Currículo escolar é tema de minicurso da Universidade de São Paulo
Nesta quinta-feira (9), às 19h, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP (Universidade de São Paulo) vai promover o minicurso “Da Distância entre Ensino e Realidade: Permanência Histórica”, ministrado pelo titular da Cátedra, Naomar de Almeida Filho, ao lado dos professores Ana Paula Magalhães e Daniel Puig. O evento integra o ciclo Educação Básica: Práticas e Didáticas, e será transmitido pelo canal da cátedra no YouTube. Não é necessário fazer inscrição.
O curso se debruçará sobre uma perspectiva histórica da construção do currículo de ensino, a partir de um olhar crítico para a diferença entre a ideia proposta e a realidade cotidiana. Serão apresentados aspectos históricos, partindo da análise da implementação das escolas na Inglaterra entre os séculos 18 e 19 – contexto da Revolução Industrial –, quando o educador inglês Ivor Goodson (1943) deparou-se com um sistema que tendia a estabelecer necessidades diferenciadas conforme a classe social; além de debater as contribuições do estadunidense John Dewey (1859-1952), que justificou a implementação do currículo como um caminho para uma escola democrática.
Porém, os palestrantes acreditam que as decisões do mundo ocidental levaram ao aprofundamento das diferenças sociais na escola e ao distanciamento dos estudantes das habilidades e conhecimentos do mundo real. “Na tentativa de recriar as disciplinas universitárias, os currículos em geral foram implementados a partir de bases teóricas, sem a conexão com os elementos da natureza e da sociedade – indispensável para a atribuição de significado aos conteúdos”, argumentam.