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Por estar muito próximo a realidade escolar, nos últimos anos percebi que as escolas privadas lidam com desafios semelhantes aos enfrentados pelas empresas dos mais variados nichos. 

Para ser algo duradouro e rentável, os negócios necessitam adotar estratégias de gestão e competitividade, características que reforçam o fato de que a escola é uma empresa e precisa ser tratada como tal para se desenvolver de forma sustentável.

No entanto, mesmo respondendo às mesmas regras, as escolas particulares possuem características únicas, que as colocam em uma divisão diferente da maioria dos empreendimentos. É possível observar as peculiaridades quando analisamos a forma com que a escola presta serviço. 

As instituições de ensino particulares são um dos poucos empreendimentos no mercado que presta serviço diariamente, durante o ano inteiro, para um grupo de clientes com pouca variação. Assim, o negócio desenvolve um relacionamento muito mais próximo com a comunidade escolar, além de desenvolver um papel social importante.

Entretanto, mesmo com esse conjunto de características que poderiam representar estabilidade para o negócio, as escolas sofrem com a competitividade cada vez mais voraz do mercado. 

Com o cenário, é essencial que os gestores escolares tenham a compreensão de que é necessário investir em um modelo de gestão eficiente que garanta a competitividade a instituição, enxergando o negócio como uma empresa.

A temática precisa ser discutida para facilitar a compreensão acerca do assunto. Assim, vamos abordar neste artigo as peculiaridades da escola como empresa e como superar os desafios do mercado investindo nos recursos corretos. Continue a leitura!

Particularidades do setor educacional

O conjunto de características comuns aos empreendimentos do ramo educacional tornam o processo de gestão complexo, mesmo que as empresas de todos os segmentos respondam às mesmas regras. 

Entre as peculiaridades que reforçam a necessidade de adotar um modelo de gestão estratégico e eficiente, estão:

  • Relação próxima com os alunos e suas famílias

Diferente de grande parte dos empreendimentos, a escola acompanha seus clientes diariamente, por longos anos, fazendo parte do processo de desenvolvimento de centenas de jovens e crianças. A criação desse vínculo vai além do relacionamento empresa-cliente, colocando a instituição de ensino como integrante da família dos estudantes.

O convívio diário faz com que os jovens estabeleçam uma relação de confiança com os membros da comunidade escolar, tornando professores e coordenadores, confidentes e até mesmo pessoas de referência. 

A relação estabelecida com a família também costuma ser próxima, principalmente com os responsáveis dos alunos do ensino infantil e fundamental. Nessa fase, a escola contribui de forma direta e exerce um papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos. 

Além disso, para muitas crianças, em especial as que estudam em tempo integral, a instituição de ensino desempenha a função de segunda casa, como um ponto de referência, seguro e acolhedor. Por isso, todo o trabalho desenvolvido pela empresa precisa ser feito com o dobro de atenção e cuidado.  

  • Comunicação e marketing diferenciados

O marketing do segmento não é feito de forma agressiva, com milhares de promoções e ofertas relâmpago. Afinal, esse tipo de comunicação imediatista funciona apenas na venda de produtos simples. 

A comunicação educacional é trabalhada de forma personalizada para atender o público-alvo de maneira eficaz e assertiva, construindo uma narrativa que cative os responsáveis financeiros (decisores) e os alunos (influenciadores). Ela deve ser pensada de forma que apresente os benefícios de estudar na instituição e ao mesmo tempo responda às necessidades e anseios dos pais e estudantes. 

Para além do marketing, a comunicação com a comunidade escolar precisa ser desenvolvida de modo simples e direto, evitando possíveis ruídos. Além de se relacionar com os alunos, a instituição precisa dialogar diariamente com centenas de famílias e isso demanda cautela. 

Como uma relação baseada em atenção e cuidado, todos os profissionais devem ter o preparo necessário para tratar de assuntos simples a situações complexas com os estudantes e seus responsáveis. Afinal, a escola trabalha com a formação de indivíduos, um processo que demanda bastante responsabilidade.

  • Definição de preços é anual e irrevogável

A decisão quanto ao valor mensal cobrado para a oferta do serviço é feita anualmente e não pode ser alterada. Se a escola define que a mensalidade será de x reais, esse é o valor único que ela receberá por aluno durante o ano inteiro, independente de possíveis imprevistos como crises financeiras e aumento da inflação. 

Por isso, a decisão precisa ser feita de um jeito estratégico, com base no cálculo de inúmeras variáveis. Uma vez sendo feita de maneira incorreta, a instituição sofrerá com prejuízos pelos próximos 12 meses. 

Assim, as instituições de ensino necessitam manter uma boa organização financeira, controlando de perto toda receita, despesas e os índices de inadimplência. 

Com esses cenários, fica evidente o quanto o modelo de negócio demanda uma gestão estratégica, baseada em indicadores reais que auxiliem na tomada de decisão. 

A tecnologia como um facilitador no processo de gestão 

Conhecendo essas peculiaridades, empresas desenvolveram softwares que auxiliam em todo o processo de gestão escolar, facilitando o gerenciamento de recursos e a implementação de estratégias assertivas. Os recursos mais eficientes contam com ferramentas que coletam, processam e apresentam os indicadores da instituição em um painel de fácil compreensão. 

O processo é viabilizado pois o sistema funciona de forma integrada, centralizando informações do setor acadêmico, financeiro e os dados administrativos. Com todas as informações em um único lugar, a inteligência cruza as informações e apresenta os indicadores com base no cenário real da instituição. 

Assim, é possível controlar e acompanhar a situação da instituição de um modo  simples e prático, oferecendo ao gestor uma visão estratégica da escola. Dados como a inadimplência, evasão, satisfação dos alunos e responsáveis, situação acadêmica dos estudantes, fluxo de caixa e até mesmo o estoque do almoxarifado ficam a disposição do gestor. 

Por fim, com todos os indicadores trazidos acima, podemos concluir a importância de enxergar a escola como uma empresa e posicioná-la como tal, adotando mecanismos que auxiliem no processo de gestão do negócio, considerando suas particularidades e necessidades. 

Você conta com os recursos necessários para garantir o crescimento sustentável da sua escola? Me conta: qual o seu principal desafio como gestor? 

Colunista Jader Ramalho
Coluna por

Jader Ramalho

Formado em Engenharia de Computação, Jader é empreendedor com mais de 20 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação. Fundador e CEO da Activesoft Consultoria, empresa especialista e referência em software de gestão escolar com mais de 800 clientes em todo o Brasil.