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Nós somos os resultados de nossas experiências. A escola é o lugar onde os estudantes devem ter as mesmas oportunidades, mas com experiências de aprendizagem diferentes. Dois estudantes não aprendem necessariamente da mesma forma, e um professor não consegue atender às necessidades específicas de todos estudantes da turma.

Alunos com dificuldade em uma determinada disciplina não conseguem acompanhar a evolução do resto da turma. Inicia-se a defasagem de aprendizado! Quando não solucionada, essa defasagem tende a se tornar ainda maior. Como solucionar esse problema?

Estudantes mais rápidos ou com maior facilidade em um determinado conteúdo terminam as atividades antes. Com o passar do tempo, as aulas podem ficar desinteressantes e desmotivantes para eles. Por outro lado, os mais lentos ou com mais dificuldade não conseguem terminar a atividade no tempo programado. Esses alunos passam a se sentir incapazes, pois mesmo se esforçando muito não conseguem entregar no prazo estabelecido.

Colocar todos dentro das mesmas condições e esperar que finalizem dentro do mesmo tempo não é a melhor abordagem para o processo de aprendizagem. É preciso respeitar o ritmo de cada aluno e utilizar estratégias de ensino que favoreçam o aprendizado individualizado.

Personalização do ensino com Inteligência Artificial

A aprendizagem adaptativa busca promover o ensino sob medida, de forma personalizada. Essa metodologia de ensino permite que o aluno aprenda o que precisa aprender no formato e no nível mais apropriado para ele.

O tamanho do desafio apresentado ao aluno é proporcional ao nível de proficiência que ele possui na competência está sendo desenvolvida. Dessa forma, ele é testado conforme a sua própria performance, de forma a ampliar a exploração do conhecimento.

A aprendizagem adaptativa baseada na Inteligência Artificial (IA) permite identificar padrões de aprendizagem, diagnosticar problemas no processo de estudo de cada estudante, assim como determinar como o aluno gosta mais de aprender.

Com essa informação, pode-se potencializar o engajamento, afinal, eles podem aprender da maneira que mais faz mais sentido para eles: a partir da leitura, áudios, vídeos, imagens, projetos ou exercícios do tipo X, Y ou Z etc.

Professor do futuro

Relatórios com os dados do processo de aprendizagem de cada estudante são fundamentais para que os professores possam exercer seu papel de mediador e curador de conteúdo, alinhado ao que se espera de um professor 5.0.

Com mais informação sobre cada aluno, os educadores podem oferecer uma consultoria mais assertiva aos estudantes. Dessa forma, o acompanhamento individualizado também os auxilia no direcionamento a ser dado para cada aluno. No fim do dia, essa é a alegria do professor: contribuir na formação do indivíduo para que ele consiga realizar os seus sonhos!

Colunista Felipe Baldi
Coluna por

Felipe Baldi

Felipe Baldi é fundador da tangram, edtech que ensina matemática, educação financeira e empreendedora utilizando jogos. Engenheiro Químico, atuou como consultor em diferentes países e trabalhou em startups. Fundador de um projeto voluntário para preparar alunos de escolas públicas para Olimpíadas de Matemática.