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Marco histórico para o país, o 7 de setembro completa seu bicentenário neste ano. A data é uma oportunidade importante para desenvolver atividades sobre a independência do Brasil com estudantes de todas as idades.

Para os educadores, as celebrações que acontecem no dia da independência, como os desfiles, são uma forma de despertar o interesse dos alunos para o episódio que explica muito sobre a história e os principais símbolos do país.

Os professores explicam que é possível desenvolver atividades sobre o tema até mesmo com crianças da educação infantil.

“Pode parecer que elas são novinhas demais para entender sobre um episódio histórico tão complexo, mas é possível trabalhar uma série de conceitos adequados para essa idade”, conta Ana Luísa Sérgio, professora da educação infantil da escola Caminho Feliz, na zona norte de São Paulo. 

Ela explica que é possível trabalhar com as crianças, por exemplo, habilidades como pensamento espacial e raciocínio geográfico. “A partir da data é possível apresentar para as crianças por exemplo algumas noções espaciais, como o conceito de país, continente.”

Sugestões de atividades sobre a independência do Brasil

Contação de história

A professora conta que começa as atividades sobre a independência do Brasil com uma roda de história, em que relata o episódio como uma viagem de família que decide se mudar de casa – a da família real portuguesa para o Brasil. Nessa atividade, ela mostra um globo terrestre às crianças, identificando onde fica Portugal e o Brasil. 

Ela também explica que trabalha símbolos importantes do Brasil com as crianças, como a bandeira e o hino. Segundo ela, ao mostrar as várias bandeiras oficiais que o país já teve, é possível explorar conceitos sobre registro histórico e documentação. 

“Vários conceitos muito importantes para a formação global da criança podem ser trabalhados a partir desse fato histórico. Tudo dentro da capacidade de compreensão delas.”

Com as crianças pequenas, por exemplo, é possível trabalhar com as cores da bandeira, fazer associações com os elementos da natureza. “Elas começam a fazer uma série de conexões que são muito significativas para o desenvolvimento cognitivo”, diz Ana Luísa.

 

Hino

Sempre presente nas escolas durante as celebrações da semana pátria, o hino nacional brasileiro também é uma das sugestões de atividades sobre a independência do Brasil que podem ser realizadas com os alunos de diversas formas. O hino, por exemplo, pode ser explorado do ponto de vista histórico – já que o que conhecemos hoje não foi o primeiro a representar o país. 

Aline Soares Monteiro, professora da escola Luminova, na região central de São Paulo, conta que ao apresentar o hino para os alunos do 2º ano do ensino fundamental também ensina sobre língua portuguesa. Na atividade, os alunos identificam as palavras que não conhecem e precisam buscar seu significado no dicionário. 

“Eles ficam curiosos ao descobrir novas palavras. Também dá mais significado porque agora entendem sobre o que estão cantando”, conta.

O primeiro hino documentado do país foi chamado de Hino da Independência, escrito pelo jornalista e político Evaristo da Veiga em 1822. Após a Proclamação da República, ele foi gradativamente abandonado. Foi apenas em 1922, quando o país completou cem anos de independência, que ele voltou a ser executado. 

“Falar sobre as mudanças da perspectiva histórica é importante para mostrar aos alunos que as interpretações sobre o passado mudam à medida que o nosso presente também muda”, diz João Gabriel Santos, professor do colégio Raízes. 

 

Novas visões sobre o episódio

Segundo Santos, antigamente o episódio era contado sobre o ponto de vista dos portugueses e, hoje com o esforço de pesquisadores e historiadores, é possível e necessário levar aos alunos as perspectivas de outros povos, como os africanos e indígenas. 

“Esse é movimento que foi reforçado pelas recomendações da BNCC (Base Nacional Comum Curriculares), pelos currículos e livros didáticos distribuídos às escolas nos últimos anos”, diz. 

 

Interdisciplinaridade nas atividades sobre a independência do Brasil

Além de trabalhar o episódio a partir da perspectiva histórica, os professores lembram que é possível explorar outros conceitos, como representação artística e expressão. Por exemplo, nas atividades sobre a independência do Brasil, uma boa dica é apresentar aos alunos obras que foram feitas para representar a proclamação da independência no Brasil. 

“Nessa atividade, também podemos falar sobre a cultura e costumes da época pela obras de artes que foram produzidas”, diz Santos.

Aline conta que mostrou aos alunos o quadro Grito do Ipiranga, do artista Pedro Américo, e a partir da obra desenvolveu uma série de atividades. Ela pediu para que os alunos escrevessem um texto descrevendo a pintura, também falou com eles sobre as margens do rio Ipiranga e eles localizaram o local no Google

“Os próprios alunos lembraram que já haviam ouvido falar sobre um bairro que chama Ipiranga e questionaram se tinha alguma ligação com o quadro. A partir dessa curiosidade deles, eu pedi pra que eles localizassem no mapa”, conta.

É também possível trabalhar conceitos matemáticos, propondo aos alunos, por exemplo, que busquem dados estatísticos sobre o Brasil na época da independência para comparar com os atuais, como o tamanho e características da população. 

Nessa mesma comparação, entre o Brasil atual e o daquela época, é possível inserir também conteúdos da área de ciências da natureza. Por exemplo, pedindo para que pesquisem dados sobre o bioma brasileiro naquele período.