5 min de leitura

A vida educacional pós-pandemia aumentou ainda mais os desafios que precisam ser vencidos dentro das salas de aula e da escola. 

Estudantes com necessidades distintas de aprendizado, famílias com questões importantes, comunidade com fragilidade emocional e professores com a necessidade de se reinventar formam o panorama educacional do momento. Se antes essa capacitação era de muita importância, hoje ela se tornou essencial e indispensável. 

Para que cada vez mais o processo de aprendizado se torne possível, professores, equipe técnica e a de apoio necessitam trocar experiências, atualizarem a linguagem acadêmica e conhecerem estratégias para lidar com a diversidade. Só conseguimos esse crescimento da equipe com a formação continuada. 

Através desta formação, os gestores, educadores, a equipe de apoio e técnico, se tornam cada vez mais atualizados para fazer um ano letivo contagiante e assim garantirem a fidelização de toda sua comunidade escolar. 

Investir no crescimento do professor e da equipe proporciona patamar de excelência e autoridade para a escola e todos aproveitam muito. 

Estamos na portinha para iniciar mais um ano letivo e com um portal e ferramenta maravilhosos para ampliar o horizonte da equipe, que é a capacitação. Assim se garante uma grande melhora no desempenho de toda a equipe técnica e docente. Com isso, elevamos o conhecimento e a importância dos educadores aos olhos da família e alçamos resultados muito satisfatórios no processo pedagógico do ano letivo.

Hoje esperamos da escola a formação de crianças e adolescentes criativos, autônomos, curiosos, que atuem como seres globais, que estejam capacitados para driblar desafios e que sejam os agentes transformadores que nosso mundo precisa ter. 

Atingimos esses objetivos na formação da equipe. Além de melhorar a atuação dos seus profissionais, essa prática formativa na escola fortalece o relacionamento dos gestores com a equipe e ainda amplia o sentido de valor profissional e reconhecimento de cada funcionário envolvido, provocando também a vontade de constante evolução e ampliação de conhecimento.

 

Temas para a formação continuada da equipe em 2023

01 – Comunicação Intencional 

A comunidade escolar e as famílias, muitas vezes, não acompanham todo o processo pedagógico que a criança passa. Se comunicar com intenção, faz com que os docentes consigam traduzir de forma simples e clara o dia a dia escolar para as famílias e dando o valor, de fato, à construção de todo conhecimento passado, dividido, estimulado e construído pelas crianças. 

A prática do STORYTELLING ajuda muito na comunicação intencional. STORYTELLING é o ato de contar histórias por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente. 

Enviar para as famílias através de apps, a rotina, o projeto, aulas incríveis, atividades, com o efeito do storytelling faz toda a diferença. A narrativa é uma forma natural e muito intencional da mente humana e faz o leitor ficar encantado criando uma conexão. Assim, a família não só compreende melhor a atividade escolar, como se emociona e se conecta com o projeto da escola. 

Abordar a comunicação intencional, storytelling e ferramentas como práticas que auxiliam a comunicação durante a capacitação dos professores é tornar produtivo o início do ano. 

 

02 – Criatividade

A criatividade e a imaginação infantil é o caminho para formarmos futuros adultos com capacidade de encontrar alternativas diante dos problemas. 

Capacitar seu time para redescobrir ou impulsionar suas próprias linhas criativas possibilita que essa fronteira chegue ao universo da sala de aula, planejamentos e projetos.

Murilo Gun e toda sua trajetória na criatividade sacode o time e abre reflexões para futuras criações de projetos, espaço de atividades criativas. O “pensar fora da caixa” é um caminho atemporal. Segundo Murilo Gun, “trabalho criativo é trabalho inteligente”.

 

03 – Discussão, conhecimento e entendimento da aplicação da BNCC na prática.

Os parâmetros da BNCC, a abordagem e aplicação na prática, dentro da escola, ainda vêm sendo o desafio devido à complexidade dos termos acadêmicos, interpretações e observações diárias. 

As intenções, para facilitar a construção do conhecimento das crianças dentro da BNCC, também precisam de muito conhecimento por parte do professor, podendo ser pelo nivelamento de fases: Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Nesta semana, lendo: “Afinal, o que os bebês fazem no berçário”? de Paulo Fochi, um dos redatores da BNCC da Educação Infantil, decidi preparar uma provocação pedagógica à reflexão para o meu time do berçário, com a intenção de construir o entendimento da equipe de todas as habilidades e competências que podemos extrair do dia a dia do Berçário. 

Provocar a equipe para refletir sobre as práticas, facilita a interpretação das competências e habilidades inseridas no dia a dia. 

Usei o exemplo do berçário, mas encontramos bons textos para trabalhar a BNCC em todos os ciclos. 

 

04 – Competências Socioemocionais

O tema se tornou indispensável para o dia a dia da escola. O time precisa estar preparado e com o entendimento necessário para abordar e utilizar as ferramentas necessárias dentro das competências socioemocionais. 

As coleções Sentir, do Rossandro Klinjey e Escola da Inteligência, do Augusto Cury são boas coletâneas e fontes de inspiração. 

 

05 – Mindset

Rever a forma de pensar, agir, atuar! Mudar comportamentos exige uma mudança de mindset. 

Mindset significa mentalidade/configuração mental é a forma que a pessoa encara os desafios da vida.

Trabalhar o mindset de crescimento com a equipe, transforma o poder de atuação da mesma. O time entende que podem aperfeiçoar constantemente suas aptidões e não ficam presos no agora.

Cuidar, apoiar e investir na equipe transforma a escola e alcançamos a credibilidade e fidelização das famílias da comunidade escolar.

Preparar um time de sucesso é sem dúvida nenhuma, o grande “start” para um ano letivo de sucesso.

Colunista Fabiola
Coluna por

Fabíola Nóbrega

Professora de Educação Infantil e Pedagoga, atuando na área a 28 anos. 
Atualmente, gestora de Escolas de Educação Infantil e Berçários do Grupo Affetto Educação 
Consultora Pedagógica na agência Feras ( Educação), com foco em reestruturação de escolas e implementação da gestão de comunicação no trato das escolas com as famílias.