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Ao administrar uma escola, é fundamental compreender as leis e políticas educacionais que regem o sistema de ensino. Desde a legislação que estabelece os direitos e deveres dos estudantes e professores até as políticas que as escolas devem ficar atentas para se manterem informadas e atenderem aos requisitos legais e pedagógicos necessários para uma educação de qualidade.

Portanto, neste artigo vamos explorar os principais marcos legais e políticas educacionais utilizadas nas escolas brasileiras. Confira!

Constituição Federal de 1988 – Artigos 205 a 209: A Constituição Federal estabelece as bases para o sistema educacional brasileiro, garantindo o direito à educação como um dever do Estado e um direito de todos. Dessa forma, os artigos 205 a 209 destacam a importância da educação para o desenvolvimento do país e estabelecem princípios e diretrizes para a organização do ensino.

Novo Código Civil – Lei nº 10.406/02: Aborda diversos aspectos relacionados à vida em sociedade, incluindo as relações contratuais e a responsabilidade civil. No contexto de políticas educacionais, essa legislação é importante para regular questões como contratos de prestação de serviços educacionais. Além de responsabilidade civil da instituição e direitos e deveres dos alunos.

Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078/90: Essa lei estabelece normas de proteção e defesa do consumidor em geral, aplicáveis também aos serviços educacionais. Em síntese, ele garante que os alunos e seus responsáveis tenham seus direitos respeitados em relação à prestação do serviço educacional. Além disso, inclui informações claras sobre o contrato, qualidade do serviço oferecido e proteção contra práticas abusivas.

Lei das Anuidades Escolares – Lei nº 9.870/99: A Lei das Anuidades Escolares estabelece regras para a cobrança de taxas e mensalidades nas instituições de ensino. Buscando garantir a transparência e a justiça nas cobranças, ela define os critérios para a elaboração dos contratos de prestação de serviços educacionais.

Lei de Acesso à Informação (LAI): A LAI garante o acesso dos cidadãos às informações públicas produzidas ou custodiadas pelos órgãos públicos, incluindo as escolas públicas e privadas. Nesse sentido, as escolas devem cumprir as disposições da LAI, garantindo a transparência e a prestação de contas à sociedade.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): É a principal legislação educacional do Brasil. Estabelece as normas e princípios que regem a educação no país e que abrangem desde a organização do sistema de ensino até as políticas de financiamento e avaliação da educação. Portanto, as escolas devem estar atentas às diretrizes previstas na LDB.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Documento que estabelece os conteúdos mínimos que todos os estudantes brasileiros devem aprender em cada etapa da educação básica. As escolas devem alinhar, por conseguinte, seus currículos às competências e habilidades definidas na BNCC, garantindo uma formação integral e de qualidade para os alunos.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Esta política estabelece diretrizes e estratégias para a promoção da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema regular de ensino. Assim, as escolas devem adotar práticas inclusivas e garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todos os alunos.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): O ECA estabelece os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Isso inclui o direito à educação de qualidade e o direito à proteção integral. As escolas devem respeitar os princípios e diretrizes do ECA, nesse sentido, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.

Plano Nacional de Educação (PNE): O PNE é um documento que estabelece as metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no Brasil em um período de dez anos. Assim, as escolas devem acompanhar sua implementação e contribuir para a consecução das metas estabelecidas, visando a melhoria da qualidade da educação no país.

Checklist dos documentos que não podem faltar

Projeto Político-Pedagógico (PPP): Documento que define os objetivos, princípios e práticas pedagógicas de uma escola. Portanto, é elaborado de forma participativa pela comunidade escolar e serve como norteador das ações educativas da instituição.

Regimento escolar: Regulamenta a organização e o funcionamento da escola, estabelecendo normas para disciplina, avaliação, frequência dos alunos, entre outros aspectos.

Calendário escolar: Define o cronograma de atividades acadêmicas ao longo do ano letivo. Sejam datas de início e término das aulas, recessos, feriados, avaliações, além de outros eventos.

Currículo escolar: Documento que estabelece os conteúdos, objetivos e metodologias de ensino de cada disciplina ou área do conhecimento, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e as especificidades locais.

Atas de reuniões pedagógicas: Documentos que registram as discussões e decisões tomadas nas reuniões entre professores, gestores e demais membros da comunidade escolar, contribuindo para o planejamento e a avaliação das práticas educativas.

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