3 min de leitura

A campanha de rematrícula é um processo que exige uma análise sobre os passos dados pela instituição ao longo do ano e os que precisam ser retomados no ano letivo seguinte.

Para isso, vale a pena realizar com as famílias uma pesquisa de satisfação para entender qual é a visão que os responsáveis pelos alunos têm sobre a escola. Com esse material em mãos – que pode ser enviado digitalmente –  é possível não só prospectar metas, como traçar melhorias. 

Confira as dicas do especialista em gestão empresarial Thiago Faria, fundador do Escola Cheia, e saiba como se preparar para essa etapa! 

 

Quando começar a campanha de rematrícula?

A recomendação é não deixar a campanha para os três últimos meses, neste ano, já que o segundo semestre terá dois eventos grandes: as eleições presidenciais, em outubro, e a Copa do Mundo em dezembro.

Ao definir o período de rematrícula, os comunicados sobre a campanha podem ser divulgados em torno de 20 dias antes do início dela. Nesse momento, reajustes também devem ser comunicados, considerando uma justificativa bem explicada e mostrando quais os ganhos e diferenciais para o próximo ano.

 

O que dizer para as famílias?

Para Lou Cocozza, professora e especialista em desenvolvimento em educação, não há uma fórmula mágica para estabelecer um contato com os pais. “O principal é você conhecer as pessoas com quem está lidando. Após isso, é possível escolher um caminho personalizado e que atenda às demandas da maioria das famílias”, considera.

Lembre-se de manter a transparência, especialmente quando o comunicado trouxer avisos sobre reajustes. Procure contextualizar brevemente cada atualização sobre a instituição.

 

Estratégia de organização da campanha de rematrícula

A preparação dos funcionários é outra parte fundamental. Thiago Faria aponta especialmente a divisão de responsabilidades entre a equipe. 

“A principal falha é a falta de estrutura. Para que a escola cresça, a figura do diretor não pode ser a de resolver todos os problemas, mas sim de conduzir a instituição. O fazer acontecer precisa ser cascateado na equipe, da sala de aula ao financeiro”, considera.

Uma comunicação assertiva e humanizada estreita os laços entre os responsáveis dos alunos com a escola, construindo dessa forma um vínculo de confiança para além do período de rematrícula. 

 

Sugestão de mensagem para rematrícula para enviar as famílias

Caros responsáveis,

O ano de 2022 nos colocou em intensos exercícios coletivos na sociedade e, consequentemente, em nossa escola. Juntos, alunos, funcionários e familiares somaram saberes, trocas e desenvolvimentos ímpares e incentivadores para o próximo ano letivo. 

A instituição está pronta para dar continuidade a esse movimento com uma grade curricular em que as habilidades de cada aluno são tratadas como prioridade. 

A partir do dia XX até XX de tal mês, nossa escola e nossos colaboradores estão à disposição para tirar dúvidas, acompanhar visitas e realizar a rematrícula, que pode ser feita virtualmente ou presencialmente.

A seguir, confira as tabelas com os novos valores, horários de atendimento e informações para contato. 

Atenciosamente.