3 min de leitura

Uma nova iniciativa possibilita que os diretores de escola compartilhem os principais  desafios que enfrentam no dia a dia e quais carências ainda sentem no setor. Ao se aproximar das escolas, conhecendo as demandas e as dores das escolas, o programa “Conversa com Escolas” pode conectar gestores e mantenedores com iniciativas transformadoras voltadas para o ensino.

O projeto é desenvolvido pelo Escolas Exponenciais, que busca escutar e ampliar o diálogo com as instituições de ensino.

A partir de reuniões agendadas, seja online ou presencial, são realizados encontros com diretores, possibilitando uma parceria para impulsionar ações de inovação e de crescimento na educação.

Aproximar das escolas possibilita conhecer os desafios dos gestores

A diretora das escolas Espaço Lúdico e Espaço Pensar, Marcela Guardia, foi a primeira gestora a participar do programa
A diretora das escolas Espaço Lúdico e Espaço Pensar, Marcela Guardia, foi a primeira gestora a participar do programa

A diretora das escolas Espaço Lúdico e Espaço Pensar, Marcela Guardia, foi a primeira gestora a participar do programa “Conversa com Escolas”. A partir do encontro, que busca justamente se aproximar das escolas, foi possível conhecer os principais desafios que Marcela enfrentou durante a pandemia e o que a levou a expandir a escola, mesmo durante a crise sanitária. 

Até então, a escola Espaço Lúdico oferecia apenas o ensino infantil e, então, recentemente passou a ofertar também o ensino fundamental.

“Na pandemia, eu pensei: ou me fortaleço ou quebro. O negócio é ir para cima. Vamos investir com força para passar pela pandemia de forma sólida”, afirma.

Agora, a instituição de ensino também conta com o ensino fundamental do 1º ao 5º ano e, para 2023, já estuda a possibilidade de expandir do 6º ao 9º ano.

Assim como para muitas outras escolas, a pandemia também foi desafiadora e, ainda continua sendo, para a instituição de ensino bilíngue FourC Bilingual Academy.

O acolhimento da comunidade escolar passou a ser intensificado na instituição de ensino bilíngue FourC Bilingual Academy

O acolhimento da comunidade escolar passou a ser intensificado na instituição de ensino bilíngue FourC Bilingual Academy

Durante o encontro no programa “Conversa com Escolas”, a diretora de ensino Juliana Pereira de Albuquerque Storniolo explicou que, por utilizar uma pedagogia diferenciada, assim que o ensino remoto teve início foi preciso pensar em como manter uma das premissas da escola, que é de o aluno trabalhar na resolução de problemas e ser o protagonista do seu processo de aprendizado.

Ao decorrer do isolamento, Juliana notou que os estudantes estavam com menos autonomia nas atividades escolares. Sendo assim, ela buscou orientar as famílias sobre o papel da escola e o papel dos pais.

E, segundo Juliana, as questões emocionais provocadas por esse período de incertezas, reverberam até hoje na comunidade escolar. Diante deste cenário, o colégio tem realizado um acolhimento diferenciado, envolvendo professores, pais e alunos.

“Os alunos ficaram dois anos vivendo com a família e com quem eles escolhiam conviver. Na volta para a sala de aula, precisam aprender a conviver com quem não tem afinidade”, destaca.

“Conversa com Escolas”

Para se aproximar das escolas cada vez mais, o Escolas Exponenciais já está planejando novas reuniões com diretores e mantenedores. Acesse nosso site para ficar por dentro de todas as nossas iniciativas.