2 min de leitura

O desafio das escolas em formar os estudantes no pós-pandemia foi a temática central da abertura do Fórum Nacional das Escolas Particulares, nesta terça-feira (11), durante a 7ª edição do Congresso Educa Week. Durante o painel, Maria Estela B. Zanini, diretora de convivência do Colégio Bandeirantes, ressaltou que “os professores estão impacientes e os alunos desmotivados”.

De acordo com a educadora, após o longo período de ensino remoto, os estudantes apresentaram dificuldade em retomar a rotina dentro do ambiente escolar, desde a retomada das aulas presenciais.

“O aluno teve dificuldade em chegar no horário, em abrir o material e sentar quando o professor vai começar a aula”, pontua. Ainda segundo a diretora, foi necessário ensinar novamente que a instituição de ensino tem regras baseadas em princípios.

“E diante disso tudo, o professor precisa ter paciência para lidar com esses desafios”, ressalta. E, por isso, Maria Estela reforça a importância de ter um olhar atento também para esse educador.

“A escola precisa ser um espaço de escuta para os alunos e também para os professores. O professor está precisando de um olhar diferenciado da gestão escolar”, pontua.

Maria Estela lembra ainda que, uma criança que terminou o Ensino Fundamental 2 antes da pandemia, praticamente começou o Ensino Médio durante o ensino remoto, durante o período de isolamento social, o que acabou prejudicando o desenvolvimento desses alunos.

“O aluno do 2º ano do Ensino Médio está imaturo, o que deixa o professor mais impaciente”.

 

Como lidar com os alunos desmotivados?

Confira as sugestões da educadora para enfrentar o atual cenário com alunos desmotivados e retomar a rotina escolar:

  1.   Pensar e propor estratégias motivadoras, que proporcionem uma aprendizagem com significado

  2.   Rediscutir e combinar regras

  3.   Ter paciência para lidar com a falta de maturidade dos alunos

  4.   Abrir espaço de escuta e diálogo

  5.   Propor metodologias ativas

  6.   Desenvolver um clima escolar positivo

  7.   Reforçar a parceria com as famílias

  8.   Planejar estratégias para corrigir o déficit de aprendizagem

 

Escolas Exponenciais recomenda

Saúde mental de alunos e professores no pós-pandemia preocupa especialistas

Dia Mundial da Saúde Mental: qual o impacto na escola?