3 min de leitura

As brincadeiras com músicas podem ser uma boa estratégia para trabalhar as competências socioemocionais na educação infantil. Muitas vezes, a intencionalidade do educador na atividade e seu olhar atento com os alunos é o que vai determinar o sucesso desse processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Sandra Cristina de Carvalho Dedeschi, mestre em Psicologia Educacional, autora e assessora pedagógica da Semente Educação, as crianças pequenas não têm capacidade cognitiva para fazer grandes reflexões.

“Na educação infantil, a gente precisa valorizar o brincar, o autoconhecimento, o se conhecer, o relacionar-se com o outro. Isso é pura aprendizagem socioemocional”, pontua.

Por isso, Sandra acredita que é necessário que os professores tenham consciência de que, ao propor uma atividade, aquela ação também é uma oportunidade de impulsionar as competências socioemocionais na educação infantil.

“O professor precisa saber identificar, tanto no planejamento dele, na proposta que ele vai fazer e no momento que ele está executando, onde ali tem aprendizagem socioemocional”, destaca.

Dessa forma, a especialista acredita que a formação continuada dos professores é fundamental. “Não dá para eu ser a pedagoga que se formou lá em 1991 e estar parada nesse tempo”, afirma.

 

Atividade com música para desenvolver as competências socioemocionais na educação infantil

Explorar, experimentar e brincar. A educadora Sandra Cristina de Carvalho Dedeschi ressalta que a educação infantil precisa acontecer na prática, assim como as competências socioemocionais.

“Não dá para ser um livro com 20 páginas para falar de empatia. Crianças estão expostas o tempo todo às situações que podem promover aprendizagem socioemocional”, destaca.

E uma maneira para trabalhar a educação socioemocionais com as crianças pequenas é por meio da música. Para ilustrar, Sandra criou uma situação hipotética e mostrou como é possível trabalhar as competências socioemocionais na educação infantil.

• Com as crianças em roda, coloque uma música e trabalhe a expressão facial

• A música escolhida fala sobre “o trem da diversão”

• Convide as crianças a explorarem como as características do rosto da personagem da música, que demonstra estar alegre

• Agora, incentive os alunos a demonstrarem como ficaram ouvindo essa música. A tendência é que a maioria faça cara de alegre, feliz e entusiasmada

• Mas uma criança está com o rostinho bravo. Agora, é hora do professor ter o olhar atento e questionar: “Estou vendo que sua carinha é diferente da maioria dos colegas. Conta para mim essa carinha de bravo. Por quê?”

•Então, a criança explica que não gosta de música alta. Surge então, uma oportunidade para ouvir esse aluno e ajudá-lo a resolver o problema.

• O docente pode dizer: “se a música estava alta e incomodando, o que poderíamos ter feito?”. Essa é uma maneira de auxiliar as crianças a entenderem que, quando elas têm um problema, elas podem tentar resolver, sem dependem de um adulto.

 

Rico aprendizado

Por meio de uma brincadeira com música, Sandra Cristina de Carvalho Dedeschi mostra quantos pontos são possíveis trabalhar com foco na aprendizagem socioemocional.

“Provoquei que eles pensassem na personagem da música e depois neles mesmos. O primeiro grande tema da aprendizagem socioemocional é conhecer a si mesma. Preciso me conhecer, me respeitar para depois respeitar e conhecer o outro. Esse é o princípio da empatia”, completa.

 

Escolas Exponenciais recomenda

Educação emocional: 5 filmes para trabalhar as emoções com os alunos

Competências socioemocionais para o aluno do século 21