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Como as evidências científicas podem contribuir para práticas educativas em sala de aula? O que a experiência dos professores pode ensinar à ciência? Essas são algumas das reflexões exploradas no podcast “Educação tem Ciência”, que é voltado para os educadores e produzido pela Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).

Lançado em 2020, o programa entra em sua 2ª temporada em março de 2022. O episódio deste mês contextualiza a importância dos primeiros mil dias da criança – do momento em que ela nasce até ao completar 2 anos -, além de abordar a educação infantil como uma importante etapa para a primeira infância.

Nos primeiros mil dias de uma criança, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo. De acordo com especialistas na área, a formação acelerada do cérebro segue durante toda a primeira infância: 90% das conexões cerebrais são formadas até os 6 anos. Por isso, durante esse período o cérebro precisa de estímulos – intelectuais, afetivos, físicos e sociais, e as crianças, obviamente, necessitam de muitos cuidados.

Para debater sobre essas temáticas, participam do programa a pesquisadora associada à Rede CpE Olga Rolim Rodrigues, do programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Unesp, e Juliana Palma, professora da rede municipal de São Paulo e criadora do canal @papodepro no Instagram.

O episódio já está disponível em diversas plataformas de streaming de áudio, como o Spotify. No site Anchor FM, é possível ter acesso a todos os serviços que disponibilizam o programa.

A cada novo episódio, os ouvintes são recebidos pela jornalista Ocimara Balmant, que conduz a conversa entre um professor e um cientista e entrelaça a teoria e prática científica com a realidade da sala de aula. A segunda temporada irá até o mês de junho, sempre na segunda quarta-feira de cada mês.