As artes desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor das crianças. Por meio delas, os alunos podem explorar, experimentar e expressar a criatividade. Por isso, é fundamental planejar aulas com atividades de artes para educação infantil.
Afinal, desde muito cedo, as atividades artísticas ajudam as crianças a desenvolver habilidades motoras finas, como segurar um lápis, pintar com os dedos ou manipular argila.
Essas experiências táteis e sensoriais são essenciais para o desenvolvimento da coordenação motora e da destreza manual, preparando os pequenos para enfrentar desafios futuros, como a escrita e a manipulação de objetos.
Além disso, as artes proporcionam um espaço seguro para que as crianças explorem e expressem emoções. Através da pintura, da dança, da música e do teatro, elas podem dar voz aos seus sentimentos, aprender a lidar com a frustração e alegria, e desenvolver habilidades importantes de comunicação e autoexpressão.
As atividades artísticas também promovem a criatividade e o pensamento divergente, encorajando as crianças a encontrar soluções únicas e inovadoras para os problemas que encontram.
Ao criar as próprias obras de arte, elas aprendem a pensar fora da caixa, a experimentar diferentes abordagens e a abraçar a ideia de que não existe uma única resposta certa.
Além disso, as atividades artísticas na educação infantil proporcionam oportunidades valiosas para a colaboração e o trabalho em equipe. Ao participarem de projetos artísticos em grupo, as crianças aprendem a compartilhar ideias, a respeitar as opiniões dos outros e a trabalhar juntas para alcançar um objetivo comum.
Então bora colocar essas crianças para fazer atividades de artes? A pedido do Escolas Exponenciais, a professora especialista em artes da FourC Learning, Lilian Bordin, listou 10 sugestões para as escolas colocarem em prática atividades de artes para educação infantil.
Confira!
1 – Pintura com tinta natural (diferentes terras, beterraba, carvão, cenoura, amora, etc)
2 – Esculturas com galhos e pedras
3 – Desenho com carvão
4 – Pintura com diferentes tintas (corante alimentício diluído, guache, natural, aquarela)
5 – Pintura utilizando diferentes “pincéis” (lãs, bexiga, dedos, mãos, pentes, escova de dente, rolhas, galhos, folhas)
6 – Frottage com folhas naturais e giz de cera
7 – Pintura com pipeta, tinta de corantes alimentícios e conta-gotas (ou pipeta de plástico)
8 – Modelagem com massinha ou argila
9 – Construção com materiais recicláveis
10 – Pintura com gelo colorido (com corante alimentício)
O que diz a BNCC sobre atividades de artes para educação infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental que orienta o currículo escolar em todo o Brasil, estabelecendo os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua educação básica.
Quando se trata de atividades de artes na educação infantil, a BNCC oferece diretrizes claras e abrangentes para orientar o ensino e a aprendizagem nessa área.
De acordo com Lilian Bordin, pela BNCC, os alunos da educação infantil devem expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Também é sugerido a utilização de materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
E também traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
Outro aspecto importante destacado pela BNCC é a valorização das culturas e das tradições locais e regionais nas atividades de artes. As crianças devem ter a oportunidade de conhecer e apreciar as manifestações artísticas de sua própria comunidade, bem como de outras regiões do Brasil e do mundo, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma identidade cultural e uma consciência crítica.
Você também pode gostar disso:
10 ideias de jogos e brincadeiras na educação infantil
10 músicas para trabalhar na Educação Infantil