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O plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro alcançou facilmente o quórum nessa segunda-feira (17). É que as cadeiras foram ocupadas por cerca de 150 alunos de 5 a 17 anos das escolas públicas municipais do Complexo da Maré, Vidigal, Lapa, Jacarepaguá e Paciência, que visitaram a casa viraram vereadores por um dia. Eles discutiram projetos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade do Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte do projeto Plenarinho, promovido pela Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente. A presidente da comissão, vereadora Thais Ferreira, do PSOL, fala da importância de  desenvolver desde cedo a consciência política.

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos parlamentares de forma interativa e votar propostas sobre cinco temas escolhidos por elas mesmas : Valorização de professores, melhoria do cardápio servido nas escolas, direito de aprender, incentivo à leitura e combate ao bullying.

O direito de aprender foi aprovado pelos pequenos vereadores, que defenderam o livre acesso ao aprendizado de forma gratuita. Com atenção especial as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outra iniciativa aprovada, foi a de incentivo à leitura, do aluno Kauã Zeferino, da escola Colégio Padre Antônio Vieira, no Humaitá, na zona sul. O objetivo é promover a leitura em praças da cidade, onde seriam disponibilizados livros para que os alunos pudessem ler. A ideia partiu da própria vivência de Kauã.

Sobre o combate ao bullying, a ideia vencedora foi a de implantar nas escolas um projeto de elevação da autoestima, que ganhou até nome : Se amar como nós somos.

Esta é a segunda edição do Plenarinho da Câmara Municipal do Rio. A primeira foi realizada no ano passado de forma remota em razão da pandemia.

 

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