8 min de leitura

Especialistas e educadores do mundo todo já sabem a importância da leitura na educação infantil e como ler muito beneficia o aprendizado da criança durante toda a sua vida escolar – e, mesmo depois, na vida adulta. 

Muito além dos livros trazerem novas palavras aos pequenos e aumentar significativamente o repertório lexical e conceitual deles, a leitura os ajuda a introduzir a novas situações e contextos, aumentando suas habilidade para associar, inferir, interpretar o texto e o subtexto – aquilo que chamamos de “entrelinhas”.

A leitura desenvolve a capacidade de perceber o mundo e de fazer correlações – habilidade que está sendo perdida num mundo em que os fatos estão sendo jogados e a criança não está sendo estimulada e associá-los, interpretá-los e fazer reflexões de acontecimentos e as irradiações deles” afirma Platão Savioli, professor Doutor do Departamento de Comunicação da USP e autor de Lições de Texto: Leitura e Redação (Ática,2004). 

E acrescenta: “A rigor, ler é a capacidade de identificar signos, formar palavras, decifrar um código. Mas, o ato em si é muito mais complexo que isso: ao identificar significados de palavras e montar narrativas na sua mente, a criança se transporta para outras realidades, se desprende do seu mundo e despertar ou exercitar  essa capacidade transforma o indivíduo em um ser mais criativo, pensante, crítico, capaz de fazer muitos mais analogias e sinapses que uma pessoa que não lê.” 

O Projeto Vagalume sabe bem disso.  Desde 2001, a equipe já transformou a vida de muitas crianças levando livros para perto delas – mais especificamente, a alunos de 22 municípios da Amazônia Legal brasileira,  formando bibliotecas comunitárias e capacitando mediadores de leitura entre a população. Segundo Isabel Coelho, gerente de Projetos Especiais e Literatura da FTD Educação, “contar histórias para crianças é um hábito que se transforma  em uma ferramenta importante para a formação da identidade e valores dos pequenos. Além de ajudar no desenvolvimento do imaginário, das capacidades cognitivas e da inteligência emocional das crianças, as histórias também podem ser uma valiosa oportunidade para criar momentos de maior vínculo com os pais, cuidadores e professores, por exemplo.”

Mas, uma vez leitores independentes,  como fazer com que a leitura aconteça na escola, de forma orgânica e agradável, sem que professores fiquem implorando para os alunos lerem, seja na escola ou em casa? A resposta não é uma só mas todas convergem para o mesmo ponto: a leitura deve ser algo leve, prazeroso e enriquecedor. 

 Veja, abaixo, algumas dicas de como criar estimular a leitura e o gosto pelos livros entre os alunos na sua escola.

 

1 – Busque uma motivação para a leitura

Nada mais enfadonho que passar horas lendo um texto que não nos interessa nem nos diz respeito, certo? Por isso, de liberdade para as crianças escolherem seus livros ou oriente para obras que possam despertar interesse não só daquela idade, mas daquele indivíduo: repare se o aluno gosta de futebol, ou de videogames, ou natureza, ou tecnologia. Para tudo, existe um livro e com certeza aprender sobre algo que gostamos é muito mais prazeroso. Para Savioli, “O livro deve provocar algum tipo de prazer na criança, satisfazer alguma curiosidade, responder a alguma pergunta. Se não há interesse, não há motivação.” Por isso a importância de deixar que o aluno escolha o tema que lhe chama a atenção – sem dispensar a ajuda do professor para os clássicos.

 

2 – Dê liberdade de leitura

Outro ponto importante para despertar o interesse pela leitura é fazer com que ela não seja forcada e obrigatória.  Lauren Tarshis, vice presidente e redatora-chefe da Scholastic Magazines (uma publicação da Scholastic maior a maior editora e distribuidora de livros infantis do mundo) defende a tese da leitura com liberdade de escolha: “ As crianças amam ler livros – mas não qualquer livro. Elas querem ler livros que os façam rir e que os apresentem a novos lugares, novas culturas e novos tipos de gente”. Tarshis concluiu isso após avaliar uma das mais importantes pesquisas realizadas sobre o assunto, a The Kids & Family Reading Report, um estudo bianual realizado pela Scholastic e que mostra a visão de crianças e adultos norte-americanos sobre os hábitos de leitura e seus impactos.  Na sua sétima edição, a pesquisa entrevistou 2.758 pais e crianças. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

 

3 – Estimule a leitura divertida

Mas, no dia a dia, como fazer isso em sala de aula?  Para a professora de ensino fundamental da do Texas, Marjorie Manning, o truque está em tornar os momentos de leitura agradáveis e divertidos. “Quando leio para as crianças, faço vozes engraçadas e tento fazer conexões entre elas e os personagens, ou entre elas e algum elemento da estória. Também não limito qual tipo de livro as crianças podem pegar na biblioteca e deixo eles livres para pegarem livros até mesmo diferentes do nível que estão. Deixo que eles peguem o que lhes interessa e isso vai fazer com que gostem mais de ler.” Por último, a professora afirma: “Ler nunca pode ser um castigo ou feito no lugar de algo que eles gostam mais. Deve ser divertido!”.

 

4 – Inclua a tecnologia

Ignorar ou condenar a plataformas digitais só afasta ainda mais o aluno dos livros. A internet pode ser uma rica fonte de conhecimento, se bem usada e os tablets podem ser plataformas de aplicativos de leitura e livros extremamente interessantes para o aluno. Tudo é leitura!

Além disso, a tecnologia pode estimular grupos de discussão sobre livros e autores, criar clubes de livros e ainda oferecer uma vasta gama de instrumentos para falar sobre literatura: podcasts, blogs, vídeos, etc.

 

Confira como utilizar a tecnologia nas diferentes etapas da educação

 

5 – Estimule conversas sobre os livros

Falar sobre o que foi lido pode ajudar o leitor a colocar em ideias e palavras o que entendeu da narrativa, organizar os argumentos e saber apresentar de uma forma clara e prazerosa aquilo que aprender ou desfrutou. Por isso, criar momentos e espaços para isso é vital para ter um ambiente de estimulo à leitura na escola – e fazer com o que o gosto pelas palavras se alastre. 

A ideia de fazer relatórios de livros, no entanto, pode arrepiar alunos e professores, já que acabou tornando-se um emblema de quão entediante e pouco criativo pode ser a tarefa. Incentive novas formas de apresentação dos alunos, como essas aqui, divertidas e super inteligentes.

 

6 – Dê vida à biblioteca!

Nada mais triste que uma biblioteca ociosa, carrancuda e exageradamente silenciosa – essa imagem só reforça a ideia de que ler é chato e pouco estimulante. Permita que a biblioteca seja um espaço respeitoso mas livre para ler e trocar ideias sobre os livros e as estórias mais bacanas que os alunos leram. Quanto mais envolvente e estimulante for o ambiente, maior o gosto das crianças em frequentarem o tirarem as obras da estante. 

 

7 – Traga autores na escola

Quem nunca leu uma estória e ficou imaginando quem teve todas aquelas ideais incríveis? Trazer os autores dos livros para perto das crianças estimula-as a lerem suas obras, aproxima os alunos do universo dos livros e reforça o valor do ler e escrever. 

 

8 – Tenha livros em todas as matérias

Uma escola que valoriza a leitura e os livros deve ter professores que leem – e comentam com seus alunos sobre suas leituras – e que indicam livros sobre suas áreas. Os livros não podem estar restritos à aula de Português. Como na vida, a leitura deve ser variada, dinâmica, diferente e estar presente em diferentes plataformas. 

 

9 – Crie projetos de leitura

Crie clubes de livros na classe ou simplesmente estimule que os alunos contem a estória aos outros, despertando assim a curiosidade da turma. Além disso, feiras, trocas e/ou doações de livros, gincanas e olimpíadas de leituras podem funcionar. Uma outra iniciativa muito interessante e atual é propor que os alunos criem book trailers do que leram. Veja aqui alguns exemplos.

 

E você, o que já fez ou experimentou na sua classe que trouxe bons resultados ? Conte para a gente! 

Um artigo do The Guardian também reúne outras dicas valiosas de táticas que professores usaram para aumentar o engajamento dos alunos na leitura. Confira aqui!

 

Talvez você também possa se interessar:
Arte na educação infantil: como trabalhar?