Ter uma boa oratória significa saber falar em público, de maneira estruturada e articulada, com a intenção de informar e argumentar sobre diferentes assuntos. No ambiente escolar, os educadores afirmam que é cada vez mais necessário impulsionar nas crianças essa capacidade de desenvolver o pensamento crítico e, principalmente, a autoconfiança em expressar opinião.
E não há como negar que essas são habilidades importantes para a interação social e uma das mais exigidas no mundo do trabalho. Tanto é que nos Estados Unidos, por exemplo, há o incentivo à oratória em crianças, seja por meio de alguma disciplina na escola, ou dos tradicionais concursos de oratória, ou, ainda, de discursos em celebrações familiares.
Para a gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) do Colégio Positivo, Maria Fernanda Suss, a oratória fará parte da vida profissional dos alunos, independentemente da área escolhida.
“Trabalhar esse aspecto desde a infância permitirá destravar e desenvolver essa habilidade. Nas escolas, essa prática está presente em sala de aula nas apresentações de trabalho e dinâmicas do dia a dia de interação entre professores e alunos. Porém, vai além, passando pela interação entre as crianças, que têm mais confiança em expor a sua opinião, até encontrar com mais facilidade solução para possíveis problemas”, comenta.
Saiba as maiores dificuldades dos alunos com a oratória
Segundo a professora de Língua Portuguesa do Colégio Positivo – Londrina, Danielle Bartelli Vicentini, um dos maiores empecilhos de se sair bem em uma discussão ou debate é o nervosismo e despreparo em relação ao assunto que está sendo tratado, aliado à postura.
“A comunicação oral é pré-requisito em praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Quando se fala em oratória, mais do que conhecer e se aprofundar no assunto a ser transmitido (linguagem verbal), é preciso que o aluno saiba utilizar a seu favor outros meios de comunicação (linguagem não verbal), tal como a expressão corporal. Em suma, o sucesso da comunicação não está apenas naquilo que se diz, mas como se diz”, ressalta.
Por isso, a educadora deixa algumas dicas que podem contribuir para os estudantes construírem uma boa oratória. Confira:
– Analisar o público
– Usar linguagem adequada
– Fazer um esboço, mesmo que mentalmente, sobre o assunto, com começo, meio e fim
– Estudar sobre o assunto
– Estar sempre bem informado, por meio de fontes seguras
– Manter uma boa postura e ter cuidado com a pronúncia e articulação das palavras para ter clareza na explanação
– Invista na linguagem corporal. Ela demonstra segurança e desenvoltura do orador
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