Alunos do ensino fundamental utilizam mapas mentais como forma de registro em escola de São Paulo
As transformações sociais e tecnológicas possibilitam novos desafios para a sociedade, em que a criatividade e a inovação se tornam cada vez mais valorizadas, além de muitas vezes requisitadas. Sendo assim, surge o questionamento: como ser mais criativo e inovador?
Especialistas em psicopedagogia defendem que a criatividade e a inovação devem ser estimuladas desde o início do desenvolvimento infantil, ainda no começo da vida escolar. Partindo deste princípio, a escola Teia Multicultural, localizada na capital paulista, integra em sua metodologia pedagógica ferramentas do design thinking. Uma das iniciativas, é a criação de mapas mentais desde o 1° ano do ensino fundamental.
Os mapas mentais podem ser usados para auxiliar no aprendizado, para apresentar informações ou como uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento e organização de ideias.
Segundo Georgya Corrêa, idealizadora e diretora pedagógica da Teia Multicultural e diretora pedagógica da Asas Educação, “os mapas mentais são indicados pela neurociência porque são ótimos para sistematizar informações e consequentemente ajudar no processo de memorização”, explica. Desde 2017, a escola utiliza essa prática educacional inovadora no dia a dia dos alunos.
“Nosso processo contínuo de inovação funciona assim: investigamos algo novo, utilizamos como ferramenta de trabalho, testamos, nos aprofundamos, depois aplicamos alguns testes com determinadas turmas e, com o tempo, integramos a inovação à escola, até o ponto da nova prática se tornar parte de nossa proposta pedagógica” pontua Lucas de Briquez, diretor administrativo da Teia Multicultural e CEO da Asas Educação.