, Letícia Reina, Gestora Educacional da Árvore, propõe um papo sobre como a tecnologia pode ser uma aliada neste processo. Ela também vai trazer dicas práticas e exemplos reais que vão ajudá-los a como atrair e engajar os pais e, assim, facilitar o dia a dia da gestão escolar.
com Mauricio Berbel
Sócio fundador da Alabama Consultoria Educacional

com Letícia Reina
Gestora Educacional na Árvore
15h40
Na contramão das avaliações tradicionais, as avaliações formativas tem como proposta fazer um acompanhamento mais aprofundado e individual do aluno trazendo- o para o centro do processo de aprendizagem. Nesta palestra, Isabel Loncomil, co-fundadora da Lirmi, vai falar sobre os métodos de avaliação formativa: como funcionam e quais suas vantagens e desvantagens frente ao método tradicional.

com Isabel Loncomil
Co-fundadora da Lirmi
16h25
Neste painel, vamos receber gestores de escolas que se destacaram na pesquisa Ranking Escolas Exponenciais para falarem sobre suas estratégias e diferenciais utilizados para engajarem as famílias.

com Thúlio Nery Gomes
Coordenador Comercial e Administrativo do Colégio Atenas

e Everson Sofiste Y Guthierrez
Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional no INSP 1
Especial Planejando 2022: O que esperar do futuro da educação - 2022 chegou
Confira a programação:
14h00
Com a chegada do final do ano, é tempo de iniciar os preparativos para mais um ano letivo. Mas em meio à retomada das atividades presenciais, a introdução do Novo Ensino Médio, os desafios permanentes do ensino híbrido entre outros, o que se pode esperar da educação para 2022? Nesta palestra, vamos conversar com o renomado palestrante Leo Fraiman, escritor e autor de mais de 20 livros, sobre como as escolas podem se preparar para o próximo ano letivo.

com Leo Fraiman
Psicoterapeuta, escritor e autor
14h55
Além da retomada presencial das atividades, o próximo ano letivo será marcado pela entrada em vigor do Novo Ensino Médio nas escolas. Com isso, escolas de ensino médio de todo o Brasil enfrentarão o desafio de implementar as novas diretrizes curriculares nacionais. Nessa palestra, Yan Navarro, Diretor Acadêmico da Luminova, vai responder as principais dúvidas dos gestores sobre o tema.

com Yan Navarro
Diretor Acadêmico Luminova
15h40
Nos últimos dias muito tem se falado sobre o Metaverso e o futuro das tecnologias. Mas, como esse futuro impactará a educação? Neste quadro, Bia Negri, da Edify Education, vai refletir sobre o metaverso – o assunto do momento – e quais as suas possibilidades e potencialidades na educação em um futuro não tão distante.

com Bia Negri
Business Development do Edify Education
16h00
Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, pensamento analítico, inovação, aprendizagem ativa, pensamento crítico e criatividade estão entre as 10 competências de maior relevância esperadas de profissionais do futuro. Nesta palestra, vamos conversar com Roberto Moreno, especialista em inovação educacional, sobre o ensino de programação nas escolas, que desponta como uma das principais soluções para o desenvolvimento de competências nas atuais e futuras gerações.

com Roberto Moreno
Diretor Pedagógico da BYJU'S Future School
16h25
Neste painel vamos receber Luiza Bacelar, da Escola Crescimento de São Luis, e Rosana Páscoa, diretora da Escola Perdizes Agnus Dei, de São Paulo, para falar sobre suas estratégias e como elas estão se preparando para o próximo ano letivo.

com Rosana Cristina Páscoa
Diretora da Escola Perdizes Agnus Dei

e Luiza Bacelar
Diretoria Geral da Escola Crescimento de São Luís-MA
Perdeu algum encontro?
Não se preocupe, acesse nosso acervo!
Conheça os palestrantes
Leo Fraiman
É psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor de mais de 20 livros entre os quais se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora) presente em mais de 1.500 escolas pelo Brasil. Foi Conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça. Com mais de 30 anos de carreira, Leo Fraiman foi integrante do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris, ganhador do Prêmio Shift – Agentes Transformadores com o case da Metodologia OPEE e atualmente é autor campeão nacional de vendas da temática de Projeto de Vida pela Editora FTD Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a obra "Pensar, Sentir e Agir".
Roberto Moreno
Executivo e educador com experiência em inovação educacional e gestão de negócios. Apaixonado por educação, Roberto teve a oportunidade de estudar em algumas grandes instituições que influenciaram seu desenvolvimento pessoal e profissional. Tem MBA pela IESE Business School - Universidade de Navarra e é formado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia - IME, no Rio de Janeiro.
Bia Negri
É formada em Design de Comunicação Visual pela PUC-Rio e possui certificações em Consumer Insights & UX e Estratégias de Marketing Digital & Growth pela Coppead-UFRJ. Inovação sempre foi sua paixão, por isso começou sua carreira em uma consultoria global de inovação e hoje integra o time de Business Development do Edify Education, onde se dedica a todo processo de Ideação de novas soluções da companhia.
Rosana Cristina Páscoa
Diretora da Escola Perdizes Agnus Dei. Pedagoga, Psicopedagoga, Psicodramatista, Especialista em Educação Infantil com estudos aprofundados na abordagem de Reggio Emilia.
Luiza Bacelar
Diretoria Geral da Escola Crescimento de São Luís-MA. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maranhão - UNICEUMA e Especialista em Psicomotricidade Relacional. Gestora da Educação Infantil da Escola Crescimento por 07 anos, Diretora Pedagógica da Escola Crescimento por 05 anos e Diretora Geral da Escola Crescimento desde 2017.
Thúlio Nery Gomes
Formado em Administração e especialista em Gestão Estratégica, consultor de empresas há 12 anos. Professor e Coordenador Comercial e Administrativo do Colégio Atenas, Paracatu-MG.
Letícia Reina
É Gestora Educacional da Árvore, a maior solução digital em leitura para Educação Básica do Brasil. Com mais de 25 anos de experiência em escolas públicas e particulares, Letícia é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e tem se aprofundado na formação de educadores que trabalham com leitura e escrita nas diferentes áreas de ensino.
Arthur Igreja
Arthur é um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection e Allan Costa. Palestrante em mais de 120 eventos por ano em eventos como Rock in Rio Academy e TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul. Experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.
Rony Ahlfeldt
Diretor do Colégio Marista de Brasília e Professor do Ibmec/DF. Mestre e Doutor em Administração. Atua com gestão educacional há 20 anos. Especialista em desenvolvimento de Estratégia, Transformação e Liderança organizacional.
Victor Machado Rabelo Guelman
Vice-diretor geral e gestor de novos projetos na Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA) em Belo Horizonte.É administrador de empresas graduado pela Faculdade IBMEC MG e passagem pela IE Business School em Madrid (Espanha). Em sua trajetória profissional, trabalhou na área de controle financeiro de projetos na General Electric Energy Management e posteriormente na área comercial do banco Itaú BBA (banco corporativo e de investimentos do grupo Itaú Unibanco). Porém, seu amor pela educação e a certeza de que ela é a principal ferramenta para o desenvolvimento do país o levaram para a área da gestão educacional.
Mauricio Berbel
Sócio fundador da Alabama Consultoria Educacional, mestre em administração de empresas, especialista em marketing e estratégia no setor educacional. Consultor em gestão de escolas com larga experiência em Marketing, Planejamento Estratégico e Governança. Palestrante, Professor, diretor e membro do Conselho de Administração em instituições de ensino. Empresário e empreendedor do setor de Educação.
Isabel Loncomil
Chilena, professora com mais de 10 anos de experiência em sala de aula em diferentes contextos educacionais. Co-fundadora da Lirmi, um software de gestão de aprendizagem com presença em 5 países da América. Na Lirmi liderou a área de P&D principalmente em planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem, e também lançou iniciativas como a academia Lirmi para apoiar professores em educação digital. Isabel recebeu vários prêmios pela contribuição da Lirmi na Educação Digital.
José Pacheco
Educador, Antropólogo, Especialista em Leitura e Escrita, MSc em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.
Leticia Lyle
Diretora da Camino School e cofundadora da Camino Education e da Cloe. É pedagoga e mestre em Currículo e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University.Tem vasta experiência no desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, currículo e preparação de professores para o século XXI. Foi vencedora do Prêmio Early Career 2017 da Teachers College, da Columbia University, por seu trabalho com programas de Aprendizado Socioemocional para estudantes de baixa renda no Brasil.
José Moran
Professor, pesquisador, conferencista e mentor de projetos de transformação na Educação, com ênfase em metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais e projeto de vida.
Eduardo Calbucci
CEO da Semente Educação. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela ECA-USP, obteve também os títulos de mestre e doutor no Programa de Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP. É professor e autor de materiais didáticos para Educação Básica há quase 30 anos. Tem obras publicadas por diversas editoras, como Ateliê, Nankin, Leya e Edusp. Já desenvolveu projetos na área de educação para o Museu da Língua Portuguesa, para o portal IG, para o Instituto Paramitas e para a TV Cultura.
Luis Fernando Lopes Borim
É pai do Lucas, do Mateus e da Beatriz. É bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp. Fundou o Colégio VIlla Lobos em 1998 com outros sócios, em 2005, assumiu com sua esposa a gestão da escola, comprando de outros sócios e em 2016 começaram o Villa Lobos Monte Sião. Este ano, com o falecimento de sua esposa, assumiu integralmente a gestão de ambas as escolas. É professor de Física e Empreendedorismo Criativo. Já foi vereador e vice-prefeito. Suas duas grandes paixões são os seus filhos e a sala de aula.
Jayse Ferreira
Escritor, arte educador e palestrante com especialização em Psicopedagogia. Venceu duas vezes o Prêmio Professores do Brasil em 2014 e 2017. Em 2019 foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize.
Erik Hörner
Professor e doutor em História pela USP e especialista em gestão da Educação Básica, iniciou suas atividades no Colégio Humboldt em 2015 como coordenador do Ensino Médio e desde 1º julho 2020 é Vice-diretor pedagógico.
Carolina Luvizoto
Educadora com mais de 15 anos de atuação no desenvolvimento e implementação de Projetos educacionais no setor público, Sistema S e setor privado. Com grande experiência na formação de professores e produção editorial de materiais didáticos pautados em projetos. Na Faber-Castell é responsável pela concepção, estruturação, desenvolvimento e implementação do Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas. Além disso, é responsável pelo Programa de Visita à Fábrica da Faber-Castell e gerencia a equipe de divulgação de produtos pelo Brasil.
Lorenzo Gemma
Diretor Administrativo e Financeiro da escola internacional italiana Eugenio Montale, desde 2011.Bacharelado em Economia pela Università degli studi di Siena, em Siena, Itália. Bacharelado em Ciências Políticas, com especialização em Direito e Economia pela Università degli studi di Firenze, em Florença, Itália.
Larissa Laino
Engenheira, com pós graduação em gestão de negócios e especialização em gestão de pessoas. Sócia mantenedora do grupo AVIVA. Atua na direção administrativa, financeira e de pessoas das 5 unidades.
Pedro Neto
Advogado especializado no atendimento de Escolas e em Direito Educacional (UFMG), contador (Universidade FUMEC), MBA em Direito Tributário (FGV), sócio fundador da Educa Legal e Guimarães Neto Advogados, responsável por Relações Institucionais no isaac.
Lau Patrón
Meio brasileira, meio uruguaia, Lau Patrón é mãe João Vicente que tem uma doença raríssima auto-imune e sofreu um AVC com quase dois anos de idade, em decorrência da doença. Nesta conversa, Lau que é escritora, ativista e profissional da inclusão da pessoa com deficiência e das suas mães,conversa conosco sobre qual a responsabilidade da escola na construção de futuros anticapacitistas.
Márcia de Oliveira Regis
Pedagoga pela UVA - Rio de Janeiro, com 21 anos de docência nas séries iniciais. Especialista em alfabetização e Inclusão. Psicopedagoga pela PUC do Rio de Janeiro. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora dos Sistemas de Ensino Mackenzie até 2012.
Luis Fichman
Engenheiro Eletricista com Mestrado em Administração. Atua como Diretor Executivo na Reader`s Digest Brasil há 13 anos. Atualmente, é presidente da ferramenta OutClass, uma solução digital para os alunos do Ensino Fundamental continuarem seus estudos, seja de forma online, híbrida ou até mesmo presencial.
Guilherme Camargo
Fundador e CEO da empresa de educação Sejunta Tecnologia. Trabalha com tecnologias Apple em instituições de ensino há 9 anos e passou pelos principais players do mercado, como Apple, por exemplo. Fundou a Sejunta para apoiar instituições de ensino a promover mudanças por meio da integração das tecnologias e da transformação digital. É pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Universidade de São Paulo e certificado como Apple Professional Learning da primeira turma de 2017.
Paula Sino
Gerente Comercial na Assine Bem e especialista em otimização e gestão de documentos. Graduação em Marketing, pela Universidade Anhanguera e pós graduada em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário Senac. Atualmente, faz MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além de sua formação acadêmica, se especializou como Profissional de Vendas, pelo IBVendas. Coordenou equipes de alta performance, sendo responsável pela formação de diversos profissionais. Há dez anos, atua com otimização e gestão de documentos, processos e liderança de equipes, com foco em RH e instituições de ensino.
Christian Favarão
Gestor de Marketing do Colégio Notre Dame - Campinas/SP. Fundador da Consultoria Yellow Marketing, MBA em Marketing pela FGV, Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Campinas. Em sua carreira gerenciou os departamentos de Marketing das empresas: Colégio Notre Dame, Brassuco Alimentos, Cerâmica Villagres, Cerâmica Lanzi, além de coordenar o departamento de Eventos da Triunfo Propaganda, e ser Sócio Proprietário da Boomerang Comunicação Integrada, onde conquistou 4 prêmios publicitários da APP Campinas.
Wesley Peçanha
Diretor fundador do Colégio Ueda Peçanha. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (Flórida/USA), Pós-Graduando em Gestão Educacional (USP), é Especialista em Educação, Currículo e Prática Educativa (PUC/RJ), Bacharel em Direito (UCAM/RJ) e Graduado em Ciências Contábeis (UFF/RJ). Apaixonado pela área educacional, começou a sua jornada ainda na adolescência, atuando no ciclo básico como professor no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibulares. Nas Universidades, atuou como professor de Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Processual Civil, no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Robson Medeiros
É graduado em Administração, pela FAAT Faculdades e graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário UNIFAAT. Atualmente, faz MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul. Há mais de dez anos, atua na gestão financeira do Centro Universitário UNIFAAT com otimização e gestão de atendimento aos alunos, processos e liderança de equipes.
Thiago Faria
É fundador do Escola Cheia, Consultor e especialista em captação de alunos. Graduado em Ciência da Informação e da Documentação pela USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Intensivo de Inteligência de Mercado pela Ibramerc. Nos últimos 8 anos contribuiu para a realização de mais de 72 mil novas matrículas na posição de Gerente Comercial do Grupo SEB. Atualmente possui sua própria consultoria com o propósito de ajudar escolas privadas, da educação básica brasileira, com estratégias para captação e fidelização de alunos.
Gladys Quevedo-Camargo
Doutora em Estudos da Linguagem; Pós-doutorado na área de Avaliação de Línguas. Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em tradução (PUC-SP), Aperfeiçoamento em Linguística Aplicada (PUC-SP) e mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é docente na Universidade de Brasília, membro da International Association of Language Testing (ILTA) e membro-fundadora e integrante do comitê executivo da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA).
Angélica Larcher
Coordenadora Pedagógica do Colégio Internacional EMECE - Pompéia- SP. Graduada e licenciada em Geografia pela PUC-SP. Pós-graduada pela UNESP - Presidente Prudente. Atua na área da educação desde 1999.
Bruna Caruso
Coordenadora de Projetos no Instituto Reúna. Fundadora do Cursinho FGV, que promove aulas preparatórias para o vestibular a alunos de baixa renda. Atuou na Diretoria de Formação de Professores do MEC (2018), onde contribuiu para a elaboração Base Nacional Comum da Formação de Professores; e na Frente Currículo e Novo EM do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação.
Pablo Damaceno
Iniciou sua trajetória no Pentágono em 2010, assumindo a gestão da área de Ciências da Natureza e a coordenação de Química de todas as unidades. Hoje ele também é coordenador pedagógico do Ensino Médio de Alphaville e colaborou no desenvolvimento do Novo Ensino Médio aplicado em toda a rede.
Viviane Jesuz
Trabalha há mais de 10 anos como professora e formadora de professores. Ela possui Mestrado e Doutorado em História Medieval, com um foco em Literatura Inglesa e Sociedade. Desenvolveu um interesse especial em Educação Bilíngue e Interdisciplinaridade ao longo dos anos de prática com escolas parceiras e hoje atua como Coordenadora Pedagógica Sênior no Edify.
Dra. Patricia Peck Pinheiro
Advogada especialista em Direito Digital, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Cibersegurança. Graduada e Doutorada pela Universidade de São Paulo, PhD em Direito Internacional. Presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP, Autora de 32 livros. Nomeada Embaixadora Smart IP Latin America do Instituto Max Planck Munique para o Brasil. Sócia do escritório PG Advogados e Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.
Jhoseph Oliveira
Diretor Administrativo e Financeiro no Colégio Santíssimo Senhor. Cursou Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, se formando em 2012, Master Coach e Practitioner, atua há mais de 15 anos no Colégio Santíssimo Senhor.
Juliana Cristina Fadel
Diretora Pedagógica da Rede Fadelito. Advogada, Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar pela USP. 22 anos de trabalho na área da Educação.
Fernanda Nyari
Pedagoga, Sócia fundadora da Kinder Kampus School há 20 anos, escola Bilíngue da Educação Infantil ao 9. ano em São Paulo e sócia palestrante da Improve - empresa que inspira e nutre pessoas engajadas no crescimento humano.
Luiza Sassi
É Director of Education, Brazil - Cognita Schools - Diretora geral do Instituto GayLussac e pedagoga da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Infantil e Avaliação Escolar.
Yan Navarro
Diretor Acadêmico Luminova, é doutor em Didáticas Específicas pela Universidade de Valencia- Espanha, e doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação em todos os níveis, é ganhador de diversos prêmios e possui ampla formação internacional.
Fernando Shayer
Sócio fundador e CEO da Cloe e da Camino Education. Foi presidente do Conselho de Administração e CEO da Somos Educação, maior empresa de ensino básico do Brasil. Atuou como vice-presidente da unidade de negócios de Soluções Educacionais, vice-presidente de Relações Escolares e lecionou inglês no Curso Anglo e no Projeto Somos Educadores.
Reinaldo Domingos
Ph.D em Educação Financeira pela Florida Christian University, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP. Lançou em 2009 a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico do país.
Claudio Sassaki
Como cofundador e CEO da Geekie, empresa referência em educação inovadora no Brasil, nos últimos oito anos, Sassaki tem atuado com estudantes e educadores no desenvolvimento de iniciativas inovadoras que potencializam a aprendizagem. Sassaki é graduado em arquitetura pela USP e mestre em educação pela Universidade de Stanford.
Luciano Meira
É Ph.D em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Luciano também é Lemann Fellow, através da Stanford University na qualidade de Visiting Scholar no Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, e associado efetivo do movimento Todos pela Educação.
Adriana Aloise Joaquim
Diretora e Mantenedora do IEBURIX - Instituto de Ensino Barão de Mauá. Formada em Direito pela Faculdade São Bernardo, possui também MBA em Gestão Empresarial, Administração de Empresas, Especialização em Gestão de Pessoas e Coaching. Atua na área da gestão educacional há 32 anos.
Joice Lopes Leite
Diretora de Educação Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro, responsável por implementar e desenvolver projetos com objetivo de integração das TDIC’s ao desenvolvimento do currículo e aos processos de ensino e aprendizagem. É professora pela PUC-Campinas no curso de pós-graduação de Neurociência e Neuroaprendizagem e suas tecnologias.
Geraldo Peçanha de Almeida
É psicanalista, educador e escritor. É pedagogo pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, de São Paulo. Mestre em Teoria Literária pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e Doutor em crítica literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens e faz palestras em todos os Estados do Brasil. Em 2020 passou a integrar a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em Nova Iorque.
Michele Chahin
Foi fundadora da Main Street Idiomas, à frente das áreas de marketing e vendas da escola. Se especializou em jornada do cliente e estratégias de growth. Depois de empreender, passou por algumas empresas de diferentes modelos e tamanhos, como a startup americana Grabr e a consultoria Accenture e hoje está a frente do ecommerce Tiendamia como Country Manager Brazil comandando as estratégias de expansão da marca através de ações escaláveis.
renata Grando
É Sócia e Diretora de Parcerias e Crescimento na Letrus, sendo responsável pela frente de crescimento, identificando e estabelecendo parcerias com escolas. É formada em Economia pela Universidade de Campinas e Especialista em jornada do cliente, técnicas de growth e vendas.
Ricardo Aguirre
É head de marketing e cultura do Colégio Bandeirantes há mais de 18 anos. É formado pela Faculdade Armando Alvares Penteado e possui MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas. Aguirre ainda conta com especializações pelas instituições internacionais UC Irvine, Northwestern University - Kellogg School of Management, INSEAD e SingularityU Brazil. Atualmente faz mestrado executivo na Fundação Dom Cabral.
Cristina Godoi de Souza Lima
Diretora geral do Colégio Albert Sabin. Formada em Medicina e Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, Cristina Godoi é especialista em Adolescência na Contemporaneidade pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Insper.
Ivan da Cunha
Mestre pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) , Doutorando em Educação pela PUC-SP. Consultor empresarial há mais de 20 anos na implementação de estratégias corporativas em gestão de operações e especialista em gestão de pessoas. Escritor, Diretor Teatral e Diretor de Consultoria e Estratégias Corporativas da Apoio Comunicação.
Vahid Sherafat
É Co-Fundador e CEO da ClassApp, do Escolas Exponenciais e do evento Conecta EX, palestrante especializado em inovação, em marketing educacional e no relacionamento escola-família. É formado em Engenharia pela Unicamp, com especialização em inteligência artificial e computação Bio-inspirada. Atuou por cerca de 10 anos como consultor em inovação, atendendo empresas multinacionais nos EUA e no Brasil.
Celso Lopes de Souza
Cofundador do Programa Semente. É Médico Psiquiatra e Professor. Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), obteve Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Por mais de 20 anos foi professor da Educação Básica. É autor de materiais didáticos em grandes editoras, como Scipione e Leya. O casamento entre a Psiquiatria e a Educação resultou na criação do Programa Semente – um programa estruturado de aprendizagem socioemocional utilizado por mais de 50 mil alunos em escolas de todo o Brasil.
Lou Cocozza
Foi professora na rede pública e privada (educação básica e universidade); coordenadora pedagógica e atualmente é mantenedora do Colégio Villa e Villa e a Villa Bambini (Jaguariúna - SP). Este ano abriu o Villa Formare (soluções educacionais em ambientes formais e corporativos), onde se dedica a formação docente, escolas inovadoras, implementação da BNCC e escolas científicas e culturais.
Aline Ahmad
Mantenedora do Colégio Nahim Ahmad (Guarulhos -SP), instituição pioneira na prática de meditação em sala de aula. Formada em Direito com MBA em Marketing pela ESPM. Atualmente está cursando Psicanálise na Sociedade Paulista de Psicanálise, é escritora e poetisa, buscadora no campo do autoconhecimento e aprendendo muito sobre maternidade com a filha Nina, de 2 anos e 8 meses
Andrezza Amorelli
Pedagoga (UERJ), especialista em gestão e planejamento escolar (UERJ), MBA em Coaching e gestão empresarial (SLAAC E FEESP). Diretora de escolas, formadora em projetos educacionais e sócia proprietária da A.Amorelli Educação e Treinamento. Atualmente é diretora de Pessoas e Cultura da Rede APOGEU, diretora da Escola INTEGRA e Diretora do Centro de Formação da REDE.
Raul Spitz
Consultor pedagógico do LIV - Laboratório Inteligência de Vida, Psicólogo - PUC Rio, Psicanalista - Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Especialista em atendimento clínico de crianças - PUC Rio.
Edimara de Lima
Presidente da Organização Montessori do Brasil e Diretora Pedagógica da Prima - Escola Montessori de São Paulo. Pedagoga, com formação em Psicopedagogia. Diretora e Membro do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia.Membro do Conselho Cívico e Cultural e do Conselho do Colar Carlos de Souza Nazareth da Associação Comercial de São Paulo.
Isabela Villas Boas
Com 34 anos de experiência, Isabela Villas Boas tem Mestrado em Ensino de Inglês como segunda língua pelo Arizona State University e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Seu mais recente livro é Getting Into ELT Assesment, com Vinícius Nobre. Ela orienta teses de mestrado a distância pela University of Birmingham.
Emilio Munaro
É graduado em Tecnologia da Informação e tem MBA Internacional pela Rotman Business School da Universidade de Toronto no Canadá. Há mais de 15 anos dedica-se ao estudo da educação pública brasileira e mundial, com foco em desenvolvimento socioemocional, tecnologia e inovação. É membro eletivo do movimento Todos Pela Educação e atualmente Vice-Presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna.
Felipe Sundin
É Engenheiro de Produção pela UFRJ e tem licenciatura em Matemática pela Unicamp. Em 2015, concluiu seu Master em Manegement pela Stanford University. Em 2006, co-fundou o Colégio AZ, onde foi CEO por dez anos. Em 2018, a partir da aquisição do Colégio AZ pelo Grupo SEB, Felipe passou a ocupar uma posição executiva na Conexia Educação - braço de inovação e tecnologia do Grupo SEB - como Diretor da plataforma AZ.
Messias Barbosa
Messias é Gerente Executivo de Novas Parcerias do Edify, é formado em Economia pela PUC - Minas. Trabalha há mais de 10 anos no mercado de educação ajudando instituições de ensino a se fortalecerem.
Cecília Resende
Assessora pedagógica do Bernoulli Sistema de Ensino. Atuou na Secretaria Estadual de Educação de MG, com a formação de professores e construção do Programa de Intervenção Pedagógica. Tem vasta experiência atuando na formação de professores, com os temas do currículo, avaliação e didática. Professora na Pós-graduação EAD Puc Minas.
Giordano Vasconcelos
Supervisor Educacional da Organização Educacional Farias Brito. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências pelas turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos olímpicas (especiais), nas turmas 1º e 2º olímpicas e integrais.
Gustavo Reis
Gustavo Reis é especialista em eficácia e gestão de dados educacionais e coordenador de performance de produto na Pearson Brasil. É mestre em Design, pós-graduado em Design Instrucional e graduado em Editoração. Analisa e incentiva abertura e transparência no entendimento dos dados referentes aos produtos e serviços educacionais.
Suely Nercessian Corradini
Diretora Pedagógica do Colégio Vital Brazil - SP. Formada em letras, pedagogia e psicopedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Sâmea Franceschini
É Coordenadora no Colégio Equipe de Recife - PE. Atua há 34 anos na área de Educação, é Mestra em Educação, Especialista em Coordenação pedagógica, Neuropsicóloga, Psicopedagoga clínica e institucional.
Renata Cafardo
É repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo. É ainda colunista de educação do Estadão e da rádio Eldorado. É autora do livro O Roubo do Enem da Editora Record. Fundou a Jeduca, a Associação de Jornalistas de Educação, da qual hoje é vice-presidente. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, ABMES Especialistas, Estadão, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista da Esso.
Matheus Batalha Moreira Nery
Professor da Unissau e da Faculdade 8 de Julho, ocupa a cadeira 32 do MAC/Academia Sergipana de Letras e é colunista do Jornal da Cidade. Doutor em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou Direito Internacional na The Hauge Academy of International Law (Peace Palace - UN/2013) e foi visiting Scholar na Harvard University (2020).
Susan Clemesha
É bacharel em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Atua na área da Educação Bilíngue há mais de 18 anos e é diretora acadêmica da rede Sphere International School. Suas áreas de interesse incluem agência, colaboração- crítica e o ensino bi/multilíngue e intercultural. Integra o grupo de pesquisa Linguagem em Atividades em Contextos Escolares (LACE) e Grupo de Estudos em Educação Bilíngue (GEEB), na PUC-SP e é professora colaboradora no curso de pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades.
Luciana Savioli
É jornalista, tem uma filha de 10 anos que frequenta escola em Austin no Texas. Formada em Letras (UNICAMP) e Comunicação Social - Jornalismo (PUC-SP). Desde o início de sua carreira, sempre atuou, em paralelo, nas áreas de Educação e Comunicação, tendo passado por importantes escolas de São Paulo e, mais tarde, pela área de Comunicação de uma multinacional. Morou no Canadá por 3 anos, onde teve sua filha, Clara, hoje com 9 anos. De volta a São Paulo, foi editora de Comunicação da Editora Abril até 2015, quando mudou-se para Austin, TX, e passou a escrever sobre Educação e Maternidade para veículos especializados na área, além de atuar em escolas americanas.
Lia Thimmig
É mãe, brasileira, gaúcha (também americana) e bióloga, reside no Texas - EUA há 15 anos. Tem mestrado em biologia molecular e atuou na área da oncologia. Ao se mudar para o Texas, trabalhou com pesquisa na área da imunologia na Universidade do Texas, UT. Por estar longe da família, quando seus filhos nasceram encontrou uma maneira de não mudar a rotina deles, foi trabalhar no colégio deles. Começou como professora-assistente de reforço e hoje faz parte da área administrativa de uma Elementary School.
Marina Incerpi Isola Borro
Médica há 11 anos, tem duas filhas (7 e 5 anos de idade) que frequentam escolas Holandesas. É nascida em São Bernardo do Campo - SP, mas reside em Culemborg, interior da Holanda, há 2 anos. Formada pela Universidade Nova de julho em São Paulo, com título de especialista em medicina do trabalho, atuou por dois anos na saúde pública de Campinas e por 10 anos atuou como médica do trabalho em grandes empresas da região de Campinas. Atualmente trabalha como voluntária em primeiros socorros na Cruz Vermelha da Holanda.
Cintia Sant’Anna
Cintia Sant’Anna é educadora, pós-graduada em Educação pela University of Winnipeg, licenciada em Pedagogia pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Londrina. Como Diretora Acadêmica da Maple Bear, participa de design de currículo, projetos de desenvolvimento profissional e acompanhamento e estruturação de estratégias educacionais em busca da excelência na aprendizagem de todos os alunos.
Christie Schönfeld
Pedagoga pós-graduada em Didática do Ensino Superior formada no Brasil, atuou em projetos sociais na Polícia Militar de Sergipe, instrutora do Proerd em Sergipe junto com a PMSE (Programa de Prevenção às Drogas e à violência nas escolas). Está há 3 anos na Alemanha e atua no Kindergarten (jardim de infância), Altheim (asilo); Jugendhilfe (atendimento a jovens usuários de drogas); Kinderheim (orfanato). No Kinderheim atende crianças vítimas de traumas, com transtornos mentais ou de comportamento.
Gil Giardelli
É um estudioso de Inovação e Economia Digital, com 22 anos de experiência. Professor Global de MBA, escritor e durante cinco anos foi colunista na Rádio BandNewsFM, e agora em agosto está criando uma nova coluna na RecordNews com estreia em outubro. Membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro) em Paris - um parceiro consultivo da UNESCO e da ONU - e também da World Future Society em Chicago.
Ericka Correa Vitta
Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi de Americana - SP, professora universitária com graduação em Pedagogia, Especialização em “Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional” pela Universidade Católica de Brasília, “Mestrado” em Educação na linha de pesquisa “Educação e tecnologia” pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Desyrriê Martins
Consultora em relacionamento Escola-Família do ClassApp, aplicativo de comunicação e relacionamento escolar. Comunicadora com 6 anos de experiência nas áreas de gestão e marketing educacional em grandes grupos educacionais do ensino básico privado.
Michel Eberhardt
Michel é Presidente e fundador da 2be Live, foi um dos co-fundadores do Ifood, Temaki Express, New Ad Mídia indoor e mais algumas empreitadas. Começou a 2be Live com seus sócios na Califórnia em 2018 porque viram que tinha uma necessidade de uma plataforma mais adequada para o ensino colaborativo e interativo online. Voltou da Califórnia no começo de 2020 para lançar a 2beLive no Brasil como mercado teste. Hoje a empresa tem uma operação global, com mais de 160 escolas nos Estados Unidos e representantes no Japão, Índia, Canadá, e na América Central.
Ericson Tadeu Senno
Ericson Tadeu Senno é Gestor Acadêmico da Luminova, Professor de Língua Portuguesa, pedagogo, especialista em Gestão Escolar - supervisão, orientação e formação docente; trabalha na educação desde 2002, atuando em todos os segmentos da Educação Básica, com ênfase na gestão de sala de aula. Foi orientador de área de Língua Portuguesa, Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola, atuando nas redes pública e privada de ensino de Sorocaba e região.
Marcelo Krokoscz
Diretor do Colégio Fecap de São Paulo - SP. Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde 2008. Desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria e plágio no processo de redação e publicação científica. Atua na Educação há mais de 20 anos.
Mildren Lopes Wada Duque
Casada, mãe de dois meninos, formada em Letras e Psicologia pela, mestre em Saúde e Educação, especialista em psicopedagogia e gestão escolar. Foi idealizadora da metodologia da Escola Maria Peregrina e está como gestora desta escola. Foi palestrante junto com Viviane Mosé, do Café Filosófico, no módulo “Os desafios da educação brasileira - Boas práticas pedagógicas no Brasil hoje”.
Flávio Lavorato Neto
Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, Pós graduado em Administração Estratégica pela FIA - Fundação Instituto de Administração, Mestrando em Gestão de Controle e Performance no ISCTE - Portugal. É diretor administrativo no Colégio Parthenon Guarulhos, onde coordena todas as ações estratégicas e administrativas.
Emilly Fidelix
Emilly Fidelix é professora de pós-graduação no Instituto Singularidades, criadora do @seligaprof no Instagram, palestrante e formadora de professores em metodologias ativas, inovação na educação e BNCC, doutoranda em História Cultural e especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de ensino.
Alexandre Sayad
Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance. É colunista de A Gazeta do Povo e da Revista Educação. É apresentador do programa “Idade Mídia”, no canal Futura, e do canal Mídia Mundo no Youtube.
Roberta Bento & Taís Bento
Roberta e Taís Bento são fundadoras do SOS Educação (site de educação do portal Estadão), palestrantes e responsáveis pela coluna Escola da revista Pais & Filhos. Também são membros do Conselho Acadêmico de Educação da Universidade Simon Fraser (Canadá) e autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!”.
Danilo Costa
Empreendedor, formado em Direito pela FGV-SP. Danilo conduziu alguns dos maiores investimentos do setor da educação e hoje, além de conselheiro e investidor, se dedica integralmente ao Educkbank, a primeira plataforma financeira dedicada à educação básica, provendo capital, soluções de pagamento e ferramentas de gestão para as escolas.
Denise Ferreira
Denise Ferreira é pedagoga, tem extensa experiência como coordenadora pedagógica, com formação de professores e é colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp. Trabalha como influenciadora digital, é autora e produtora de conteúdos do Blog, Instagram, Facebook e Youtube Papo da Professora Denise, onde apresenta ideias criativas para educar crianças e ajuda professores na organização e produtividade.
Frederico Venturini
Frederico Venturini Barbosa, é economista formado pela PUC-RJ, com mestrado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Também é pós-graduado pelo COPPEAD – UFRJ; Pedagogo pela Universidade Anhembi Morumbi; Desde 2003 é sócio e diretor administrativo financeiro do Grupo Educacional Saisse Villardi (Trê-Lê-Lê Creche Escola e Educarte Escola. Diretor do SinepeRio e vice-presidente da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil)
Richard Debre
Formado em pedagogia, especialista em educação bilíngue e pós-graduado pela Universidade de Winnipeg, no Canadá, Richard Debre está a frente da direção da Maple Bear Mogi das Cruzes há 13 anos, e da Maple Bear Botafogo, no Rio de Janeiro desde o início deste ano. Atualmente, tem sua própria empresa de consultoria educacional.
Georgia Carolina Piacentini Correa
Fundadora e diretora da Escola Teia Multicultural, mestre pela PUC em Educação: Currículo, onde integra o GEPI (Grupo de Estudos sobre Interdisciplinaridade) e doutoranda também em Educação pela mesma universidade. Fez extensão em Neurociência na PUC em 2008, e especialização em Neuropsicopedagogia na UCAMPROMINAS, em 2015/16.