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Com o advento da internet das coisas (IoT), inteligência artificial, blockchain e outras tecnologias crescentes, diversos mercados tem enfrentado uma verdadeira revolução em suas estruturas e processos. Muitos modelos de negócio deixaram de existir para dar lugar a outros, desenhados à forma de pensar e agir da Geração Z e Y, mas já observando as oportunidades da geração Alfa, que nasceram depois de 2010.

Essas empresas são comumente chamadas de Startups. Dentre as mais populares temos a Uber, por exemplo, que vem revolucionando a mobilidade urbana, a HealthTech Doutor Consulta, que está democratizando o acesso às consultas médicas, a FinTech NuBank, que tem tornado o acesso a cartões de crédito menos burocrático, dentre outras.

E o setor da educação não ficou de fora. As Edtechs tem entrado cada vez mais fortes no mercado brasileiro como forma de solucionar gaps e desafios que as empresas tradicionais não estavam dedicando tanta atenção.

Muitas vezes para financiar seu crescimento e ampliar sua possibilidade de atuação e qualidade do seu serviço/produto, essas startups eventualmente abrem a oportunidade para receber investimentos em troca de uma participação na sociedade da empresa. Como uma das características das startups é alcançar um crescimento exponencial em um curto espaço de tempo, é comum que as pessoas que investem seu dinheiro nesse tipo de empresa, chamados de Investidores Anjos, obtenham lucros vantajosos com a transação.

 

 

Como ser um Investidor Anjo 

Hoje em dia, graças às plataformas de “Equity Crowdfunding”, qualquer pessoa pode se tornar um Investidor Anjo, com aportes de valores acessíveis e razoáveis.

 

 

O modelo é totalmente seguro e validado no mundo inteiro. No Brasil inclusive, essa modalidade de investimento é completamente protegida pela Instrução CVM 588, que regulamenta o crowdfunding para investimentos.

 

Cases de Edtechs

AulaLivre.net

Para elucidar o sucesso dessa modalidade de investimento, podemos citar o caso da AulaLivre. A startup gaúcha atua no setor desde 2012 e tem como foco a distribuição de conteúdo para jovens das classes C, D e E que querem ingressar no Ensino Superior.

Em 2015, eles lançaram uma rodada de captação de investimento na modalidade crowdfunding através da plataforma Basement – Kria e, em menos de duas semanas, superaram a meta desejada. 

O valor arrecadado foi convertido para uma nova plataforma com novos serviços, como por exemplo, planos de estudo e aulas ao vivo. O saldo final foi positivo para toda comunidade: além do número de estudantes impactados pela solução da empresa crescer 50%, houve também um aumento na geração de novos empregos para atender a crescente demanda da startup.

 

Mola Model

O Mola Model é uma empresa brasileira que desenvolveu um produto educativo e inovador para estudantes de arquitetura e engenharia que gostariam de entender de forma visual e palpável o funcionamento de certas estruturas arquitetônicas.

A ideia veio durante a pós graduação do diretor da empresa, Marcio Sequeira, que, em 2014, lançou a primeira rodada de investimento para levar seu produto para o mercado. Também via crowdfunding, por meio da plataforma Catarse, a empresa superou em 1200% a meta inicial de investimento e conseguiu tanto se lançar no mercado, quanto desenvolver novas modalidades do produto.

Hoje, o Mola Model é uma ferramenta de aprendizado usada em universidades como o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, por exemplo, e já está consolidado tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. São milhares de estudantes universitários e de pós graduação ao redor do mundo impactados pelo uso da ferramenta.

 

Como ser um parceiro-investidor no universo das Edtechs?

Como gestor escolar, você já conhece quais são as necessidades deste extenso mercado e possui experiências diárias a ponto de saber validar quando uma ideia é realmente inovadora e focada em resultados. Portanto, o próximo passo seria buscar quais EdTechs estão com rodadas de investimento disponíveis e estudar aquelas que mais gerariam interesse e retorno.

Para trazer algumas opções nós, do Escolas Exponenciais, separamos para você algumas soluções do mercado que estão com oportunidades de investimento disponíveis. Assim, você pode avaliar com sua própria experiência a eficiência dessas oportunidades, bem como conhecer novas soluções e, quem sabe, se lançar como um Investidor Anjo.

 

ClassApp

Pela primeira vez em seus 5 anos de história e já reconhecida no mercado, a ClassApp —  EdTech referência nacional em comunicação escolar e no relacionamento escola-família — , abriu no início de julho a oportunidade para captação de investimento via plataforma Basement-Kria.

Com mais de 500 clientes e impactando mais de 400 mil usuários, a startup hoje apresenta como alguns dos resultados, um aumento em cerca de 300% no engajamento dos pais que usam a ferramenta para se conectar com as escolas, além de uma de leitura muito acima do seu mercado: das 6 milhões de mensagens mensais trocadas, cerca de 80% são lidas.

Vale lembrar também que a empresa foi certificada, em 2019, pelo Great Place to Work como a quinta melhor empresa para se trabalhar no Brasil e foi também escolhida como uma das quatro empresas do mercado de educação brasileira eleitas no ranking “100 startups to watch 2019”, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Saiba mais sobre o investimento

 

Bright day Big Blocks

A Bright day Big Blocks é uma ferramenta de aprendizado que promove o desenvolvimento de crianças através da experiência de construção de quebra-cabeças tridimensionais, criados para estimular força, curiosidade, criatividade, colaboração, confiança e outras lições. Onde as habilidades se desenvolvem durante as brincadeiras.

A empresa começou como fundação no ano de 2005 e, depois de muitas pesquisas e experiências, colocou seu foco nos desenvolvimento de uma ferramenta de aprendizado cujo objetivo seria desenvolver o cérebro e a força das crianças. Eles acreditam que a sala de aula moderna não deve ficar restrita a quatro paredes, por isso seu produto é desenvolvido para ser aplicado em qualquer lugar.

Atualmente seus produtos são distribuídos no mundo todo, passando por Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Europa e América Latina. Em março de 2019, chegou aos Estados Unidos

Saiba mais sobre o investimento

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é o crowdfunding e a importância dele para fomentar a evolução das EdTechs, já pode considerar buscar mais informações a respeito de investimentos e parcerias com empresas que inovam pensando em melhorar os gaps educacionais.