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São inúmeros os motivos para a sua escola implementar um projeto de leitura na Educação Infantil. Especialistas na área afirmam que essa iniciativa favorece o desenvolvimento da linguagem, impulsiona a criatividade, amplia o vocabulário e a descoberta do mundo imaginário, entre outros benefícios.

Mas, se nesta faixa etária as crianças ainda não estão alfabetizadas, como é possível desenvolver um projeto de leitura na Educação Infantil? Para Sandra Dedeschi, mestre em Psicologia Educacional e pedagoga do Programa Semente, a resposta para essa pergunta está no lúdico e na literatura infantil.

“No Programa Semente, no Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental usamos muitas histórias, criadas por nossos autores, utilizadas como sensibilizadores dos temas trabalhados nas aulas. Um benefício do trabalho com histórias é que a criança mantém certo distanciamento emocional das situações, pois não estão falando diretamente de suas emoções, o foco é o que sentem os personagens mesmo que possam pensar em si mesma”, explica.

Segundo a profissional, a literatura é um recurso de grande relevância para trabalhar com as emoções das crianças.

Dicas para implementar um projeto de leitura na Educação Infantil

Uma boa dica é estabelecer algumas etapas para colocar em prática o projeto de leitura na Educação Infantil. O primeiro passo pode ser explorar a capa do livro ou o título do texto com as crianças, com a intenção de levantar algumas ideias iniciais.

Depois, da leitura do livro e ou de uma contação de história, faça uma roda de conversa com os alunos para conversar sobre o que aconteceu com os personagens. “As perguntas devem ser planejadas antecipadamente de acordo com as intenções pedagógicas”, orienta Sandra Dedeschi, mestre em Psicologia Educacional e pedagoga do Programa Semente.

Para ampliar a discussão sobre o tema central da literatura, a profissional sugere planejar propostas variadas, que incluam desenhos, recorte e colagem, massinha e brincadeiras. Propor a criação de novo final para a história e confecção de fantoches também podem ser bem divertidos e educativos para fazer com as crianças.

Para complementar, Sandra indica alguns livros que podem ser a inspiração para iniciar o projeto de leitura em então, dar sequência didática para as crianças de 3 a 6 anos. São eles:

O livro ‘O monstro das cores’, de Anna Llenas

A obra fala de uma personagem que faz uma bagunça com suas emoções. A história pode oferecer caminhos interessantes para desenvolver o autoconhecimento das crianças.

‘Emocionário’, de Cristina Nunes Pereira e Rafael Valcárcel

O livro ajuda as crianças a reconhecerem as próprias emoções e oferece dicas sobre como lidar com elas.

`Fúlvio, o esquentado’, de Blandina Franco

Conta a história de um vulcão muito “esquentado”, cujas razões de tanto nervosismo parecem, à primeira vista, um mistério. É um convite para discutir a respeito da raiva.

‘Quando sinto medo’, de Trace Moroney

A obra apresenta alguns medos comuns entre as crianças e reforça que sentir medo pode ser bom e até atua como uma forma de proteção.

 

Colocando na prática um projeto de leitura na Educação Infantil

Para Luciana Bento, curadora de acervo da biblioteca Viva Camino da Camino School, a literatura é um dos principais recursos da Educação Infantil. “O primeiro passo para a formação leitora é proporcionar essa relação íntima e livre com os livros”, ressalta.

Segundo a profissional, os livros precisam ser explorados com liberdade e, sendo assim, um bom projeto de leitura para ser desenvolvido na educação infantil precisa permitir que as crianças tenham essa relação próxima com as obras, explorando as materialidades do livro-objeto.

Dessa forma, uma sugestão feita por Luciana é aproveitar o repertório das crianças sobre contos de fadas e os contos clássicos para apresentar releituras dessas histórias em livros que explorem suas materialidades.

“Texturas, diferentes tipos de diagramação e fontes dos textos, ilustrações que começam a narrar as histórias antes mesmo do miolo do livro e que continuam após o final, músicas relacionadas à narrativa, diferentes utilizações das cores e da volumetria das páginas”, exemplifica.

Na sequência, a curadora sugere conversar com as crianças para estabelecer conexões entre os repertórios que elas já tinham e as novas propostas apresentadas. “Um projeto que estimula a leitura do livro para além das palavras traz para as crianças pequenas um lugar de protagonismo na leitura que reforça seu lugar como leitora, que já existe independentemente da alfabetização”, explica.

Outra dica da profissional é para a escola ter disponível um acervo diversificado, que ofereça diferentes experiências de leitura para as crianças.  “Livros que fomentem o prazer de ler. Boas obras, obras que fujam do óbvio, que surpreendam. Essas são as obras que encantarão as crianças”, completa.

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