6 min de leitura

O Dia das Crianças está chegando e para comemorar a data, em 12 de outubro, muitas escolas promovem atividades especiais durante toda a semana. O Escolas Exponenciais conversou com instituições de ensino de diferentes cantos do país e descobriu ideias criativas para colocar em prática com os pequenos. Confira!

 

Atividade dia das crianças: programação inclui de cinema à gincana

Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), a Fundação Romi preparou atividades diferenciadas para a “Semana das Crianças da Educação Infantil”. A programação começa na segunda-feira, 10 de outubro, com uma sessão de cinema com muita pipoca e uma aula de culinária divertida, e se estende até sexta-feira, dia 14, com a apresentação do teatro “Histórias que a passarinha me contou: episódio água” e uma bolha de sabão gigante.

No decorrer da semana, estão previstas outras atividades infantis como brincadeiras na lama e musicais, visita ao criatório Pestana (aves ornamentais) e uma gincana – corrida com água, revezamento com bexiga, corrida do saco e bola ao cesto.

“No NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, a Semana das Crianças é pensada com carinho e cuidado, respeitando os interesses e possibilidades de acordo com cada faixa etária. Com a intenção de oferecer momentos divertidos às crianças, buscamos também favorecer a criação de memórias. Elas lembram com alegria, por exemplo, do dia em que trouxeram bicicleta na escola e do dia em que escorregaram na lona com sabão”, comenta Aline Franco Teixeira Luiz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil no NEI.

 

No Dia das Crianças, escola de SP realiza tradicional feira de troca de brinquedos 

Localizada em São Paulo, a Escola Teia Multicultural realiza, tradicionalmente, na semana em comemoração ao Dia das Crianças, a Feira de Troca de Brinquedos, uma atividade que tem como bandeira o não consumismo, mas que também desenvolve algumas capacidades dos alunos, como por exemplo, a habilidade de negociação e persuasão. Além das questões emocionais que envolvem o desapegar de um brinquedo

“A percepção de que para aquela criança, o brinquedo que ela leva para trocar não a atrai como antes, mas que para outro pode ser interessante”, comenta Lucas Briquez, CEO da Edtech Asas Educação e educador na Escola Teia Multicultural.

Georgya Corrêa, neuropsicopedagoga e diretora pedagógica do colégio, considera a feira uma experiência especial porque mostra o valor que cada um dá para aquilo que deseja. “Às vezes, uma criança chega lá com um brinquedo super simples, mas que encanta uma outra que, na verdade, quer trocar por algo que tem muito mais valor monetário”.

Além da feira, a escola promove um show de talentos. “Temos um dia só para ensaiar, mas temos alunos que ficam meses ensaiando. É um momento em que se sentem bastante valorizados, são aplaudidos a partir de suas especificidades, características e habilidades particulares”, afirma Lucas. 

De acordo com ele, a semana em comemoração ao Dia das Crianças tem muito brincar livre, com muitas atividades lúdicas, resgate de brincadeiras antigas e cantigas de rodas.

 

Ganhar, perder, participar e se divertir!

No Complexo Educacional Contemporâneo, unidade Lagoa Nova, em Natal (RN), o Dia das Crianças será comemorado por meio do projeto “Brinquedos e brincadeiras que contam história”. 

A iniciativa é voltada à educação infantil com brincadeiras antigas, aquáticas, jogos on-line, entre outras. Além de brindes e surpresas, como pipoca e algodão doce, por exemplo.

“Idealizamos o projeto pensando sobre como brincadeiras fazem parte do desenvolvimento e aprendizagem da criança no dia a dia. A partir das atividades realizadas, conseguiremos também mostrar aos nossos estudantes a importância de saber lidar com o ganhar, perder, participar e se divertir, trabalhando também a educação socioemocional”, afirma Etyene Alana Roberto da Silva, assistente de coordenação pedagógica da Educação Infantil do Complexo Educacional Contemporâneo.

No Colégio Acesso, na Fazenda Rio Grande (PR), estão previstas apresentações teatrais, aluguel de brinquedos para a diversão dos alunos e uma feira do livro com projeto solidário em parceria com o hospital infantil Pequeno Príncipe. 

“Procuramos respeitar a infância e sua essência sem deixar de contemplar os aspectos culturais e as habilidades socioemocionais com foco na empatia e solidariedade”, destaca Andreia Lima, diretora do Colégio Acesso.

Em Goiânia (GO), o Colégio Simbios, programou dois dias de atividades para comemorar o Dia das Crianças. Nos dias 10 e 11 estão previstas ações como “Dia do Cabelo Maluco” e “Dia da Fantasia”, oficina de fantoches, caça ao tesouro, contação de histórias com personagens, gincana, show de talento e uma matinê.

Segundo a coordenadora pedagógica do colégio, Luma Santos, a infância precisa ser celebrada como uma fase de muita imaginação e criatividade. Por isso, afirma, as atividades programadas para a data permeiam o faz de conta, as brincadeiras, os jogos, a expressão individual e a fantasia – as quais, de acordo com ela, precisam estar presentes e ser incentivadas ao longo de todo o desenvolvimento infantil.

 

Atividade Dia das Crianças: doação de brinquedos estimula interação e empatia nas crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, as Escolas Idaam, em Manaus (AM), lançaram uma campanha no final de setembro e que se estende até 11 de outubro, com o objetivo de estimular a interação e a empatia dos alunos por meio de uma ação solidária de doação de brinquedos para uma instituição que cuida de menores de idade em situação de vulnerabilidade social.

Intitulada “Sorriso de Criança – de mãos dadas para fazer o bem e realizar sonhos de crianças” – o projeto surgiu a partir da indicação de uma aluna e foi adequado pela equipe de orientação pedagógica da escola para que as atividades desenvolvidas pudessem potencializar as habilidades socioeconômicas dos estudantes a partir da convivência, do relacionamento e da integração entre os mesmos.

Segundo Madalena Mota de Carvalho, orientadora pedagógica da escola, os brinquedos arrecadados serão entregues junto dos cartões feitos por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. “É importante pensar em um projeto em que o aluno se sinta pertencente nos diversos momentos de aprendizagem e experiências”, enfatiza.

Ainda para celebrar a data, as Escolas Idaam programaram duas semanas de muitas atividades e diversão. Entre as ações previstas estão a criação de lembrancinhas na Oficina Maker, “Dia do Pijama” com direito a cinema e pipoca, discoteca kids, desenho livre em folha de papel gigante que depois será transformado em mural e “Dia da Fantasia”.

 

Escolas Exponenciais recomenda

10 ideias de jogos e brincadeiras na educação infantil