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A rotina de uma escola é pulsante, viva. Todos os dias, ela produz muitas partículas do denso processo da Educação. Dia a dia  pedagógico, planejamentos, projetos, atividades contextualizadas e diferenciadas.

Eis os primeiros questionamentos que faço aos gestores da escola:

  • Temos a dimensão do acesso global de uma escola? 
  • Validamos esse processo dentro da equipe, com a comunidade? 
  • Será que conseguimos passar para as famílias a grandeza de tudo que a escola produz?

A resposta é NÃO!

Na maioria das vezes a escola não introduz a família nos processos pedagógicos. E assim, comete uma falha significativa, deixando de apresentar, enviar, registrar, interagir, construir e engajar a comunidade escolar na rotina da instituição

É interessante que façamos tal reflexão para que possamos construir um novo caminho e entender que, nos dias atuais, com tanto acesso direto às informações, as famílias também estão diferentes no que ESPERAM e PRECISAM da escola.

Usei o “ESPERO” porque quando somos escolhidos pelas famílias, essa escolha se dá pela proposta pedagógica, valor, estrutura, logística familiar, tradição, entre outros fatores. Mas, ultimamente, nos deparamos no cenário da educação com um fator diferente!

Um questionamento não feito anteriormente….

  • “ O que a família PRECISA da escola? ” 

A família precisa de situações que, por muitas vezes, nem consegue identificar,  mas quando lhe é oferecido ela ressignifica o VALOR da escola em sua concepção. 

Atualmente muito se fala em formar um SER GLOBAL e esse é um bom caminho para percorrer no entendimento de como deve ser a escola na atualidade. Principalmente,  na era pós pandemia. 

No momento diferenciado em que todos os lares com crianças e adolescentes passaram pelas dificuldades com o ensino, com a rotina e com o desenvolvimento integral acontecendo dentro de casa, definitivamente trouxeram até as escolas famílias com novas construções, valores, escolhas, etc.

 A escola precisa ser uma instituição GLOBAL, na qual as famílias encontrem ancoragem em uma plataforma que ofereça ações que: Eduquem, Informem, Acolham, Previnam, Engajem, Constróem, motivem  e Entusiasmem, não só o aluno, mas toda o núcleo familiar. 

Hoje os responsáveis pelos alunos buscam ACOLHIMENTO, sejam nas questões comportamentais, assim como no social, na nutrição, no desenvolvimento ou na formação global do seu filho. 

As  instituições de ensino  que compreendem  essa mudança no cenário, se consolidam como instituições  completas, fidelizando assim,  todas as famílias envolvidas. 

Mas como ser? Como fazer nascer essa ESCOLA GLOBAL? 

Uma das grandes aliadas a esse processo é a COMUNICAÇÃO INTENCIONAL, que é a conexão com a família, contando, narrando, chamando para participar do projeto, aconselhando, oferecendo roteiro, formação, atendimento e apoio. 

Começar a atuar de forma verdadeiramente institucional e trilhar uma comunicação intimista e assertiva com as famílias é o início para tornar sua escola uma instituição global.

Então, vamos às ações de comunicação Intencional:

– Enviar às famílias briefings de futuros projetos da escola, dando a elas participação de escolhas, de conhecimento do projeto e podendo atuar com sugestões;

– Engajar as famílias em enquetes que decidam ações dentro da comunidade escolar, como escolha de nomes de salas, parques, mascotes, personagens, novas decorações e espaços, temas para festa da família;

– Sugestões de atividades para serem realizadas em família,  nas férias, feriados ou em determinadas épocas;

– Promover campanhas sociais com sua comunidade escolar;

– Introduzir a família na rotina pedagógica enviando resumos, fotos, vídeos de momentos divertidos, de aulas interessantes;

– Estabelecer o cuidado de acolhimento, formando famílias com hábito de leitura, vídeos, textos e assim como escolas para pais com palestras e atendimentos necessários para o tempo que vivemos;

– Abordagens relacionadas a comportamento, educação financeira, desenvolvimento infantil, adolescência e jovens.

As famílias, mesmo que muitas vezes não percebam, precisam desse comportamento da escola. Elas precisam sentir esse movimento, essa atuação global. Quando a instituição  entende isso, ela se consolida na vida de todas as famílias que formam a sua  comunidade escolar.

Com a chegada da era da gestão pedagógica pautada na  comunicação, conhecemos recursos especiais que nos ajudam nesse processo de qualidade na relação com a família.  

Os apps de Comunicação Escolar vêm aparecendo na cena educacional, possibilitando o corpo docente e administrativo da escola criar intimidade com as famílias . Eles são direcionados e receptivos por uma equipe empenhada (através de TREINAMENTO) e  elevam  a performance da escola na comunicação com as famílias. 

A fidelização e validação do processo pedagógico são os grandes aliados na hora da renovação de matrícula e um bom desempenho nesse processo é um excelente portal para a captação de novos alunos. A comunicação intencional ATIVA a engrenagem de retenção da comunidade escolar. 

Colunista Fabiola
Coluna por

Fabíola Nóbrega

Professora de Educação Infantil e Pedagoga, atuando na área a 28 anos. 
Atualmente, gestora de Escolas de Educação Infantil e Berçários do Grupo Affetto Educação 
Consultora Pedagógica na agência Feras ( Educação), com foco em reestruturação de escolas e implementação da gestão de comunicação no trato das escolas com as famílias.