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Em 15 de março é celebrado o Dia da Escola. A data foi escolhida pelo Congresso Nacional para homenagear o local onde crianças e adolescentes passam grande parte dos seus dias. É uma oportunidade de ressaltar a importância da educação brasileira e prestar homenagens às instituições de ensino. Aproveite e clique aqui para conferir um calendário com datas comemorativas.

Em algumas escolas, a data é comemorada por meio de apresentações musicais e de danças, recital de poesia, mostra de desenhos e pinturas e atividades recreativas. Outras instituições optam por envolver os pais e as comunidades nas homenagens. E tem também aquelas que aproveitam o Dia da Escola para discutir ações e desenvolver propostas que podem melhorar o ambiente escolar.

Psicopedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Cândido Portinari, em Salvador (BA), Micheline Orsi acredita que o Dia da Escola deve ser celebrado por meio de diferentes atividades. 

“Nesta data, os grupos podem se reunir para realizar diversas atividades educativas e lúdicas que enfatize a importância da escola”, sugere. 

 

4 atividades para celebrar o Dia da Escola

A psicopedagoga e coordenadora pedagógica do Colégio Cândido Portinari, em Salvador (BA), Micheline Orsi, faz uma lista com 4 atividades que podem ser realizadas nesta data. Confira:

1- Mural

Os alunos em grupo são convidados a construir um mural com elementos (frases, fotos, desenhos, poemas, relatos) que celebrem a escola. Esse mural pode ser exposto no corredor das turmas.

2- Pintar os muros da escola

Essa atividade divertida e dinâmica de pintar os muros da escola pode ser uma forma de celebrar esse momento com a participação de toda comunidade escolar deixando uma marca pessoal no ambiente. Marcar no muro as digitais dos estudantes pode ser uma atividade bem lúdica com cada um expressando sua identidade.

3 – Construir uma horta ou jardim

Para marcar esse dia na escola, uma dica é propor a construção de uma horta ou jardim. Além de muito divertido, pode ser um momento de coletividade que continuará presente no dia a dia dos estudantes.

4 – Como era a minha escola?

Solicitar aos alunos que entrevistem familiares para saber como era a escola quando estudavam, o que mais gostavam. Esse material pode ser compartilhado na aula com os colegas.

 

No Dia da Escola, que tal descobrir o que os estudantes pensam do colégio?

Tem alunos que gostam mais do contato com os professores e funcionários, outros preferem as bibliotecas, as brincadeiras. No Colégio Cândido Portinari não é diferente. Aluno do 1º ano do ensino médio, Davi Mariano Fraga gosta do diálogo e carinho do Soe (Serviço de Orientação Educacional). 

“Também adoro a relação de companheirismo e aprendizado mútuo com os professores e o cuidado dos funcionários com todos os estudantes”.

Para Pedro Hagenbeck Andrade Reis, aluno do 8º ano do ensino fundamental, o que mais lhe agrada no colégio é a “diversidade, humanidade e respeito que existe, mesmo tendo pessoas bem diferentes, com todos os tipos de jeitos e cores”.

Heloísa da Santa Cruz Falheiros, do 9º ano do ensino fundamental, aprecia a forma como o colégio possibilita através da convivência, troca de conhecimento e amadurecimento intelectual.

Estudante do 6º ano do ensino fundamental, Letícia Argollo Bernardo da Cunha afirma ser nova no colégio, mas disse estar adorando a experiência. “Já participei no começo do ano da gincana. Estou fazendo novos amigos e todos estão sendo bem acolhedores. Os funcionários também são muito legais, assim como os professores”.

 

Projeto aproxima escola do bairro em São Paulo

Na Escola Vereda, unidade Mooca, em São Paulo, alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental realizam um projeto interdisciplinar, nomeado “A Escola e o Bairro: história, cultura e identidade”.

De acordo com o diretor da instituição, Rafael Antunes, a iniciativa envolve pesquisas, construção de maquetes e saídas pedagógicas. “É uma interação rica e indispensável para o desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos”, afirma.

O projeto, explica, nasceu a partir da necessidade de conhecer o local onde se vive. Para o diretor, o ser humano, antes de conhecer o mundo, precisa conhecer a si mesmo e a comunidade onde está inserido. “O projeto visa cumprir um papel social e contribuir para construção de uma comunidade mais harmonizada, fraterna e feliz.”

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Com a palavra, os alunos!

E pelo visto, as iniciativas da Escola Vereda, em São Paulo, bem como toda a instituição, agradam os estudantes. Rafaela Lima de Araújo, por exemplo, do 4º ano do ensino fundamental, diz que o que mais gosta na escola são os vários amigos, o parquinho, as professoras, inspetores, o almoço e o horário livre. “Às vezes fico ansiosa para ir logo para escola”.

Matriculado no 5º ano do ensino fundamental, Matheus Brito Silva afirma adorar os professores e as brincadeiras, por serem divertidas e variadas. Já William Gabriel da Silva Santos, do 7º ano, aprecia o espaço da escola.

“Muitos colégios são pequenos e não têm lugares para grandes brincadeiras. Aqui, além do espaço, temos diversão nos intervalos como futebol, queimada e just dance, além de clubes de teatro, desenhos, xadrez”.

Para Lis Agrassar, do 8º ano, o diferencial da escola são os professores, que são muito acolhedores. “A comida também é maravilhosa, com cardápios variados”.

 

Um pouco de história no Dia da Escola

As primeiras escolas no Brasil foram criadas por jesuítas, sendo a primeira delas em 1549, ainda durante o chamado Período Brasil Colonial, em Salvador, pelos padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. O primeiro professor oficial do país foi José de Anchieta. Ele dava aulas em Salvador em uma sala onde inicialmente celebrava missas.

 

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