A pandemia da Covid-19 acentuou ainda mais a desigualdade educacional no Brasil. Diante um cenário tão desafiador, um desafio em comum para todas as redes de ensino é melhorar os níveis de aprendizagem escolar.
E esse é o objetivo da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em um projeto realizado desde o ano passado em parceria com o movimento Profissão Docente e com o financiamento do Santander Universidades e da B3 Social.
A iniciativa teve início em Ribeirão Preto (SP), mas já chegou em municípios do Maranhão, Pernambuco e Bahia. Atualmente, o projeto está presente em 419 escolas, atingindo 170 mil estudantes. A proposta atua em três frentes: análise de dados e indicadores educacionais, formação de gestores e professores e promoção de cooperação entre escolas por meio da criação de comunidades de aprendizagem.
Desigualdade educacional: aperfeiçoando as políticas públicas de educação
Para analisar o desempenho de uma rede municipal ou entre redes municipais de educação com foco na aprendizagem escolar e na perspectiva de redução da desigualdade educacional, o projeto que visa a redução da desigualdade educacional utiliza a técnica estatística multivariada de Análise de Componentes Principais (ACP) para avaliar cinco indicadores de escolas ou redes de ensino: os percentuais de aprendizagem adequada em língua portuguesa e em matemática; o Ideb desdobrado em suas duas componentes, o aprendizado escolar e a taxa de aprovação; e a distorção idade-série.
Um primeiro trabalho utilizando essa técnica foi publicado pela Cátedra em 2020 no Portal Nova Escola e, posteriormente, um estudo mais ampliado e com teor mais acadêmico foi publicado na Revista Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, da Fundação Cesgranrio.
Formação de gestores e professores
A segunda frente do projeto está ligada à formação de gestores escolares, de técnicos das secretarias e também dos próprios professores. Atualmente, estão sendo oferecidas três atividades gratuitas aos municípios parceiros da Cátedra com esse objetivo.
A primeira, desenvolvida em parceria com o Grupo Mathema, é focada no letramento matemático e está sendo aplicada inicialmente para 647 professores do ensino fundamental e 30 coordenadores pedagógicos da rede municipal de Ribeirão Preto.
Segundo dados do Portal QEdu, no 5º ano do Ensino Fundamental, apenas 47% dos estudantes brasileiros têm o aprendizado adequado nessa matéria. A formação vai permitir aos profissionais ampliar seus conhecimentos em uma perspectiva problematizadora, aprimorar o processo de ensino e também entender como os estudantes aprendem, permitindo assim se apropriar de formas diferenciadas de ensino para garantir o desenvolvimento de altos níveis de exigência cognitiva nos alunos, contribuindo na redução da desigualdade educacional.
A análise de dados e indicadores educacionais é tema de outra atividade, oferecida de forma on-line em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), gestor do Portal QEdu. Nela, mais de 170 diretores escolares, técnicos e secretários municipais de 16 municípios brasileiros estão recebendo uma formação que vai ajudar na tomada de decisões com base em evidências e contribuir com políticas públicas educacionais mais eficazes.
Outro foco das atividades está ligado especificamente ao diretor escolar. Para orientá-los sobre as competências previstas na Base Nacional Comum (BNC) do Diretor Escolar, definida pelo Conselho Nacional da Educação, a Cátedra desenvolveu um ciclo de seminários on-line que está sendo aplicado com o apoio da MindLab (empresa especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais) a quase 600 participantes de quatro Estados.
Paralelamente a isso, a pós-doutoranda da Cátedra, Filomena Siqueira, vai desenvolver, a partir de entrevistas e aplicação de questionários aos diretores, uma matriz para nortear o desenvolvimento das competências previstas nessa BNC. Em sua tese de doutorado, a pesquisadora concluiu que lideranças escolares eficazes têm uma associação positiva com a nota dos alunos, podendo exercer uma influência de até 12 pontos no Saeb.
Saiba mais sobre a Cátedra
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
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*Com informações da assessoria de imprensa