2 min de leitura

 Uma instituição de ensino acolhedora e contemporânea. É assim que os gestores denominam a Escola Monteiro, localizada em São Paulo. Com cerca de 300 estudantes, o colégio tem como prioridade o acolhimento emocional dos alunos.

Mas nem sempre esse foi o objetivo principal da escola. Antes mesmo do surgimento da pandemia da Covid-19, o diretor geral Renato Carramenha conta que o foco era fortalecer o pedagógico da instituição, implementando um sistema de ensino forte.

E a escola atingiu seu objetivo. Os alunos começaram a ganhar diversas Olimpíadas do Conhecimento e a instituição passou a se destacar, cada vez mais, da concorrência na região da Villa Saúde, onde está situada.

Entretanto, com uma alta demanda nos estudos, Carramenha afirma que a saúde emocional das crianças e dos adolescentes começou a ser prejudicada.

 

“A escola ficou reconhecida como a escola mais forte da região, mas sugou demais da parte emocional dos alunos”, destaca.

Foi, então, que os gestores resolveram focar no acolhimento emocional dos alunos. “Montamos um processo socioemocional e invertemos a curva. Se for necessário, paramos a aula de matemática e de português, por exemplo, e resolvemos a questão socioemocional”, ressalta.

Neste processo em se tornar uma escola cada vez mais acolhedora, a instituição também busca estar constantemente próxima das famílias.

“Ao perceber alguma mudança no comportamento, a solução foi chamar a família para dentro da escola e perguntar o que está acontecendo”, destaca.

E o cuidado em impulsionar o acolhimento emocional dos alunos ocorre desde o berçário. “Utilizamos ferramentas contemporâneas dentro da escola e aplicamos a abordagem Reggio Emilia, pois as crianças evoluem mais quando elas são autoras do descobrimento delas. Temos aulas no parque, na brinquedoteca, com recursos naturais, como caixas de areia, e usamos espelhos para elas observarem de outros ângulos a si mesmo de outras formas”, explica Beatriz Carramenha, diretora de inovação da Escola Monteiro.

 

Programa “Conversa com Escolas”

“Conversa com Escolas” é uma iniciativa do Escolas Exponenciais que busca ouvir as melhores práticas e os principais desafios das instituições de ensino privado do País.

Foi durante um bate-papo, previamente agendado, que os gestores da Escola Monteiro contaram sobre a importância que o acolhimento emocional dos alunos tem para a instituição de ensino.

Conheça agora outra iniciativa inovadora da instituição de ensino: Escola amplia grade curricular e inova nas aulas do contraturno.