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Garantir o engajamento dos estudantes na volta às aulas é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, o que exige alguma prática e muita técnica por parte dos professores. Uma das formas de fazer isso é estabelecer os famosos combinados em sala de aula, logo no início do ano letivo.

Os acordos ou contratos pedagógicos são acordos estabelecidos entre professores e alunos com o objetivo de garantir um ambiente de aprendizado positivo e seguro. Esses combinados contribuem para melhorar o relacionamento entre as partes, promovendo a construção de um ambiente pautado pela confiança e respeito mútuo.

Eles definem as regras de convivência, os deveres e direitos – tanto dos alunos, quanto do professor, orientando o funcionamento adequado da sala de aula. “Eles contribuem ainda para aprimorar a comunicação e o relacionamento entre professores e alunos, estabelecer expectativas claras e alinhadas, promover a autonomia e a responsabilidade dos estudantes, além de prevenir conflitos e facilitar a resolução de problemas”, enumera a mestre em Educação, Ana Lívia Baptistella Araújo. 

Segundo ela, a construção dos combinados em sala de aula deve ser um processo participativo, envolvendo professores e alunos. “É importante que os alunos participem ativamente das discussões e da elaboração das regras, permitindo que se sintam parte integrante do processo e assumam a responsabilidade pelo cumprimento dessas normas”, explica. 

Ana Lívia sugere iniciar a discussão com uma pergunta aberta, como “o que vocês acham que é importante para um bom ambiente de sala de aula?”. Além de ouvir atentamente as opiniões dos alunos, a educadora aconselha registrar as ideias apresentadas, compartilhar as próprias sugestões e, por fim, concluir a discussão com a elaboração de um documento escrito, assinado por todos os participantes.

De acordo com a consultora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Valquíria Alves, as regras de convivência devem ser elaboradas de forma participativa, para que os alunos se sintam parte integrante do processo e se responsabilizem por cumpri-las. “É essencial revisar periodicamente esses combinados para garantir que ainda sejam adequados à realidade da sala de aula”, lembra.

A revisão também deve contar com a participação ativa dos alunos, assegurando que eles se sintam envolvidos na atividade e assumam a responsabilidade por cumprir o que foi acertado. “Assim, tanto professores, quanto alunos podem contribuir para a criação de um ambiente de aprendizado onde todos possam aprender e se desenvolver”, ressalta Valquíria. 

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Foto: freepik