“Os professores estão impacientes e os alunos desmotivados”, afirma diretora
O desafio das escolas em formar os estudantes no pós-pandemia foi a temática central da abertura do Fórum Nacional das Escolas Particulares, nesta terça-feira (11), durante a 7ª edição do Congresso Educa Week. Durante o painel, Maria Estela B. Zanini, diretora de convivência do Colégio Bandeirantes, ressaltou que “os professores estão impacientes e os alunos desmotivados”.
De acordo com a educadora, após o longo período de ensino remoto, os estudantes apresentaram dificuldade em retomar a rotina dentro do ambiente escolar, desde a retomada das aulas presenciais.
“O aluno teve dificuldade em chegar no horário, em abrir o material e sentar quando o professor vai começar a aula”, pontua. Ainda segundo a diretora, foi necessário ensinar novamente que a instituição de ensino tem regras baseadas em princípios.
“E diante disso tudo, o professor precisa ter paciência para lidar com esses desafios”, ressalta. E, por isso, Maria Estela reforça a importância de ter um olhar atento também para esse educador.
“A escola precisa ser um espaço de escuta para os alunos e também para os professores. O professor está precisando de um olhar diferenciado da gestão escolar”, pontua.
Maria Estela lembra ainda que, uma criança que terminou o Ensino Fundamental 2 antes da pandemia, praticamente começou o Ensino Médio durante o ensino remoto, durante o período de isolamento social, o que acabou prejudicando o desenvolvimento desses alunos.
“O aluno do 2º ano do Ensino Médio está imaturo, o que deixa o professor mais impaciente”.
Como lidar com os alunos desmotivados?
Confira as sugestões da educadora para enfrentar o atual cenário com alunos desmotivados e retomar a rotina escolar:
- Pensar e propor estratégias motivadoras, que proporcionem uma aprendizagem com significado
- Rediscutir e combinar regras
- Ter paciência para lidar com a falta de maturidade dos alunos
- Abrir espaço de escuta e diálogo
- Propor metodologias ativas
- Desenvolver um clima escolar positivo
- Reforçar a parceria com as famílias
- Planejar estratégias para corrigir o déficit de aprendizagem
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